04 abril 2014

Sorvete de "Torta de Maçã"

Sorvete de "Torta de Maçã"


Coisa doida que é o mundo de hoje. Tanta informação com tão fácil alcance que as gerações atuais nem imaginam o que tínhamos que fazer para obter qualquer ajuda bibliográfica para um trabalho de escola, por exemplo.

Imagina que por vezes minha filha reclama "Aff, nesse Google não tem nada!!" É pra rir - pelo menos para essa mãe aqui que foi criança nos anos 1960 - né? 

Hoje em dia todo mundo tem receio de dar uma informação que não tenha muita certeza. Tudo ficou fácil de checar na internet via nossos smartphones. Aliás, telefonar quase que virou coisa de gente antiga. Salvo por questões de trabalho, na minha vida pessoal acho que só com minha mãe ainda tenho o hábito de falar ao telefone.

Mas adoro essa interconectividade, a possibilidade de estar em contato com publicações, informação, textos e opiniões. Enriquece o nosso repertório.

Veja a receita de hoje. Encontrei esse sorvete em um blog e claro, aproveitei para fazê-lo porque, apesar de estarmos no outono, o frio ainda não chegou de fato e além disso o sabor dele não é exatamente refrescante. Seria um sorvete meia-estação. Torta de maçã normalmente combina com chazinho, cobertor, dias frios e até quem sabe com aquela chuvinha que só nos anima a ficar mesmo em casa.

Fiquei curiosa em provar desse sorvete, porque não precisa usar sorveteira, igual a esse que já postei AQUI. Havia a questão do biscoito Graham Cracker que não é normalmente vendido no Brasil. Problema contornado, fiz eu mesma  ESSES AQUI e bingo, acabou sendo uma daquelas receitas/descoberta para entrar para as minhas habituais. 

A questão é que apenas captei a ideia do sorvete de "Torta de Maçã" pois não segui a receita à risca, como poderão constatar visitando o blog de origem. Os biscoitos caseiros ficaram amanteigados o suficiente que, para mim, dispensaram a adição de manteiga extra sugerida na receita do blog. Também modifiquei o sabor das maçãs (de novo não coloquei a manteiga) e acrescentei o ácido do limão. Bingo! Como a massa do sorvete e os biscoitos já são doces, a harmonia do sabor azedinho ficou perfeita.

Para quem não estiver com disposição para fazer os Graham Crackers em casa, pode substituir pelos biscoitos industrializados de aveia e mel. Não são iguais, mas o sabor é parecido.

Durou pouco, razão do grande sucesso desse sorvete em casa. Recomendo muito essa receita.

Em tempo: só para sentir o drama da vida de blogueiro, como se não bastasse a dificuldade de fazer fotos boas de sorvete de verdade, sem aqueles truques profissionais, montei a produção ao ar livre e adivinhem, começou a chover. Tive que correr mais ainda e as fotos não ficaram à altura do sorvete.


Sorvete de "Torta de Maçã"


Sorvete de "Torta de Maçã"

Sorvete de "Torta de Maçã"
(rendimento 1,1 litro aproximadamente)

ideia da receita adaptada DAQUI

Ingredientes
>sorvete
1 garrafinha com 500 g de creme de leite fresco - 35% de gordura
1 lata de leite condensado GELADA
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 paus de canela
>biscoitos
6 unidades de biscoitos Graham Crackers caseiros picados grosseiramente ou 12 unidades de biscoitos tipo aveia e mel industrializados
~ receita dos biscoitos AQUI
>doce de maçã
1 maçã tipo Gala grande ou 2 menores
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
suco de 1/2 limão galego - ou a gosto

Sorvete de "Torta de Maçã"

Preparo
>sorvete
Usando a batedeira elétrica em velocidade média, bata o creme de leite até encorpar e chegar ao ponto de picos firmes, porém antes do ponto de chantilly. Ainda batendo, vá adicionando o leite condensado gelado e a baunilha. Quando terminar, desligue e coloque em um pote com os paus de canela mergulhados no creme para perfumar o sorvete. Tampe e leve ao freezer por 2 horas.

>doce de maçã
Descasque, descaroce e pique a maçã em pedaços pequenos. Coloque em uma panela de fundo grosso junto com o açúcar, a canela e o suco de limão. Deixe em fogo médio até a maçã cozinhar e secar o suco do limão. Aguarde esfriar totalmente.

Sorvete de "Torta de Maçã"

>montagem do sorvete
Após as 2 horas de refrigeração do sorvete, junte à massa os biscoitos picados e o doce de maçã. Misture até homogeneizar. 

Leve novamente ao freezer e aguarde virar sorvete, que deve ocorrer em aproximadamente umas 5 horas.

Na hora de servir pode salpicar mais um pouco dos biscoitos esfarelados como cobertura.

Gostaram? Bom apetite!



6 comentários :

  1. Adorei :) Deve ser delicioso! E as fotos valeram bem a pena a chuva. Ficaram óptimas

    ResponderExcluir
  2. Uau, até consigo imaginar esse sabor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que bom aspecto! Posso provar? :)

    ResponderExcluir
  4. Sandra, apenas necessito desse sorvete! Vi o link hoje no Facebook e corri para ver, tinha deixado essa maravilha passar... torcendo por uma centelha de calor, aí esse sorvete vai pro freezer! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Farei hoje mesmo!! Você tem alguma receita usando a sorveteira ?

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!