18 fevereiro 2014

Salada de broto de feijão

Salada de broto de feijão


Das considerações sobre rotina, hábitos e mudanças.

Sempre fui mais que avessa à rotina. Na realidade tinha horror mesmo. Podia até aparecer uma atividade chata, massante, mas se essa quebrasse a mesmice do dia a dia - como por exemplo ir ao Centro de São Paulo tratar de assuntos bem burocráticos - ainda assim para mim o dia ganhava novo colorido. Havia saído da rotina!

Com o amadurecimento dos anos e em conjunto com os  inevitáveis acontecimentos que mudam substancialmente nossas vidas, passei a olhar a rotina com outros olhos. Penso atualmente "não aconteceu nada de diferente hoje" o que considero, se nem para bem, para mal é que também não foi. E segue a vida.

Talvez, e agora pensando nisso com mais profundidade, mudanças acontecem a todo tempo. O fato de não achar mais que a rotina é minha inimiga e tê-la trazido para o meu círculo de amizades, já seria a maior de todas as mudanças. Mudança de paradigma.

Fico pensando nisso e tentando estabelecer um paralelo entre rotina e hábito. Acordar antes das 6 da manhã seria rotina ou hábito? Depende de como você encara. Durante os dias de semana é rotina, porque a agenda começa cedinho, não há opção. E nos finais de semana? Aí é hábito, porque se o corpo já tem um reloginho programado para acordar cedo, como reprogramá-lo?

Sentiram a diferença? Não há nenhuma no meu humilde entendimento, apenas a maneira de como se lida com isso, como encaramos os fatos.

Em casa tem salada em pelo menos uma das refeições diárias. Rotina seria se fosse sempre a mesma, digo, igualzinha, com os mesmos ingredientes. Porém, é um hábito. Hábito saudável, habito alimentar, hábito por prazer, não importa, fato que esse bom hábito não é rotineiro e sim cheio de novidades.

A "salada", essa instituição do nosso cardápio quase nunca é parecida. Cada dia ganha um elemento, troca de cores, de texturas, sabores e apresentação.

Se pensar bem, não seriam pequenas mudanças internas que promovem as grandes transformações? Falando metaforicamente ou não, qualquer ser, ou pensamento, ou atitude que a cada dia avança um quase imperceptível milímetro, ao final da jornada da vida, veja onde vai dar.



Salada de broto de feijão

Salada de broto de feijão
(quantidades ao seu critério)

Ingredientes
brotos de feijão bem lavados e secos
pimentão amarelo cortado em cubos pequenos
cebolinha cortada em tirinhas na diagonal

Salada de broto de feijão

Preparo
Coloque todos os ingredientes em uma saladeira. Misture bem. 

Sirva com o molho de sua preferência, mas fica super gostoso temperar com molho de soja (shoyu) e um pouquinho de suco de limão.

Bom apetite!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!