08 abril 2014

Vegetais caramelados ou "fast food à moda do Caldeirão"

Vegetais caramelados


Meus queridos leitores, qual o seu conceito de fast food? Vou citar algumas das definições mais conhecidas. É aquela comida feita como se fosse linha de produção de fábrica vendida nas lanchonetes na qual você tem a sensação de que o "palhaço" é você? Ou aquela que vende na seção dos congelados nos supermercados que você consome em nome da "praticidade" e prefere nem fazer a conta de quanto tem de agregados indesejáveis X valores nutricionais?

Fast food para mim é outra pegada. Pode até ser fast (rápida), mas ainda assim tem que ser food (comida). Comida de verdade feita de maneira rápida e prática. Difícil? Não, não é!

Hoje trago uma fast food à moda do Caldeirão. Comida de preguiçoso, com perdão da expressão. Não dá trabalho fazer e você tem em seu prato uma gama de nutrientes, vitaminas, sabor e prazer de comer bem. 

A variedade dos vegetais utilizados pode ser de acordo com o gosto do freguês. Use o que estiver à disposição na sua geladeira, afinal, estamos falando de praticidade. Pique tudo, tempere e deixe o seu forno ser o seu cozinheiro. Após alguns minutos, os quais você pode ter acabado de chegar em casa, iniciar o seu preparo, ter ido tomar um banho para relaxar e voilá, refeição saída como de um check out do drive-thru. Tudo isso sem sair de casa e, detalhe, comendo muito bem.




Vegetais caramelados


Vegetais caramelados
(acompanhamento para 4 pessoas)

Ingredientes
6 batatas bolinhas com casca, bem lavadas e cortadas ao meio
1 cenoura grande descascada e picada na diagonal em fatias médias
1/2 repolho roxo de tamanho médio cortado em pedaços grandes
1 cebola roxa grande cortada em 4 partes e cada pedaço dividido ao meio
1 pimentão vermelho tamanho médio cortado em tiras médias
1 abobrinha italiana com casca cortada em cubos médios
4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
sal
azeite
pimenta do reino moída na hora
2 folhas de louro - de preferência frescas
salsa e cebolinha picadas para finalizar


Vegetais caramelados



Preparo
Preaqueça o forno a 200 graus Celsius.

Disponha os vegetais em um refratário. Tempere com sal, vinagre balsâmico, açúcar mascavo e a pimenta do reino (se gostar). Espalhe uniformemente e coloque as folhas de louro. Regue com azeite e misture com as mãos para envolver todos os pedaços. Cubra com papel alumínio (parte mais brilhante voltada para os vegetais) e leve ao forno por 10 minutos. Retire o papel e deixe por mais 10 a 15 minutos ou até que fiquem assados porém tenros e adquiram um caramelado na superfície.

Retire do forno, salpique a salsinha e cebolinha picadas e regue com mais um fio de azeite para dar um brilho. Sirva à seguir.

Nota: o ponto e o tempo de assar vai depender de cada forno e do gosto de cada um, por isso use o bom senso.

Bom apetite!


Um comentário :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!