21 março 2014

Salame de chocolate especial

Salame de chocolate especial


Está chegando a época do ano mais ansiosamente esperada pelos chocólatras: a Páscoa!

Não que quem realmente é devoto do santo chocolate precise arrumar alguma desculpa para expressar assim sua gula seu amor por essa maravilha em forma de doce. Mas é que aparecem tantas opções, ou receitas ou apelos de marketing para comer chocolate que fica quase impossível resistir.

Imagino - tomando por base eu mesma - que muitos chocólatras que irão iniciar algum tipo de dieta aguardam terminar a Páscoa para então entrar no projeto "fechar a boca". Estou errada?

Pois bem, quem tem acompanhado o Caldeirão ultimamente deve ter notado que ele anda comportado, sem tantas receitas com a tag "culpa". Mas uma estripulia ou outra de vez em quando não conta e, bem, vida sem doce não é tão saborosa. De todos os doces, para mim o chocolate e receitas com ele alcançam as primeiras posições no ranking dos queridinhos.

Essa receita veio de um livro que recomendo muitíssimo, o irresistível "Loucuras de Chocolate", da nossa querida amiga Simone Izumi, chocolatier famosa e também autora do blog Chocolatria. Mais uma receita deliciosa, mais uma para a minha coleção das que já falei nessa postagem.

Considere que, com uma embalagem personalizada e charmosa, esse salaminho pode ser uma opção bem bacana para presentear na Páscoa.

Salame de chocolate especial


Salame de chocolate especial

Salame de chocolate especial
(1 unidade maior ou 2 pequenas, conforme preferir)

Ingredientes
1 lata (395 g) de leite condensado
100 g (1/2 caixinha da embalagem longa vida) de creme de leite 
30 g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de chocolate em pó - não use achocolatado
1 colher (sopa) de cacau em pó
150 g de bolachas maisena (digestivas) picadas grosseiramente
45 g de chocolate branco picado
chocolate em pó para polvilhar


Salame de chocolate especial

Preparo
Coloque em uma panela de fundo grosso o leite condensado, o creme de leite, a manteiga, o chocolate e o cacau em pó. Leve ao fogo alto, mexendo até mistura começar a ferver. Abaixe para fogo médio e continue mexendo até obter uma consistência em que a massa desprenda do fundo da panela, cuidando sempre para não grudar e queimar as bordas.

Quando atingir o ponto, desligue o fogo e acrescente a bolacha picada. Misture e aguarde esfriar totalmente. Junte agora o chocolate branco picado, mais uma vez misture até os pedacinhos ficarem distribuídos por igual na massa.

Despeje essa mistura em um pedaço de papel alumínio ou celofane untado com uma leve camada de manteiga. Unte também suas mãos e modele uma espécie de rolo comprido. Limpe as mãos e enrole o papel. Torça as duas pontas para fechar o rolo. Modele rolando na bancada para adquirir o formato redondo.

Leve à geladeira até endurecer (no mínimo 1 hora). Retire o papel alumínio ou celofane e pulverize chocolate em pó por toda a superfície do salaminho. 

Embale com filme plástico e leve à geladeira até quando for servir, cortando em fatias como se fosse salame. Se optar por embalar para presente, depois que embalar como filme plástico faça uma personalização com papel rústico e barbante, por exemplo, como se fosse um salame de verdade.

Salame de chocolate especial

Espero que tenham gostado!

3 comentários :

  1. Só digo uma coisa: meodeos! Esse ainda não fiz, mas está na minha lista! As fotos estão impecáveis! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Estão perfeitos. Vou testar , fiz uma receita mas não ficou legal.

    ResponderExcluir
  3. Vc tem toda razão... a páscoa e o chocolate, o chocolate e a páscoa... são tantos os apelos que fica impossível resistir à tanta doçura! kkkk Na páscoa improvisei uma Palha Italiana, que é bem parecida com essa receita, porem não tão charmosa! Vou testar esse salame, com certeza! Amei!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!