13 setembro 2013

Pão de mel gelado

Pão de mel gelado

Na mesma aula que participei no Espaço "Viver Casa & Gourmet" para aprender os pães de mel recheados, a culinarista também ensinou uma versão que para o meu paladar ainda é mais gostosa, o pão de mel gelado.


A receita base é a mesma do outro, espera-se também o tempo para que ele fique sequinho para ser cortado sem esfarelar - para ao ser banhado ficar com o acabamento mais uniforme possível. Só que nessa versão o pão de mel é banhado numa mistura líquida que pode ser ao seu critério e depois congelado antes de banhar. O resultado é um pão de mel mais úmido e aromatizado, uma verdadeira delícia!

Nesse tipo de pão de mel optei em banhar com o chocolate fracionado (não é o hidrogenado) por alguns motivos: havia feito um teste quando trabalhei os pães de mel recheados no chocolate nobre (puro) e, por esse ser banhado ainda congelado, não gostei da aparência final. Na aula a professora nos deu para degustar os que foram banhados no chocolate fracionado e honestamente não senti muita diferença no paladar. Tenho achado os chocolates nacionais com muito gosto de gordura açucarada para ser franca, ou meu paladar mudou ou a indústria piorou. Terceiro motivo, ainda não tenho tanta destreza em trabalhar com chocolate e o fracionado é bem mais fácil, além do seu custo ser quase a metade do chocolate nobre. Para completar, chocolate fracionado não necessita da temperagem, é só seguir as instruções da embalagem para sua utilização.

Algumas pessoas têm ressalvas à respeito do chocolate fracionado, mas diria que tudo depende da marca que se está utilizando e o emprego deste - e isso vale também para qualquer produto. Não faria uma mousse com chocolate fracionado evidentemente, mas para cobrir esses pães de mel recomendo sim.

Uma possibilidade ótima dessa versão é que os pães de mel podem ser guardados (antes de serem banhados) em potes fechados no freezer. Para quem quer fazer de antemão para uma festa, ou até para comercializar isso facilita muito.

Finalizando, caso você opte por usar o chocolate fracionado para a cobertura, há a possibilidade de também guardar os pães de mel na geladeira, ao passo que com o chocolate nobre não é recomendado pois ele perde o brilho. Veja AQUI as dicas de como banhar com chocolate nobre.

Bom, vamos ao processo.


Pão de mel gelado


Pão de mel gelado
(para aproximadamente meia receita renderam 32 unidades de 4 x 4 cm)


Receita básica do Pão de Mel - VEJA > AQUI < como preparar

Para a calda 
>Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de açúcar
1 sachê de chá da Twinnings  - tipo CHAI
1 cravo
1 pau de canela

Nota: essa calda pode ser feita de várias maneiras: leite comum e leite de coco (como na aula), leite com licor de cacau ou outro, calda de ameixas pretas aferventadas e adoçadas, sucos à sua escolha e outras.

>Preparo da calda
Ferva o leite com o cravo e o pau de canela. Desligue o fogo, adicione o açúcar e o sachê do chá e deixe em infusão até ficar de morno para frio. Coe tudo.


Pão de mel gelado

Para a cobertura
>Ingrediente
500 g (aproximadamente) de chocolate fracionado ao leite ou meio amargo - usei Harald 

>Preparo da cobertura
Siga as instruções da embalagem para o derretimento. 
Não trabalhe com mais de 500 g por vez.

Execução 
(Veja as fotos)
Pão de mel gelado

Preaqueça o forno, unte e forre uma assadeira retangular com papel manteiga. Coloque o equivalente à no máximo 2 dedos de altura da massa crua. Leve para assar até fazer o teste do palito, que sairá seco ao ser espetado no meio do bolo. Aguarde a massa secar bem, ou da noite para o dia ou deixe secar na geladeira. A receita, dicas e procedimentos estão > AQUI <

Retire o pão de mel da assadeira. Utilize uma régua para fazer a marcação dos cortes, tentando fazer os pedaços os mais regulares possíveis. O meu deu para fazer 32 quadradinhos de 4 x 4 com.

Mergulhe cada um desses quadradinhos na calda (já esfriada) com o auxílio de uma escumadeira. Esse mergulho é breve, só para molhar e escorrer logo em seguida. Disponha esses quadradinhos em uma assadeira e espete um palitinho de madeira em uma das laterais para auxiliar na hora de banhar com chocolate. 

Ao fim  desse processo, cubra com filme plástico e leve ao freezer até endurecer. Quando estiverem congelados, podem ser guardados em pote tampado por até 3 meses no freezer.

Para banhar
Derreta o chocolate nobre ou o fracionado, seguindo as instruções de preparo de cada um especificamente.
Transfira esse chocolate para uma tigela ou bowl de tamanho menos largo e mais profundo para concentrar o chocolate e facilitar o cobrimento do pão de mel.
Retire os quadradinhos do freezer de 5 em 5 unidades para eles não descongelarem e soltarem do palito (isso acontece em alguns minutos, mesmo com temperaturas mais baixas).
Segurando pelo palito, mergulhe o pão de mel no chocolate até cobri-lo totalmente. Deixe escorrer o excesso e vá dispondo um por um em um tabuleiro revestido de papel alumínio, já retirando o palitinho (vá rodando que ele solta). Aguarde endurecer completamente para retirar.

Nota: o pão de mel gelado não pode ser recheado, cada um é de um tipo diferente.

Pronto, seus pães de mel podem ser consumidos ou embalados. Se fizer em tamanho bem pequeno ficam bem graciosos para serem servidos em uma bomboniere em um chá caprichado para amigos, festinhas ou qualquer que seja a ocasião.



10 comentários :

  1. Amei!! Uma ideia diferente, bem saborosa e com um aspeto maravilhoso!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, bem geladinho no calor que estamos vivendo seria ideal.Fiquei com vontade.Beijos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu vendo pão de mel e estou procurando opções pro verão. Pão de mel gelado achei interessante.
    Pesquisando outras receitas deste produto, vi que algumas culinaristas recheiam o pão de mel. O modelo que vi não era do pequeno, era do tamanho de um bolo inglês.
    Se passar pouco recheio, banhar e congelar funciona?
    Abraços e aguardo um retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wandinha

      A receita do pão de mel recheado é outra. Tem aqui no blog.

      Espero ter ajudado. Abraços

      Excluir
  4. Por que o pão de mel congelado não pode ser recheado depois de descongelar? Ou não pode congelar recheado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana

      tem receita de pão de mel rechado aqui no blog. A técnica é outra.

      Espero ter ajudado. Abraços

      Excluir
  5. Por que o pão de mel congelado não pode ser recheado depois de descongelar? Ou não pode congelar recheado?

    ResponderExcluir
  6. boa noite amei essa ideia vou fazer mais para a venda ainda sao sei o valor

    ResponderExcluir
  7. vou testar também o gelado... amei a idéia... obrigada pelas dicas e Deus a abençoe...

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!