05 setembro 2013

PLÁGIO NÃO ~2 anos do Movimento e até quando?


autor da imagem Tulio Souza
Meus queridos leitores, sempre venho aqui compartilhar minhas estórias, minhas receitas imaginando que a vida tem lá suas coisas chatas mas que pelo menos um pouco do dia nós merecemos nos entreter com coisas gostosas em todos os sentidos. Hoje, porém, o assunto é um tanto diferente.

Há 2 anos, o 5 de setembro marca o dia do movimento PLÁGIO NÃO, uma manifestação através de postagens coletivas de blogueiros que são vítimas de uma prática comum que, infelizmente, ao invés de diminuir, só tem aumentado, o ROUBO DE CONTEÚDO SEM PERMISSÃO DO BLOGUEIRO.

Quando iniciamos esse movimento, contei >AQUI< como era o processo inteiro para gerar uma postagem em um blogue de Gastronomia, no intuito de conscientizar essas pessoas para saber o trabalho que temos. No ano seguinte, nesse texto >AQUI< fiz analogias entre uma situação real e a virtual com argumentos que comumente o plagiador usa para justificar seus atos.

O tempo passou e esse sistema COPY/ PASTE tem não só se difundido, mas se "profissionalizado". Assim como uma receita, vou contar como eles, os plagiadores, têm atuado:

1) tem aquele que usa a sua foto sem pedir permissão, retira a marca d'água, algumas vezes até inclui a sua própria e usa a normalmente, com o argumento "se está na rede todo mundo pode usar".

2) e o mais espertinho ainda? Usa a sua foto e posta com outra receita, para "despistar". Assim, o leitor vai achar que o resultado é um e na verdade é outro. Estão também te enganando, fique esperto!

3) vocês acham que só blogueiros piratas usam material dos outros? Ledo engano! Empresas fazem propaganda de seus "produtos" cujas fotos não são condizentes com o que oferecem. Não citarei nomes por motivos óbvios, mas tome muito cuidado com sites, restaurantes, prestadores de serviços que utilizam desse expediente visando enganar uma só pessoa, sim, você, o provável cliente.

4) e páginas que surgem nas redes sociais mais famosas que simplesmente copiam o nome de uma página de uma pessoa ou empresa já estabelecida e que construiu sua reputação às custas de trabalho árduo e honesto? Até cursos elas oferecem como se fosse a mesma da qual copiaram! Novamente, a vítima está nas duas pontas, a pessoa que pode ter até sua reputação ameaçada e confundida com um mau serviço e novamente você, meu amigo leitor.

5) por falar em fanpages, vou te contar um segredinho que alguns do ramo sabem bem. Existem empresas que oferecem pacotes de no mínimo 1.000 "curtidas" para você "bombar  a sua página. Sim querido leitor, como você explica uma fanpage criada há 15 dias com mais de 100.000 curtidores (não, não digitei errado, é isso mesmo)? Existem robôs para isso! 

Não estou aqui levianamente levantando uma suspeita, já me ofereceram esse pacotes de "likes" (obviamente eu não aceitei). De que adianta, repetindo mais uma vez, enganar os seguidores? Seria para propaganda, vender essa página inflada de curtidores que não existem? Ainda não descobri a "vantagem".

6) a última e mais bizarra: descobrimos há pouco um serviço de venda de postagens por R$ 6,00 cada, com foto e tudo! E a "empresa" garante a você a autenticidade e autoria da receita. Veja, não precisa de muito esforço para tentar adivinhar de onde virão essas postagens. Com 6 reais dá para fazer uma receita, fotografar, editar e dar "exclusividade"? Sem chance, né?

Ah, mas tem mais! Estão contratando escritores para essas postagens por R$ 3,00 cada. Quem se candidata?

Ufa, pessoal, desculpe o desabafo e as ironias. Esse texto não está endereçado a você, que prestigia e sabe reconhecer o trabalho do blogueiro dedicado, que tem confiança que se perguntar alguma coisa à respeito da postagem ou tiver alguma dúvida em relação à receita sabe que esse é de fato o autor dela e saberá te responder.

Faço um apelo à você - já que esses blogueiros piratas ainda não perceberam a desvantagem de criar blogs fantasmas que eles próprios não podem mostrar suas caras porque sabem, em resumo, que PLÁGIO É CRIME previsto na LEI 9.610 - que você leitor NÃO SE DEIXE ENGANAR e saiba distinguir o joio do trigo da blogosfera.

Amanhã tem outra receita, não indigesta como essa. Mais doce, como sempre deveria ser. 


5 comentários :

  1. Meu sonho é um dia escrever um post ressaltando as conquistas alcançadas a partir desse movimento.
    Será que é sonhar alto?
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  2. Abordamos alguns pontos em comum na coletiva de hoje.
    Gostei de você citar alguns itens pontuais.
    São impressionantes a falta de ética e as sutilezas que as pessoas se utilizam para não conceder os créditos!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Nem fala gente!! Rachel eu acho que você sonha alto!! kkkk Mas estou contigo!
    bjs em todas

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. whole process of creating a post on a Gastronomy blog, with the purpose of making these people aware of the work we do here. En el año siguiente, en este texto aquí, hice comparaciones entre una situación real y una virtual utilizando argumentos que los plagiaristas suelen emplear para justificar sus acciones. Time has passed and this COPY/PASTE system has not only become widespread, but has also become "professionalized".I read your post and it was very nice and informative; thank you for sharing it! Feel free to visit my website.
    Criminal Defense Lawyer Fairfax VA

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!