31 janeiro 2014

Flan de laranja e limão siciliano com Cumaru

Flan de laranja e limão siciliano com Cumaru


Tudo tem moda, inclusive comida. Já fiz um texto aqui no Caldeirão sobre esse assunto e em um dos comentários que recebi - não sei se em tom crítico ou informativo - fui lembrada que depende do lugar em que você vive. O que é novidade em uma cidade, pode nem ter chegado, ou mesmo nunca vir a ter em uma outra menor. Concordo plenamente!

Mas, como alguns já sabem, resido na maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo. Além de outras características, São Paulo é conhecida por sua excelente Gastronomia. Se isso é acessível à todos que moram aqui ou não, se é caro comer nos seus inúmeros restaurantes e frequentar seus mercados de luxo à procura de novidades e guloseimas vindas das mais variadas partes do planeta, não é essa a questão que quero abordar. O ponto que quero chegar é o seguinte, o que é novidade por aqui, coisa de primeira mão, pode demorar a chegar em outros lugares, mas com certeza aqui vira moda rapidamente, e assim como vem, também passa rápido.


Bem, o que passou a ser algo recentemente utilizado para dar aroma e sabor no lugar da já mais popularizada baunilha é a fava de Cumaru. Foi em um um evento de uma Empresa que eu a conheci - e me apaixonei na hora. Resultado: acabei ganhando 2 favas de presente.

Tem uma aroma muito gostoso, de um doce perfume não enjoativo. Diferente da baunilha, não precisa cozinhar junto para dar sabor e aroma, é só ralar como noz moscada. Facilita e amplia bem a sua utilização.

Esse evento que falei foi no final do ano passado. Há duas semanas atrás experimentei uma Panna Cotta maravilhosa de Cumaru com calda de limão siciliano à convite do chef Carlos Bertolazzi no seu restaurante Per Paolo. Foi só aí que descobri que a fava de Cumaru virou uma nova sensação por aqui. Pensei em usar as minhas antes que a novidade passe. São Paulo é assim mesmo, tudo muito rápido e efêmero.

Ah, para encontrar essas favas, recebi a dica que além de alguns mercados ela é vendida também em casas de artigos de Umbanda. Se quiser fazer esse flan sem elas, também não há problema, fica gostoso do mesmo jeito.


Flan de laranja e limão siciliano com Cumaru

Flan de laranja e limão siciliano com Cumaru

Flan de laranja e limão siciliano com Cumaru
(fôrma de furo central com 23 cm de diâmetro)

Ingredientes
1 lata ( 395 g) de leite condensado 
1 embalagem (200 g) de creme de leite
350 ml de suco de laranja - usei Bahia importada
50 ml de suco de limão siciliano
1 e 1/2 pacote (18 g) de gelatina incolor sem sabor
raspas da casca de uma laranja
1/2 colher (chá) de fava de Cumaru ralada - opcional


Flan de laranja e limão siciliano com Cumaru


Flan de laranja e limão siciliano com Cumaru


Preparo
Hidrate a gelatina acrescentando 8 colheres (sopa) de água ao pó. Mexa e deixe descansar por 3 minutos. Leve ao fogo baixo (não deixe ferver de maneira nenhuma) até dissolver e ficar cremosa. Reserve.

Coloque no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o sucos de laranja e limão. Bata até misturar. Acrescente as raspas de laranja, o Cumaru e a gelatina dissolvida. Bata novamente até combinar.


Flan de laranja e limão siciliano com Cumaru

Despeje em fôrma levemente untada com óleo. Leve à geladeira para solidificar. Para desenformar, descole as bordas da gelatina na fôrma e dê sacudidas de leve para entrar ar. Coloque um prato sobre a fôrma e vire de vez.

Para servir, como opção pode fazer uma calda de frutas. Usei 100 g de mirtilos que foram ao fogo baixo com 2 colheres (sopa) de açúcar e 3 colheres (sopa) de água. Quando começar a fazer calda porém sem desmanchar a fruta, apague o fogo, aguarde esfriar e pode servir.

Bom apetite!



7 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sandra!
    Você adquire estas favas também na Bombay, foi onde adquiri as minhas...já coloquei até para assar em bolo, você não acredita no aroma que a casa ficou.
    Adorei a receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, verdade, havia esquecido de citar, a Bombay vende.
      Já já experimentarei em bolos. Já provei também em biscoitos. Realmente fica um perfume incrível.
      Super beijo, obrigada pela dica e comentário!

      Excluir
  3. Que lindo ficou, tão apetitoso!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra!
    Informações preciosas, sobremesa e fotos espetaculares!

    Bjs, bom fds junto a sua família!

    ResponderExcluir
  5. Querida Sandra,
    O seu flan ficou LINDÍSSIMO e com certeza DELICIOSO!!! Eu adoro sobremesas cítricas e são as minhas favoritas!!! Levei a receita comigo...
    Grande beijo e uma ótima semana, Irene

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Sandra!
    Realmente o que é novidade num lugar, pode demorar a chegar em outros lugares. Exemplo disso é que somente no ano passado chegou aqui na Itália a moda do cake desing e eu achava muito estranho esse atraso:-)
    Nunca escutei falar nessa fava de Cumaru - hehehehe - essa novidade ainda não chegou aqui!
    Que flan mais lindo - adorei a receita!
    Te desejo uma linda semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!