Senhoras e senhores, hoje teremos um embate aqui no Caldeirão. Será entre a RECEITA DA DONNA HAY x DONA REIS RECEIOS. Desculpem-me, não resisti a fazer essa piadinha com meu sobrenome.
Seguinte. Encontrei uma receita de bolo que me encheu os olhos. Levava farinha integral e coco, muito coco, do jeito que amo de paixão. Aí começaram os questionamentos e os impasses. Exclui o açúcar de coco porque achei caro e não é um ingrediente que imaginava ser assim tão fundamental. Certo que deve ser mais saudável, mas para uma pessoa como eu que mora em uma cidade poluída e respira esse ar todos os dias, achei um preciosismo desnecessário. Mas esse nem era propriamente um receio.
Costumo ler algumas vezes a receita que vou fazer para me inspirar. Coisa minha. Aí veio outra dúvida. O bolo levava 100% de farinha integral. Não vou questionar a receita de uma pessoa do naipe de uma Donna Hay, nem tampouco desmerecer a imagem lindíssima do bolo postado no blog o qual a receita estava primorosamente executada. A questão mesmo foi que sempre li e ouvi e assisti a receitas que colocam uma porcentagem de farinha branca para dar um pouco mais de leveza à farinha integral. Se essa era uma "regrinha" para pães, que dirá para bolos, minha conclusão. Esse receio não consegui vencer, fiquei apegada aos meus conceitos.
O coco ralado na massa que suprimi da receita original foi a "falha nossa" de achar que tinha um pacote em casa e não tinha. Preguiça de sair para comprar. Por fim achei conveniente usar a garrafinha inteira de leite de coco, uma para não sobrar um pouquinho e acabar estragando na geladeira. Outra foi para compensar a falta do açúcar de coco e do coco ralado. Ah, e ainda dei uma mudadinha da execução. Imaginei que adicionar os ovos, primeiramente as gemas e no fim as claras em neve iam dar uma fofura extra à massa.
Não sei a receita original, mas essa ficou muito, mas muito gostosa mesmo. Para mim tirou a impressão que bolo de farinha integral é mais pesado na consistência. Esse ficou macio, fofo e aerado. O gostinho do coco também se pronunciou bem, acho que além dessa conta passaria do ponto, até para mim que sou "cocolatra".
Se quiser fazer um bolo muito gostoso e bem diferente, então essa é sua chance. Recomendo muito!
Bolo integral de coco
(fôrma de furo central com 25 cm de diâmetro)
receita adaptada DAQUI
Ingredientes
125 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente - ponto de pomada
125 g de açúcar branco (ou açúcar de coco)
125 g de açúcar mascavo
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
4 ovos em temperatura ambiente - claras e gemas separadas
150 g de farinha de trigo branca
150 g de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de fermento químico - para bolos
200 ml de leite de coco (1 garrafinha)
100 ml de leite
Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma fôrma de furo central.
Usando uma batedeira elétrica, bata as claras com uma pitadinha de sal até o ponto de neve. Reserve.
Junte as farinhas e o fermento em uma tigela. Junte o leite de coco e o leite em outra tigela. Reserve ambos.
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar comum, o mascavo e a baunilha até virar um creme fofo. Ainda batendo, acrescente as gemas uma a uma. Quando incorporar, adicione as farinhas e os leites, intervalando os dois (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). Desligue a batedeira e junte as claras em neve, misturando delicadamente em movimentos de baixo para cima.
Despeje a massa na fôrma e leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolo esse saia seco. Aguarde quase esfriar totalmente para desenformar.
Espero que tenham gostado. Bom apetite!
ficou fantástico!
ResponderExcluirHuuuuuummmmmm... Delicia!!!
ResponderExcluirVamos apertar o "stop" da correria do dia a dia e acionar o "play" na diversão e descanso... Tenha um Bom Fim de Semana :0)
Beijos Márcia (Rio de janeiro - Brasil)
http://decolherpracolher.com.br
Deve mesmo ter ficado muito gostoso. Tem aquele aspecto de bolo para acompanhar um chá fumegante... hummm
ResponderExcluirBom dia Sandra!
ResponderExcluirFiz esse bolo e realmente, ele fica magnífico.
Vou até postá-lo no meu site mas dando os devidos créditos a você!
Obrigada por trazer receitas tão maravilhosas!
Beijos, e quando der, passa lá na minha cozinha! (www.cozinhadaro.com.br)
Oi Sandra. Usei recentemente o coco em flocos batido com água para fazer o leite de coco. O "farelo" de coco que sobra após coar, pode-se acrescentar à massa. A gordura do côco dispensa a manteiga. Acrescentei apenas um pouco de óleo de coco. Ah, também não acrescentei leite pois a água para bater os flocos foi suficiente. Deu certo o teste!
ResponderExcluir