23 janeiro 2014

Salada de agrião com rabanetes, tomates e uvas

Salada de agrião com rabanetes, tomates e uvas

Sempre comento que salada é um prato do meu dia a dia. Algumas combinações são repetidas, muitas entram naquela toada do improviso e aquelas que ficaram diferentes, ou que de alguma maneira se sobressaíram, fotografo para postar aqui no Caldeirão.

Salada é um prato coringa e sem mistério. Considere, quando você estiver criando a sua, em montar seguindo alguns critérios. Colorido é um deles, e parece uma opção sábia, pois cada cor representa um tipo de vitamina. Pense também em misturar texturas, formatos, além dos sabores, claro!

Mas uma coisa bem importante a se considerar é o tipo de vegetal. Para ter uma salada bem nutritiva, além de seguir esses critérios citados, é escolher cada componente por tipo. Veja: essa salada de hoje tem uma raiz (o rabanete), um caule e folhas (o agrião) e frutos (tomate e uvas). Ficou faltando a semente, ou o grão, que poderia ter dado uma graça e uma crocância a mais. Poderia ter usado castanhas, nozes, amêndoas e por aí vai.


Veja que são critérios que vão conferir qualidade e saúde à sua refeição. Em épocas de culto à boa forma física a qualquer custo, sem muito se preocupar em sanar a fome do corpo - fome essa de vitaminas e nutrientes - saiba que uma simples salada pode ser uma grande, uma enorme aliada.

Salada de agrião com rabanetes, tomates e uvas

Salada de agrião com rabanetes, tomates e uvas
(quantidades a seu critério)

Ingredientes
folhas e talos mais tenros do agrião - bem lavados e higienizados
rabanetes bem lavados e cortados em fatias finas
tomate cereja
uvas sem caroço - usei a Crimson
sal grosso triturado
azeite extra virgem 
vinagre balsâmico

Salada de agrião com rabanetes, tomates e uvas

Preparo
Coloque as folhas na saladeira e vá decorando com o rabanete, os tomates e as uvas. Salpique os cristais de sal (precisam estar triturados), regue com o azeite e o vinagre.

Sirva à seguir. Bom apetite!

Um comentário :

  1. Olá Sandrinha, tudo bem?
    Eu não fico sem uma saladinha de jeito nenhum, essa ficou perfeita,
    como sempre vc arrasa!

    Bjs ♥

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!