19 maio 2014

Chutney de maçãs

Chutney de Maçãs



Seria hoje mais uma segunda feira comum não fosse por um fato que logo cedo chamou-me a atenção. Foi uma mensagem que o mini chef Biel Baum deixou em uma rede social como solidariedade e apoio a uma chef que infelizmente teve que fechar as portas de seu restaurante. 

Mensagem de uma clareza tão pouco vista nesses momentos doidos, que pessoas mais criticam do que se propõem a mudar algo que não lhes satisfaz. Lucidez e bom senso vindos de um menino de apenas 12 anos, que já deu de cara uma lição de vida convocando uma espécie de união de esforços para continuar o sonho dos criativos que não podem deixar que esse mundo os sufoque. Uma pessoa "fina de alma" que faz desde cedo um trabalho incrível de divulgação da alimentação consciente.


Alimentei-me logo cedinho no dia de hoje desse frescor de positividade. Uma enorme lição de vida! Um exercício que me fez pensar qual é o sentimento cuja falta seria a maior opressão que um ser humano poderia sofrer. Pensei primeiro na supressão da sua liberdade, mas logo percebi que até essa é menos pior do que a falta de esperança.

Falo sempre que alimento é um termo mais amplo do que apenas saciar a fome do nosso corpo denso. Sou grata a alguém que alimentou-me - sem saber - de vida!

Bem, a receita de hoje é de um Chutney de Maçãs, acompanhamento de origem indiana, em geral feito com frutas, e que mistura os paladares agridoce e picante. Esse aqui ainda tem uma crocância extra para dar um sabor mais especial. Essa receita veio mais uma vez do livro "Cozinhando para Amigos", de Heloisa Bacellar, fonte de várias aqui do Caldeirão. Recomendo.

Chutney de Maçãs

Chutney de Maçãs

Ingredientes
4 maçãs grandes e ácidas, descascadas, descaroçadas e cortadas em cubinhos
1 cebola pequena cortada em cubinhos - usei roxa
1/3 xícara (chá) de vinagre de maçã
2 colheres (chá) de raspas de limão
2 colheres (chá) de raspas de laranja
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de gengibre em pó - usei gengibre fresco ralado finamente
2 pitadas de cravo da índia em pó
1 pau de canela em rama
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/3 xícara (chá) de castanhas do Pará picadas (a receita original pedia nozes)

Chutney de Maçãs




Preparo
Coloque em uma panela média e de fundo grosso as maçãs, a cebola, o vinagre e as especiarias (exceção do açúcar mascavo e castanhas). Leve ao fogo médio-alto até aquecer tudo (mais ou menos 15 minutos), mexendo eventualmente. 

Chutney de Maçãs

Acrescente o açúcar mascavo e deixe cozinhando em fogo médio-baixo até amolecer as maçãs, também mexendo para não grudar no fundo. Acrescente as castanhas, cozinhe por mais 1 minuto e desligue o fogo.

Coloque em potes esterilizados e com tampa. Guarde em geladeira por até 3 semanas.
Bom apetite!

5 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Parabéns pelo blog!!! Acabei de conhecer, e pretendo acompanhar seus ensinamentos culinários e sobre a vida... hoje ao ler seu "post" tive um pouquinho mais de esperança... a qual já estava minando aos poucos... obrigada!!!! Que Deus a abençoe sempre... boa sorte!!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. uau!!! que delícia essa receita hein? que bom que te inspirei. Estamos juntos! abraço do seu novo amigo Biel Baum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to no email da minha mae agora!

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!