14 fevereiro 2014

Batata que parece frita, mas é assada!



Batatas assadas que parecem fritas

"Gosta de batata frita mas tem horror à sujeira de fritura na cozinha?"

"Não sabe o que fazer para perder os quilinhos extras no seu corpitcho mas não passa sem uma batata frita"?

"Receio de investir nessas fritadeiras elétricas que não usam gordura e ganhar mais um trambolho para o armário?"

AGORA SEUS PROBLEMAS TERMINARAM!

E não, não é um ultra super master plus Fritator Tabajara. Você não precisará comprar nenhum produto ou ingrediente mágico para fazer batatas assadas com pinta de fritas. Tudo está na sua cozinha e ao seu alcance.

Pois é, caro leitor, brincadeiras à parte, essa bruxa aqui que vos escreve virou fã de carteirinha - já fiz 3 vezes - depois que vi essa receita lá no blog da minha querida amiga Cintya Maria, o delicioso "Cozinhar é Preciso".

Agora que peguei o traquejo e como as quantidades de batatas variam de família para família, ou de apetite para apetite, vou passar a receita para uma unidade de batata de tamanho médio para grande. Queria também já dar mais algumas dicas. Bom, gosto da batata com casca (bem lavada, evidentemente) e mais rechonchuda, para ficar com o interior mais macio e com o aspecto rústico. Então, fica assim, o corte da batata, tanto formato como espessura e o fato de estar com ou sem casca, fica à critério de cada um. Lembrando que quanto mais fina, mais crocante.

No mais, ficam incríveis com molhinhos para petiscar. Nessa sugestão usei um de catchup com balsâmico e outro molho honey mustard, cuja receita já passei AQUI.

Aproveite o fim de semana e se jogue sem muita culpa. 

Batatas assadas que parecem fritas


Batatas assadas que parecem fritas

Batatas assadas que parecem fritas

receita original DAQUI

Ingredientes
*por unidade de batata de tamanho médio para grande

1 batata
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
azeite
sal a gosto
ervas para finalizar - usei Herbes de Provence

Batatas assadas que parecem fritas

Preparo
Lave bem a batata. Descasque ou mantenha a casca, se gostar. Corte em fatias no sentido do maior comprimento ou em palitos. Lave outra vez para retirar o excesso de amido. Seque bem com um pano limpo.

Disponha as batatas cortadas em uma assadeira previamente untada com uma fina camada de azeite. Salpique a farinha de trigo com uma peneira. Mexa as batatas com as mãos para a farinha pegar todos os lados. Disponha as fatias ordenadamente de modo a deixar uma do lado da outra sem encavalar. Regue com um fio de azeite.

Batatas assadas que parecem fritas

Leve para assar em forno preaquecido a 220 graus por aproximadamente 1 hora ou até criar uma casquinha crocante, isso vai depender da espessura do corte das batatas. Na metade do tempo vire as fatias para dourarem por igual.

Retire do forno, salpique com ervas secas (se gostar) e sirva imediatamente acompanhadas de molhos de sua preferência. Bom apetite!




7 comentários :

  1. Fico feliz que tenha gostado! Eu achei super prática a receita, fora o lance de não fazer sujeira...rs. Agora, aqui em casa, só entra batata-frita desse jeito! Na próxima, vou testar com a casca!
    As fotos ficaram um arraso!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Fica uma delícia com vinagre balsâmico :-)
    Nham!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, é tudo o que a gente queria, comer batata frita sem culpa!
    Muito Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Tudo o que nós desejamos, comer batata frita sem culpa!!!
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Sandra acabei de digitar no google Receitas de bruxa e encontrei seu blog... que delícia!!! Estou aqui xeretando tuas receitas e dicas. Amei conhecer você. Adorei a ideia dessas batatas, agora posso comer com prazer e sem peso na consciência hehehehe. Um ótimo domingo e uma semana ensolarada. Com carinho Regiane.

    ResponderExcluir
  6. Sandra acabei de digitar no google Receitas de bruxa e encontrei seu blog... que delícia!!! Estou aqui xeretando tuas receitas e dicas. Amei conhecer você. Adorei a ideia dessas batatas, agora posso comer com prazer e sem peso na consciência hehehehe. Um ótimo domingo e uma semana ensolarada. Com carinho Regiane.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!