06 setembro 2013

Pão de mel recheado

Pão de mel recheado

Há muito andava atrás de uma boa receita de pão de mel. Já havia feito algumas vezes e confesso que nenhuma das receitas havia me deixado 100% satisfeita.


Foi aí que vi que o Espaço "Viver Casa & Gourmet" estava oferecendo uma aula de pães de mel. Corri para me inscrever e aprendi, além de dicas ao trabalhar com o chocolate para banhar, duas ótimas versões de pão de mel: o gelado, que também dividirei com vocês em outra postagem, e o recheado, que trago hoje.

Veja, não é nada difícil de fazer. Têm etapas, confesso, mas nada que demande muito tempo entre elas. E vale a pena, a receita é realmente ótima.

Tem truque? Tem! Pão de mel não é bolo de mel, não é para ficar fofinho, portanto, não leva ovos ou gordura. Ele é macio, porém firme e para isso o ideal é, depois de assado, deixar descansar da noite para o dia em temperatura ambiente ou por no mínimo 3 horas na geladeira. Nada demais, né?

Uma coisa bem importante também é não fazer de um tamanho que fique alto demais que seja complicado para dar uma mordida. Para isso as assadeiras ideais são as maiores, e que nela seja colocada no máximo 2 dedos de altura da massa crua. Pães de mel levam fermento, aumentarão quando forem assados.

Se for usar forminhas individuais lembre-se de untar e enfarinhar muito bem para garantir que não grudem ao serem desenformados. Na assadeira retangular é recomendável forrar com papel manteiga. 

Quanto mais lisa e uniforme ficar a superfície externa do pão de mel mais ele ficará com boa apresentação depois de banhado no chocolate. 

O recheio que for utilizado deve ter a consistência firme, bem pastosa. Se usar brigadeiro, faça com o ponto de doce de enrolar. Caso utilize doce de leite, recomendo que faça cozinhando a lata do leite condensado na panela de pressão até o ponto de corte, ou seja, depois que a panela apitar conte de 40 a 45 minutos de cozimento. Seja qual for a opção, espere no mínimo amornar para rechear os pães de mel.

Não se assuste com essa receita achando que ela ficará doce demais por usar leite condensado e mel. Não fica, viu, garanto a vocês.

Bom, só lembrando, essa receita rendeu massa suficiente para uma assadeira retangular de 35 x 23 cm ( que renderam 32 unidades de pão de mel de 4 x 4 cm) e 12 unidades de forminhas individuais de 6 cm de diâmetro. Usei o recheio de brigadeiro branco que foi o suficiente para esses redondinhos. Os outros foram destinados para a versão gelada.

Vamos à eles?

Pão de mel recheado

Pão de mel recheado
(quantidades informadas acima)

Ingredientes
>pão de mel
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de mel ou 250 g
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó - usei Callebaut (não use achocolatado)
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo moído
1 colher (chá) de fermento químico - para bolos
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 xícaras (chá) de leite integral

>recheio brigadeiro branco (sugestão)
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Leve ao fogo em uma panela de fundo grosso, mexendo constantemente até engrossar e adquirir o ponto de doce de enrolar (consistência bem pastosa). Aguarde esfriar para rechear.

Pão de mel recheado

Preparo
>pães de mel
Preaqueça o forno a 200 graus Celsius. 

Prepare as fôrmas a serem utilizadas. Se for a retangular, unte com manteiga ou margarina e forre com papel manteiga. Se usar as individuais, unte generosamente e enfarinhe (pode misturar um pouco de chocolate em pó à farinha para não esbranquiçar).

Junte os todos ingredientes secos em uma só tigela. Reserve.

Usando uma batedeira elétrica, bata o leite condensado com o mel até combinar. Agora, sem parar de bater, vá adicionando os ingredientes secos e o leite (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). Bata por mais uns 2 minutos.

Pão de mel recheado

Despeje nas fôrmas. Se for na retangular, não ultrapasse a altura máxima de dois dedos. Se utilizar as forminhas individuais, coloque a massa até a metade da altura (foto 1).

Leve para assar até, ao espetar um palito no meio do bolo, o mesmo saia seco (foto 2).

Antes de desenformar ou cortar, deixe o pão de mel secando por umas 12 horas em temperatura ambiente ou por no mínimo 3 horas na geladeira. No caso, se usar as forminhas individuais é melhor desenformar quando amornar, do contrário essa operação ficará mais difícil quando estiverem frios (foto 3).

Quando sentir a superfície bem seca, corte os pães de mel em quadradinhos (se a fôrma for uma só) ou com cortadores redondos próprios. Depois disso, corte cada um ao meio. Recheie (fotos 4 e 5) e banhe no chocolate seguindo ESSE PROCESSO.

Depois de banhar, coloque cada um sobre folha de papel alumínio até o chocolate secar (foto 6).

A professora nos disse que o prazo de validade para consumo é de 2 semanas. Mas caso eles sejam feitos para vender, coloque o prazo de validade para 1 semana como garantia.

Espero que tenham gostado e aguardem a outra versão também super gostosa.




60 comentários :

  1. Só pra avisar: vc está me matando com essa sua fase doce! Bjs e bom feriado!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei tudo, das dicas a receita, passando pelas fotos, amo pão de mel, perdi minha receita antiga e testei várias sem sucesso, essa é diferente de todas e deve ficar muito do jeito que eu gosto. Já vou testar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa ! Me encantei !
    Obrigada por compartilhar !

    ResponderExcluir
  4. Vi, testei e aprovei! Obrigada por conpartilhar seu conhecimento conosco. Salvou minha vida! Kkkk Obrigada! :)) A receita é muito boa, além de barata, fica realmente com a textura e gosto do pão de mel tradicional, nem muito fofa nem muito dura, o ponto ideal!

    ResponderExcluir
  5. Nessa receita não vai açúcar mascavo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadia, tudo bem?
      Nessa receita vai leite condensado e mel no lugar do açucar mascavo. Existem varias receitas de pao de mel, essa fiz uma aula e aprendi assim. Bjs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Oi Sandra,tudo bem sim, hum e Pq só faço c açúcar mascavo e uso manteiga tbm to achando q ta ficando muito fofo ao ponto de esfarelar qdo vou rechear,e banha -los tbm fica mto difícil, olhei sua receita, gostei, mais não tinha visto ainda com leite condensado, vou experimentar essa sua receita me parece uma delícia rsrs bjos e obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Pôxa! Parece que é uma delícia! Mas o que eu adorei mesmo foi sua explicação minuciosa. Não há como errar! Vou fazer para meus filhotes. Mto Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. quero saber quanto pães de mel da obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mailza, havia informado as quantidades no texto. Aqui estão

      Bom, só lembrando, essa receita rendeu massa suficiente para uma assadeira retangular de 35 x 23 cm ( que renderam 32 unidades de pão de mel de 4 x 4 cm) e 12 unidades de forminhas individuais de 6 cm de diâmetro. Usei o recheio de brigadeiro branco que foi o suficiente para esses redondinhos. Os outros foram destinados para a versão gelada.

      Abraços

      Excluir
  10. Que bom ,irei fazer estava acostumada com outra receita com açucar mascavo,ficava um tanto pesada. Vc recomenda que outro chocolate em pó ,caso nao encontre esse? bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode usar qualquer marca de chocolate em pó nacional. Na verdade, nesses momentos de crise, recomendo a que estiver mais barata :-)

      Abraços

      Excluir
  11. Que bom ,irei fazer estava acostumada com outra receita com açucar mascavo,ficava um tanto pesada. Vc recomenda que outro chocolate em pó ,caso nao encontre esse? bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, tudo bem?

      Pode usar qualquer chocolate em pó, só não use achocolatado pois contém açúcar. Espero ter ajudado. Abraços

      Excluir
  12. Ola .muito obrigado parece bom .só uma pergunta não vai ficar muito seco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Esse é um pão de mel, não um bolo de mel. Ele é mais denso e mais seco mesmo. Todas as receitas que posto aqui são testadas e passam pelo meu crivo, mas é a minha avaliação. Para mim não ficou seco, mas gosto é gosto.

      Espero ter ajudado. Abraços

      Excluir
  13. Ótima receita, pode confiar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, obrigada pelo comentário. Abraços!

      Excluir
  14. Vou testar essa receita, a que faço leva açúcar mascavo, sigo tudo direitinho mas a massa fica crua e pesada, não assa nunca? O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angèlica, tudo bem?
      Bom, eu não saberia te informar com precisão dos motivos que a sua receita não assa. Poderia só dar um palpite sobre o que acho. Talvez a temperatura do seu forno não esteja de acordo.
      Desculpe não poder ajudar. Abraços

      Excluir
  15. Olá pessoal...Bom testei duas vezes essa receita e ela é realmente muito boa,fica bolo pão de mel legitimo,aqui em casa todos gostaram bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Debby, tudo bem?

      Obrigada pelo seu retorno. Grande abraço!!

      Excluir
  16. Tô com uma dúvida. Passa manteiga/margarina no papel manteiga, ou passa na forma e coloca o papel por cima, no caso a minha é forma retangular. Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessyca, tudo bem?

      A manteiga ou margarina serve para "colar" a folha de papel manteiga na fôrma. Você passa só nas pontas da fôrma e coloca o papel manteiga por cima. Não precisa passar manteiga por cima do papel manteiga, tá?

      Espero ter ajudado. Abraços

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Amei a receita..... não sou mto boa de cozinha, mas, testei a receita, é excelente e todos aqui de casa adoraram.Mto obg por compartilhar!! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizabete, tudo bem?

      Obrigada por compartilhar sua impressão sobre a receita. Fico feliz que sua família gostou.

      Agora...não tem essa de dizer que "não é muito boa na cozinha", viu? Se você fez o pão de mel pode se arriscar a fazer outras coisas SIM! Todo mundo começa um dia (e depois a gente não pára mais...rs)

      Abraços
      Sandra

      Excluir
    2. Obg pelo o incentivo!! Um grande abraço!!

      Excluir
    3. Obg pelo o incentivo!! Um grande abraço!!

      Excluir
    4. Oi Sandra, quanto tempo mais ou menos de forno? Vc só diz para espetar o palito... mas teria um tempo mínimo? Tenho medo de solar... Tb não sou expert na cozinha, mas queria mto tentar essa receita, pois amo pão de mel!

      Excluir
    5. Olá Elizabete, tudo bem?
      A única vez que estraguei um bolo na minha vida (e são mais de 30 anos de fogão) eu segui as instruções do tempo de forno.

      Cada fogão, apesar de usar a mesma temperatura, tem uma variação. O fato do local também. Você pode estar em um lugar no verão e cozinha pequena, com seu forno a 180 graus Celsius e vai ter uma situação muito diferente de uma pessoa usando a mesma temperatura de forno em uma cozinha grande em uma região que esteja no inverno, por exemplo. Cada fabricante de fogão também tem suas variações.

      Aqui nessa receita também vai depender se você vai usar mini fôrmas ou uma só fôrma.

      Você falou em medo de solar... o bolo (ou o pão de mel) solam se o fôrno estiver alto. Aí o bolo assa por fora e fica cru por dentro. Também sola se você não preaquecer o forno.

      Enfim, a dica sempre é: se você vai assar um bolo (qualquer um):
      1) SEMPRE preaqueça o forno. ele tem que estar preaquecido no mínimo 10 minutos antes de colocar a assadeira nele
      2) temperatura para assar bolos não pode passar de 180 graus Celsius.
      3) se for assar bolo, reserve pelo menos 1 hora sem sair de muito perto da cozinha. A atenção deve ser sempre para o que você está fazendo
      4) não abra o forno até notar que o bolo está com a superfície firme e começando a dourar. Olhar pelo visor do forno é muito importante. Abrir o forno antes da hora também ajuda a solar
      5) SE for abrir o forno, abra só um pouquinho, sem escancarar a porta. Não pode deixar o calor do forno escapar
      6) o teste do palito não falha nunca. Você nota que a superfície está firme e aí espeta o palito NO MEIO do bolo. Nas pontas o bolo sempre assa mais rápido.

      Espero ter ajudado. Abraços

      Excluir
  19. Nossa pela receita parece ser maravilhoso, vou fazer hoje em casa..😘

    ResponderExcluir
  20. Como não gostar dessa delícia! Irei fazer para todos da família.

    ResponderExcluir
  21. Oi a forminha de 6 cm de diâmetro é a número 2???

    ResponderExcluir
  22. Tem validade de 2 semanas dentro ou fora da veladeira?

    ResponderExcluir
  23. Tem validade de 2 semanas dentro ou fora da veladeira?

    ResponderExcluir
  24. Huau! Vou fazer para vender. Amei essa receita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rinaldo

      Boa sorte com suas vendas! Abraços

      Excluir
  25. kide mais adorei essa receita de pão de mel

    ResponderExcluir
  26. Sandra, faço essa receita há muito tempo... é uma delícia mesmo. Posso dar uma dica?
    Em vez de fazer na batedeira pode fazer tudo no liquidificador... primeiro os liquidos (leite condensado, leite, mel) e depois os secos... costumo peneirar tudo em uma vasilha (exceto o fermento que deixo para colocar por último) e depois que os líquidos estão bem misturados vou acrescentando os secos. Parabéns pela dinâmica de ensino.

    ResponderExcluir
  27. Sandra essa receita não vai ovo?

    ResponderExcluir
  28. Uau ficaram lindos, tenho que experimentar fazer! parabéns! bjs

    http://www.iguaria.com/

    ResponderExcluir
  29. Posso substituir o Mel por Favinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não conheço esse Favinho, honestamente não sei se daria certo.

      Excluir
    2. Ah sim... ouvi doceiras falando que usam Favinho no lugar do o mel por ser o mais barato mas Eu não estou botando fé não kkk vou usar Mel mesmo que é mais garantido. Outra pergunta, posso usar o chocolate blend Harald para banhar? Qual vc indica? Parabéns pelas dicas ameii este site e sua receita. Já vou fazer hj se der certo quero começar a vender!

      Excluir
  30. esqueci de comentar nessa receita vc nao usa açucar mascavo . porque?

    ResponderExcluir
  31. Maravilhada com sua receita!

    ResponderExcluir
  32. Vou testar para minha festa de aniversário de casamento. Adorei

    ResponderExcluir
  33. Eu fiz essa receita que peguei aqui já há uns dois anos e atraso. Meus clientes são apaixonados por este pão estou até pensando em abrir uma MEI pra me formalizar e vender tbm pra empresas. Já fiz muito desse pão de mel como lembrancinhas e é sempre um sucesso. Agradeço por compartilhar a receita. Que Deus continue te abençoando grandemente.

    ResponderExcluir
  34. Amei a receita,vou testar.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!