28 fevereiro 2014

Nacos de polvilho

Nacos de polvilho


"Quanto Riso, óóóó quanta Alegria..."

Começa hoje a época mais festiva desse país, o Carnaval. Se você é folião praticante, ou aquele que já fez uma programação para fugir do tema, fato é que todos nós aproveitamos como podemo,s ou queremos, esse feriadão. Ele é o marco oficioso do começo do ano de trabalho para o brasileiro comum.


Quando era pequena, adorava o Carnaval. Minha mãe fazia fantasias lindas, ela mesma, digo, com bordados, lantejoulas e adereços. Onde será que elas foram parar? Daria tudo para tê-las guardado como recordação. Bem, sobraram as fotos pelo menos. Aí, adolescente, junto com um grupo de amigas fazíamos sempre blocos entre nós com a mesma fantasia para irmos ao baile de salão, com o acompanhamento dos nossos pais, claro! Nossa, como eu gostava desses preparativos, como era divertido juntar todas nós nos produzindo e maquiando para dançar a noite toda até de manhãzinha.

Depois desse tempo cansei de Carnaval. Desculpem-me os adoradores, mas o acho sempre igual, aquele ruído dos sambas enredo junto com as imagens dos desfiles parece o tal do "mais do mesmo". 

Esse ano notei um aumento dos blocos de rua, pelo menos aqui em São Paulo. Isso acho mais divertido, mais espontâneo, sei lá.

Bom, viajar e aproveitar esses dias de feriado também é uma ótima pedida, depois de pacientemente conseguir após horas chegar ao seu destino em função das estradas lotadaças. Aí é só alegria. Tem a volta...

Seja lá como será o seu Carnaval, hoje trago um petisco para você, caro leitor, bem simples de fazer e que vai agradar para acompanhar com "aquela gelada". 

Aproveite que é uma receita glúten free, que de gosto quase parece um biscoito de polvilho, porém com uma textura mais para uma torradinha. Não me ocorreu na hora, mas como farei novamente, se você quiser salpicar um queijo parmesão por cima da massa aí vai virar quase um pão de queijo.

E para todos desejo um feriado bem gostoso!

Nacos de polvilho

Nacos de polvilho
receita adaptada do livro "Entre Panelas e Tigelas" de Heloisa Bacellar

Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de polvilho azedo peneirado
1/3 xícara (chá) de óleo + para untar
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de sal
2 ovos ligeiramente batidos

Nacos de polvilho

Preparo
Preaqueça o forno a 220 graus. Unte com óleo 2 assadeiras retangulares médias ou 1 grande. 

Coloque o polvilho em uma tigela média. Leve o óleo, o leite e o sal ao fogo em uma panela até ferver. Despeje sobre o polvilho. Misture e acrescente em seguida os ovos batidos, mexendo com uma colher de pau. Se a massa empelotar, misture com um fouet ou use a batedeira elétrica. A consistência é de massa mole.

Despeje sobre as assadeiras de modo que fique com uma espessura de no máximo 0,5 centímetro. Leve para assar até adquirir uma coloração dourada e aspecto crocante. Retire do forno, corte as placas em pedaços médios e sirva em uma cestinha. A tendência é ficarem um pouco mais duros quando esfriam.

Nacos de polvilho

Nota: havia seguido a forma de execução do livro (que pedia para aguardar 15 minutos para acrescentar os ovos) e minha massa não havia ficado líquida e fácil de esparramar na assadeira, embolou toda. Então, untei a palma das mãos com óleo e apertei a massa até conseguir fazer uma placa fina na assadeira. Se acontecer o mesmo, faça assim que dá certo.



6 comentários :

  1. Não sou da folia, mas curto a ideia de comer esses nacos de polvilho jogada no sofá hehe. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Isso deve ser bom...
    Bom Carnaval!!

    ResponderExcluir
  3. fiquei babando!

    aqui , só encontro o polvilho doce , será que dará certo?

    aguardo a sua resposta.

    muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grazi, tudo bem?
      Olha, a receita foi retirada de um livro que pedia o polvilho azedo. Pesquisei um pouco pela internet e o que achei foi que ambos são o mesmo produto, porém o azedo passa por mais um processo de fermentação. No que diz respeito a sua utilização no pão de queijo, o polvilho azedo deixa ele mais sequinho e oco.
      Concluindo, deve dar uma diferença sim, pois a ideia desses nacos é que fiquem com certa crocância. Agora, cozinha é um laboratório de experiências, talvez você consiga um resultado se não totalmente igual, ao menos parecido.
      Por outro lado, quem sabe você não tenha encontrado o polvilho azedo para comprar por estar momentaneamente em falta? É um produto um tanto comum, normalmente em supermercados não é difícil de achar.
      Boa sorte e obrigada pelo seu contato. Abraços!

      Excluir
  4. oi sandra , que gentileza da sua parte de me responder!

    é que eu moro fora do brasil e aqui , só encontramos o tapioca starch , nem é o verdadeiro polvilho doce mas dá para quebrar o galho..

    em breve tem 1 amiga vindo do brasil , farei a minha encomenda.

    muito obrigada!!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!