13 março 2014

Quibe de berinjela recheado e assado

Quibe de berinjela recheado e assado


Curioso como vamos mudando de comportamento desde a criação de um blog. De início a proposta do Caldeirão era compartilhar as receitas do nosso cotidiano, não cozinhava "para o blog" apenas compartilhava o que fazia habitualmente.

Porém, passados mais de 3 anos e mais de 700 postagens, a coisa muda um pouco de figura. Haja repertório para atualizar quase que diariamente e trazer novidades para os leitores que passam por aqui. Sim, o blog passou a ser mais um comensal da casa, e esse rapazinho está se tornando mais e mais exigente, assim como o restante da família. Haja bruxaria e haja novidade para não repetir receitas, não só do Caldeirão, mas principalmente das opções da blogosfera como um todo. 

A questão torna-se mais complexa ainda quando me pedem "Sandra, você faz aquela torta de limão que eu adoro?" ou "sabe aquele quibe de berinjela que ficou delicioso, você podia fazer hoje para o almoço?" e coisas do tipo. Penso, afff, já postei no blog, por que não fazer algo novo? E novamente vem a pressão para atender ao pedido. 

Pensando um pouco, repetir uma receita do comecinho do blog - às vezes não tão tal e qual - que já está postada pode até ter suas vantagens. Em geral, como já tanto falei, as fotos eram bem piores que as de hoje, então ainda que fosse só por esse motivo já valeria a pena, "reformar" a postagem. Aí entra a outra questão, a de deixar a postagem antiga como registro. Dilemas, dilemas e bláblá.

Bem, quibe de berinjela assado já foi cardápio aqui do Caldeirão. Voltou, sim, um bocadinho diferente. Por que postar novamente? Porque é muito saboroso, mais barato que o de carne, mais levinho e fez um sucesso enorme com o meu eleitorado. Faça e veja se o seu aprova também.



Quibe de berinjela recheado e assado

Quibe de berinjela recheado e assado
(para 4 pessoas)

Ingredientes
>massa do quibe
1 xícara (chá) de trigo para quibe
3 xícaras (chá) de água - para hidratar o quibe
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho batidinhos
1 berinjela média picada em cubos pequenos
1 punhado de salsa picadinha
1 punhado de hortelã picadinha
sal
pimenta do reino moída a gosto
1 colher (chá) de páprica picante
>recheio
150 g de ricota fresca
1 tomate sem as sementes e picado em cubos pequenos
1 pimentão (usei laranja) picado em cubinhos
1 cebola pequena picadinha
1 punhado de salsa batidinha
1 punhado de cebolinha 
sal
azeite para regar - o quanto necessário

Quibe de berinjela recheado e assado

Preparo
>massa do quibe
Coloque o quibe junto com a água e deixe hidratar por no mínimo 1 hora (ou segundo orientação da embalagem). Passado o tempo, escorra a água e coloque em um pano seco e limpo e esprema até drenar bem o excesso de água. Reserve.

Leve ao fogo em uma panela de fundo grosso a cebola com o azeite até que essa fique transparente. Acrescente o alho e quando começar a perfumar, adicione a berinjela em cubinhos. Salgue à gosto e tempere com a pimenta do reino e a páprica. Quando a berinjela começar a quase desmanchar, junte o quibe previamente hidratado. Acerte o tempero e se ficar muito seco, regue com um pouquinho de azeite. Cozinhe por uns 5 minutos em fogo baixo mexendo de vez em quando para não pegar no fundo da panela. Apague o fogo e acrescente a salsinha e a hortelã picadas. Reserve.

>recheio
Amasse a ricota com um garfo. Junte os outros ingredientes e prove para saber se necessita corrigir o sal (vai depender de quanto a ricota já for previamente salgada). Regue com o azeite o suficiente para dar umidade.

Quibe de berinjela recheado e assado

>montagem
Divida a massa do quibe em 2 partes iguais. Forre a base de um refratário de aproximadamente 25 x 18 cm (ou equivalente) com a metade. Alise com uma espátula e distribua o recheio por igual sobre essa massa. Faça a cobertura com o restante do quibe. Alise novamente e com uma faca faça riscos nas diagonais para formar losangos (para decorar). Regue com azeite e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 15 minutos ou até perceber que a superfície ficou levemente dourada. Para servir e deixar bonito e brilhante, regue novamente com um fiozinho de azeite.

Como sugestão de acompanhamento, sirva com esse Tabule de Quinoa ou esse Tabule de Couve Flor, ambos mais leves que o tradicional e compensam que o trigo já está presente no quibe. 

Bom apetite!




5 comentários :

  1. San adoro kibe de berinjela assado. Mas com esse recheio vc arrasou. Ficou lindo e com certeza bem mais saboroso que os tradicionais. Levo a receita. Gostei demais. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. que original , deve ser 1 delícia!!!

    ResponderExcluir
  3. Nunca comi mas adorei o aspecto
    Deve ser tão bom!!!
    bj

    ResponderExcluir
  4. Delicia de receita gostei muito:)

    Aproveito para te convidar no meu passatempo da que está a decorrer aqui gostava muito que participasses:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html

    ResponderExcluir
  5. Conhci vc através desse queibe, almoçando na casa da minha tia. Parabéns!!! Adorei!!
    Tania Rocha

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!