03 fevereiro 2014

Peras ao vinho do Porto com calda de mel e balsâmico

Peras ao vinho do Porto com calda de mel e balsâmico

Nem tudo que parece, é. Quantas vezes julgamos algo apenas pela primeira impressão e acabamos ou desistindo ou não nos interessando por alguma coisa que nos pareceu complexa? Sim, tudo vale um segundo olhar e ao menos uma segunda chance. 


Veja isso. Fiz essa sobremesa para uma sobrinha muito querida. Queria preparar algo não muito calórico e ao mesmo tempo prático e rápido.

Assim, fiz as peras e a calda em minutos antes da chegada dela para o jantar. A montagem da sobremesa propriamente aconteceu na hora. Ela pareceu ser surpreendida duplamente, por um lado pela facilidade do prato e por outra por parecer algo sofisticado e gostoso.

E moral da estória: coloquei de propósito um título quase pomposo para um doce ultra "quebra galho" que fará bonito na sua mesa. Vamos lá que é bem simples.


Peras ao vinho do Porto com calda de mel e balsâmico

Peras ao vinho do Porto com calda de mel e balsâmico

Ingredientes
*quantidades por pera - cada pera serve 2 pessoas

>doce de pera
1 pera - usei tipo Portuguesa
2 colheres (sopa) de açúcar cristal - usei demerara
1/4 xícara (chá) de vinho do Porto
>calda
1 colher (sopa) de mel
1 e 1/2 colher (sopa) de vinagre balsâmico
>acompanhamento
iogurte grego

Peras ao vinho do Porto com calda de mel e balsâmico


Preparo
>doce de pera
Lave bem e corte a pera ao meio no sentido do maior comprimento. Retire o caroço e a parte fibrosa junto com o cabinho. Corte cada metade em 3 partes, também no sentido do comprimento. Coloque as peras junto como açúcar e o vinho do Porto em uma panela de fundo grosso. Aguarde ferver e abaixe o fogo, deixando cozinhar por mais ou menos 5 minutos. Apague o fogo e aguarde amornar para servir.

>calda
Misture o mel e o vinagre balsâmico. Prove para ver se está de acordo com seu paladar e se julgar necessário, acrescente um pouco mais de um ou do outro.

>montagem
Disponha 3 pedaços de pera em um prato de sobremesa formando um leque. Coloque 2 colheres de sopa de iogurte grego e regue com a calda de balsâmico. Sirva a seguir.

Bom apetite!

3 comentários :

  1. Ficaram com óptimo aspecto!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Trauma desta receita - 27 anos atras fiz para impressionar cara metade, na versão inteira, para ficar rubra e intensa como nas fotos. Na realidade ficou risada e sem gosto...vou tentar esta versão agora, parece bem maus pratica. Abraços.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!