28 janeiro 2014

Geleia de uva com limão siciliano

Geleia de uva e limão siciliano


Ontem no Instagram de uma amiga blogueira, a Milla do "Fica, vai ter sobremesa" vi uma imagem com esses dizeres: "Good moms have sticky floors, messy kitchens, laundry piles, dirty ovens and happy kids" (algo como "Boas mães têm pisos pegajosos, cozinhas desarrumadas, pilhas de roupa, fornos sujos e crianças felizes"). Vou além e emendar a frase com "crianças felizes, mais saudáveis e com boas lembranças para a vida adulta".


Cozinhar em casa dá trabalho? Dá, mas, o que é feito com prazer torna-se terapia. Eu própria aprendi a cozinhar tarde - bem, não tão tarde - mas não fui dessas crianças que viviam grudadas no fogão para aprender os segredos do forno e fogão. 

Outro dia mesmo minha mãe lembrou, que foi à caminho de São Paulo, quando entrei na faculdade e vim morar aqui, que ela começou a me dar dicas e receitas muito básicas para me virar na cozinha.

Peguei gosto. Não só aprendi a cozinhar, mas principalmente a gostar de cozinhar. Não é um processo rápido, cai naqueles das inúmeras tentativas e erros e alguns acertos. Mas depois de um tempo, vicia positivamente.

Hoje em dia acho divertido criar, fazer quase tudo em casa. Sim, praticidade é importante, mas não achem que tenho tempo de sobra e por esse motivo posso cozinhar, pelo contrário. Porém, tempo para o que a gente gosta sempre se dá um jeito de arrumar.

Dessa brincadeira toda, do meu prazer em estar na cozinha em pleno domingo de manhã cedo, quando podia dormir até mais tarde, foi que optei por recarregar minhas energias fazendo essa geleia a partir de umas uvas que havia comprado e não sabia exatamente o que fazer com elas. Cheiro gostoso pela cozinha e o prazer de desfrutar de algo feito em casa. Para mim, não tem o que pague.



Geleia de uva e limão siciliano


Geleia de uva e limão siciliano


Geleia de uva e limão siciliano
(rendimento aproximado 200 g)

Ingredientes
1 kg de uvas - usei Santa Isabel
300 g de açúcar - usei Naturale da União
suco de 1 limão siciliano (ou a gosto)

Geleia de uva e limão siciliano

Preparo
Lave bem os cachos de uva. Retire só as uvas, descartando os cabinhos e deixe de molho na água com um pouquinho de vinagre para retirar as impurezas. Após alguns minutos, remova as uvas dessa água como se suas mãos fossem conchas. Isso garante que as sujeiras fiquem na água. Vá colocando novamente no escorredor e passe pela água da torneira. Deixe escorrer.

Leve essa uva com metade do açúcar em uma panela de fundo grosso no fogo alto. Depois que começar a ferver, diminua o fogo e mexa de vez em quando para não grudar. Quando os bagos da uva começarem a murchar, apague o fogo e aguarde alguns minutos até amornar. Passe então por uma peneira, esmagando essas uvas até extrair toda a parte líquida.

Geleia de uva e limão siciliano

Retorne à panela em fogo médio. Adicione o restante do açúcar e o suco do limão. Prove para saber se necessita ou não de mais açúcar. Deixe dar o ponto da geleia, ainda mexendo para não grudar.

Aguarde amornar e coloque em potes esterilizados. Depois de abertos, mantenha em geladeira.

Nota: a quantidade de açúcar pode variar para mais ou menos de acordo com o sabor da uva. Prove antes a fruta in natura.


4 comentários :

  1. Querida Sandra
    Não sou mãe, mas entro nessas descrições - acho que tenho um marido feliz- hehehe!
    Praticamente aprendi a cozinhar há uns seis anos, após o meu casamento! Antes disso sabia fazer somente uns 3 pratos:-)
    Gosto muito de geleia de uva e a tua ficou com uma cor linda!
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Sandra,

    Essa geléia ficou com uma cor muito linda!!!! AMO cozinhar e sempre me delicio com as sua receitas. Já fiz várias delas aqui em casa e foi um sucesso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que cor fantástica, mesmo apetitosa!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Sandra eu e minha esposa fizemos a geleia conforme receita, ficou maravilhosa

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!