24 janeiro 2014

Sorvete de mirtilos (blueberries)

Sorvete de mirtilos (blueberries)


O calor não dá trégua por aqui. Outro dia ouvi no rádio que esse mês de janeiro foi o mais quente desde 1961. Em média estamos com 2 graus Celsius a mais em relação à média para o período.

Oops, nossa, estou parecendo o boletim do tempo. Apaga tudo.

Queridos leitores, estava eu outro dia no hortifrutti que costumo frequentar e encontrei mirtilos - ou blueberries em inglês - a preço convidativo, metade do habitual. Comprei uma caixinha e poderia ter comprado mais sem ter nada em mente do que fazer com ela. Isso não seria problema, pois renderia uma calda gostosa, poderia colocar numa massa de bolo, alguma coisa eu ia achar. Compulsão de compra de quem gosta de cozinhar é assim, não é mesmo?


Bem, a ideia do sorvete surgiu pois tinha uma garrafinha de creme de leite fresco necessitando ser usada em breve, do contrário se perderia. E assim nasceu essa receita.

Não sei, mas acredito que também ficaria bom, se você não encontrar a fruta fresca, usar o mirtilo congelado. Também poderia sugerir morangos, que apesar de não ser a época oficial deles, ultimamente encontramos quase que o ano todo para vender.

Bom, esse sorvete não ficou muito azedo, pois utilizei o processo DESSE sorvete feito sem sorveteira, mas o sabor ficou bem gostoso e a cor, pelo menos para mim, é um caso à parte. Adoro esse tom de lilás!


Sorvete de mirtilos (blueberries)

Sorvete de mirtilos (blueberries)

Sorvete de mirtilos (blueberries)
(aproximadamente 1 litro)

Ingredientes
100 g de mirtilos frescos (ou congelados)
2 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de açúcar
suco de 1 limão - usei galego
500 g de creme de leite fresco (1 garrafinha) - com 35% de gordura
1 lata (395 g) de leite condensado GELADO

Sorvete de mirtilos (blueberries)

Preparo
Bata no liquidificador os mirtilos com a água e o açúcar. Coloque em um pote de vidro e leve ao microondas por 1 minuto. Aguarde esfriar e junte o suco de limão, misturando bem.

Bata o creme de leite na batedeira até o ponto de líquido para cremoso, mas antes de chegar a chantilly. Diminua a velocidade e sem parar de bater, vá adicionando o leite condensado gelado e em seguida o creme de mirtilos. Bata mais um pouco somente até combinar tudo.

Coloque a mistura em um pote com tampa e leve ao freezer até endurecer (pelo menos 6 horas, ou da noite para o dia).

Pode servir sozinho ou acompanhado de calda de sua preferência, frutas ou o que sua criatividade mandar. Bom apetite!



5 comentários :

  1. Amei, amei, amei!!!!!!!
    Fui atraída pela cor desse sorvete: muito amor esse lilás!
    Sandra, nunca fiz sorvete em casa por medo de errar no ponto ou por não ter sorveteira. Mas, essa receita me pareceu ser simples com um resultado delicioso (as fotos estão magníficas!!!). Tenho mirtilos e framboesas congeladas aqui... seria o universo conspirando? Vou salvar a receita e criar coragem!
    Obrigada por compartilhar mais essa maravilha! Arrasou!!!

    Mil bjsss

    ResponderExcluir
  2. Amo blueberries.. posso fazer na sorveteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia, pode sim, sem problema. Ficará ainda mais cremoso :-)
      Abraços

      Excluir
  3. Amo blueberries.. posso fazer na sorveteira?

    ResponderExcluir
  4. Hummmm. gosto muito de blueberries San, só não imaginava que deixava uma cor tão linda assim, ficou bem suave. O sorvete caseiro não se compara aos vendidos por ai. Parece delicioso. Gostei muito, com esse calor escaldante um sorvete é sempre bem vindo. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!