07 abril 2014

Pão integral com gérmen de trigo

Pão integral com gérmen de trigo

Chato ser repetitiva e perdoem-me os que já conhecem essa estória, mas gostaria de falar aos que acabaram de encontrar o Caldeirão que comecei a fazer pães quando passei a seguir a dieta vegetariana, isso lá quando tinha 15 anos de idade, e então iniciei a busca por complementos saudáveis para minha alimentação.

Fazia junto com minha mãe e usávamos uma receita base coringa que a cada vez modificávamos algo até nos dar por satisfeitas. Bem, mais de 35 anos após, ainda estou eu fazendo pães com a mesma curiosidade e sem a falsa humildade em constatar que quanto mais aprendo, menos sei. 

Seguramente a arte de fazer pães é uma jornada de aprendizado constante. Não há como não me surpreender a cada receita, com a diversidade de cada pão nas mais diferentes culturas ou modo de fazer. Alguns dos meus paradigmas foram totalmente quebrados quando encontrei receitas que, por exemplo, colocavam parte do levedo na geladeira de um dia para o outro, ou quando não havia ativação do fermento com açúcares ou melados, e sim com sal. Fico grata a cada experiência que à princípio tenha me causado estranheza e muitas dúvidas. 


Nessa trajetória do Caldeirão tenho por uma das metas reproduzir tantas quanto forem as receitas de pão que me causarem curiosidade ou que ache interessante de alguma maneira. Ainda faltam muitas por fazer, pois acredito que o pão é um alimento sagrado presente nas mesas de todos os povos do planeta. Ainda que com variantes, basicamente junta-se farinha, água e levedo e acontece um milagre, "o milagre do pão", já dizia a música.

Essa receita veio à mim por um acaso. Estava passeando por um dos blogs que mais admiro, o Technicolor Kitchen quando vi no rodapé da receita que estava lendo a sugestão dessa. Adaptei a aveia para o gérmen de trigo somente porque tinha em casa e queria usá-lo, nada mais. Também mudei o modo de fazer porque minha batedeira não dá conta de fazer massa de pão, não é daquela marca sonho de consumo que povoa o sonho de todas as pessoas que adoram baking

Bom, o pão é úmido e macio, apesar de denso. Uma fatia já sacia a fome, apesar que é gostoso o bastante para querer repetir. Opção saudável e gostosa, melhor impossível!


Pão integral com gérmen de trigo


Pão integral com gérmen de trigo
(fôrma retangular tipo para bolo inglês de 27 x 11 x 6 cm)

receita original DAQUI

Ingredientes
>levedo
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo ou mel
1 pacote (10 g) de fermento biológico seco ou 1 tablete (15 g) de fermento biológico fresco
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo branca (70 g)
1/2 xícara (chá) de água morna - confortável ao toque do dedo (120 ml)
>pão
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral (350 g)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo branca (210 g)
1 xícara (chá) de gérmen de trigo (115 g)
60 g de manteiga sem sal derretida e esfriada
1 colher (sopa) de sal
1 e 1/2 xícara (chá) de água morna - confortável ao toque (360 ml)
>para pincelar
aveia em flocos
leite 
açúcar mascavo


Pão integral com gérmen de trigo

Preparo
>levedo
Dissolva o fermento no açúcar (se estiver usando o fresco, até virar um creme), junte a farinha e a água. Aguarde fazer pequenas bolhas se estiver usando o fermento seco (mais ou menos 5 minutos) ou até levedar se estiver usando o fermento fresco (mais ou menos 20 minutos).

>pão
Em um recipiente grande, coloque as farinhas, o gérmen de trigo, a manteiga derretida e esfriada e o levedo. Misture com uma colher e vá juntando a água morna (não pode ser muito quente ou prejudica a ação do fermento). Quando misturar tudo, enfarinhe a bancada com a farinha branca, despeje e trabalhe a massa. Se estiver muito grudenta, salpique mais farinha, mas sempre aos poucos. Abra a massa e salpique o sal. Sove a massa por no mínimo 10 minutos.

Dica: para sovar sem acrescentar muita farinha, unte a palma das mãos com um pouco de óleo. 

Pão integral com gérmen de trigo

Após a sova, forme uma bola com a massa e coloque-a em um recipiente untado com óleo. Cubra com pano limpo e seco e deixe crescer até dobrar de volume em lugar quente e sem ventilação (dentro do forno apagado é um bom lugar).

Após crescer, retire a massa do recipiente e coloque dentro da fôrma untada e enfarinhada. Se quiser, pode moldar o pão sem colocar na fôrma. Cubra novamente com o pano limpo e seco e deixe sobre o fogão para crescer novamente. Pincele a superfície do pão com o leite, salpique os flocos de aveia e o açúcar mascavo.

Preaqueça o forno a 220 graus. Cuidadosamente coloque o pão já crescido pela segunda vez dentro do forno. Asse na temperatura de 220 graus por 10 minutos. Após esse tempo, abaixe para 200 graus e asse até a superfície ficar dourada e ao bater no pão saia um som oco. Depois que isso acontecer, aumente para 240 graus e asse por mais 5 minutos para ficar dourado.

Retire do forno, aguarde esfriar uns 5 minutos e desenforme o pão, deixando esfriar de preferência sobre uma gradinha para a base não ficar úmida.

Bom apetite!

4 comentários :

  1. Ótima estória! Ótima receita!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. o pão ficou bem pesado úmido por dentro da a impressão de estar crú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter ficado cru mesmo. Tem que assar devidamente para ficar bom.

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!