11 abril 2014

Bolo integral de coco

Bolo integral de coco


Senhoras e senhores, hoje teremos um embate aqui no Caldeirão. Será entre a RECEITA DA DONNA HAY x DONA REIS RECEIOS. Desculpem-me, não resisti a fazer essa piadinha com meu sobrenome.

Seguinte. Encontrei uma receita de bolo que me encheu os olhos. Levava farinha integral e coco, muito coco, do jeito que amo de paixão. Aí começaram os questionamentos e os impasses. Exclui o açúcar de coco porque achei caro e não é um ingrediente que imaginava ser assim tão fundamental. Certo que deve ser mais saudável, mas para uma pessoa como eu que mora em uma cidade poluída e respira esse ar todos os dias, achei um preciosismo desnecessário. Mas esse nem era propriamente um receio.


Costumo ler algumas vezes a receita que vou fazer para me inspirar. Coisa minha. Aí veio outra dúvida. O bolo levava 100% de farinha integral. Não vou questionar a receita de uma pessoa do naipe de uma Donna Hay, nem tampouco desmerecer a imagem lindíssima do bolo postado no blog o qual a receita estava primorosamente executada. A questão mesmo foi que sempre li e ouvi e assisti a receitas que colocam uma porcentagem de farinha branca para dar um pouco mais de leveza à farinha integral. Se essa era uma "regrinha" para pães, que dirá para bolos, minha conclusão. Esse receio não consegui vencer, fiquei apegada aos meus conceitos. 

O coco ralado na massa que suprimi da receita original foi a "falha nossa" de achar que tinha um pacote em casa e não tinha. Preguiça de sair para comprar. Por fim achei conveniente usar a garrafinha inteira de leite de coco, uma para não sobrar um pouquinho e acabar estragando na geladeira. Outra foi para compensar a falta do açúcar de coco e do coco ralado. Ah, e ainda dei uma mudadinha da execução. Imaginei que adicionar os ovos, primeiramente as gemas e no fim as claras em neve iam dar uma fofura extra à massa.

Não sei a receita original, mas essa ficou muito, mas muito gostosa mesmo. Para mim tirou a impressão que bolo de farinha integral é mais pesado na consistência. Esse ficou macio, fofo e aerado. O gostinho do coco também se pronunciou bem, acho que além dessa conta passaria do ponto, até para mim que sou "cocolatra".

Se quiser fazer um bolo muito gostoso e bem diferente, então essa é sua chance. Recomendo muito!


Bolo integral de coco

Bolo integral de coco
(fôrma de furo central com 25 cm de diâmetro)

receita adaptada DAQUI

Ingredientes
125 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente - ponto de pomada
125 g de açúcar branco (ou açúcar de coco)
125 g de açúcar mascavo
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
4 ovos em temperatura ambiente - claras e gemas separadas
150 g de farinha de trigo branca
150 g de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de fermento químico - para bolos
200 ml de leite de coco (1 garrafinha)
100 ml de leite


Bolo integral de coco


Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma fôrma de furo central.

Usando uma batedeira elétrica, bata as claras com uma pitadinha de sal até o ponto de neve. Reserve.

Junte as farinhas e o fermento em uma tigela. Junte o leite de coco e o leite em outra tigela. Reserve ambos.

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar comum, o mascavo e a baunilha até virar um creme fofo. Ainda batendo, acrescente as gemas uma a uma. Quando incorporar, adicione as farinhas e os leites, intervalando os dois (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). Desligue a batedeira e junte as claras em neve, misturando delicadamente em movimentos de baixo para cima.

Despeje a massa na fôrma e leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolo esse saia seco. Aguarde quase esfriar totalmente para desenformar.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!

5 comentários :

  1. Huuuuuummmmmm... Delicia!!!
    Vamos apertar o "stop" da correria do dia a dia e acionar o "play" na diversão e descanso... Tenha um Bom Fim de Semana :0)
    Beijos Márcia (Rio de janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.com.br

    ResponderExcluir
  2. Deve mesmo ter ficado muito gostoso. Tem aquele aspecto de bolo para acompanhar um chá fumegante... hummm

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Sandra!
    Fiz esse bolo e realmente, ele fica magnífico.
    Vou até postá-lo no meu site mas dando os devidos créditos a você!

    Obrigada por trazer receitas tão maravilhosas!

    Beijos, e quando der, passa lá na minha cozinha! (www.cozinhadaro.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra. Usei recentemente o coco em flocos batido com água para fazer o leite de coco. O "farelo" de coco que sobra após coar, pode-se acrescentar à massa. A gordura do côco dispensa a manteiga. Acrescentei apenas um pouco de óleo de coco. Ah, também não acrescentei leite pois a água para bater os flocos foi suficiente. Deu certo o teste!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!