05 março 2014

Salada de grãos ao molho pesto de alface e pecãs


Salada de grãos ao molho de pesto de alface e pecãs

Querido leitor, às vezes acabo me dirigindo à você como a um diário. Ao começar a escrever aqui no Caldeirão é nítida a minha sensação de estar divagando sobre fatos e sentimentos que escreveria somente para mim mesma e que algum tempo depois iria ler até com certo espanto essas minhas divagações. 

Pois bem, a minha elucubração de hoje é a percepção de que se o ser humano, ao vir ao mundo, já tem algumas predisposições para interesses, atividades e gostos em geral, não seria arriscar muito dizer que já está em seu chip também as suas predileções alimentares. Observe em uma mesma família como filhos que fazem as refeições em conjunto e recebem - em tese - dos seus pais o mesmo tipo de hábitos alimentares como podem vir a gostar de determinados alimentos ou não.

Por acaso vocês acham que meus irmãos são vegetarianos? Não, assim como minha filha não é. E como foi que parei de comer carne? Foi naturalmente aos meus 15 anos de idade, porque não gostava do sabor, da textura ou o que quer que seja que todos enalteciam ao comer carne. Costumo dizer que para mim carne é um tipo de intolerância alimentar, não consigo comer. 

Por esse motivo não vivo fazendo apologias ou o que quer que seja à respeito de se alimentar ou não de carne. Acredito que a única maneira do ser humano se relacionar com todos os seres vivos com sabedoria é aceitando as diferenças com respeito e tolerância.

Em contrapartida, tudo o que é "natureba" sempre me atraiu. Sei que algumas pessoas torcem o nariz para alimentação que parece comidinha de coelho, ou de passarinho, mas para mim é um deleite, acreditem. Não é esforço para mim seguir uma dieta balanceada, é puro prazer!

Fato também que apesar dessas predisposições de gostos, também podemos aprender a apreciar as coisas. Tentar é importante se você quiser ampliar seu repertório e quem sabe entender melhor o gosto do outro. Comida pode propiciar uma aproximação de pessoas, de povos e culturas. Entender e mais ainda, aceitar a tradição alimentar e de costumes de um povo é também contribuir para uma cultura de paz. Pense nisso.


Salada de grãos ao molho de pesto de alface e pecãs


Salada de grãos ao molho de pesto de alface e pecãs

Salada de grãos ao molho de pesto de alface e pecãs
(entrada para 4 pessoas)

Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz basmati integral
1/2 xícara (chá) de quinoa - usei o mix de 3 cores vermelha, branca e preta
5 folhas grandes de alface crespa (ou romana) - bem lavadas
8 nozes pecãs
50 ml de azeite 
sal
pimenta do reino moída na hora


Salada de grãos ao molho de pesto de alface e pecãs


Preparo
Cozinhe o arroz basmati com água e sal seguindo as instruções da embalagem. Reserve.
Em outra panela, cozinhe em água e sal a quinoa, também de acordo com as instruções. Aguarde o arroz e a quinoa esfriarem. 


Salada de grãos ao molho de pesto de alface e pecãs


Bata as folhas de alface com a noz pecã e o azeite no liquidificador ou processador até misturar e viras uma pasta. 

Coloque o arroz e a quinoa em uma saladeira ou outro recipiente. Despeje o molho pesto, misturando bem. Corrija o sal e tempere com um pouco de pimenta do reino, se gostar. Acrescente mais aceite se necessário. Leve à geladeira por no mínimo meia hora antes de servir.

Como sugestão, sirva em tacinhas individuais decoradas com uma folhinha de alface e pimenta biquinho.

Bom apetite!


Um comentário :

  1. Sandra, eu talvez tenha vindo ao mundo sem nenhuma restrição alimentar - ao contrário, como era diretor de criação e comprador internacional de uma empresa até recentemente, provei, comi e gostei de muita coisa distante de nosso cardápio habitual. Meus pais tinham uma dieta mais restritiva, portanto não deve ser a criação - talvez a curiosidade tenha me levado a essa "abertura" gastronômica. A prova disto é a minha outrora denominada cintura...
    forte abraço.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!