03 setembro 2013

Pãezinhos de minuto de cebola e queijo

Pãezinhos de minuto de cebola e queijo

Hoje trago uma receita, estreia aqui no Caldeirão de "O Livro Essencial da Cozinha Vegetariana". Gostaria de compartilhar o seu Prólogo, o qual resume algumas das minhas convicções à respeito da dieta vegetariana.

"A comida vegetariana já não é o parente pobre dos menus e também deixou de ser considerada o domínio do arroz integral com lentilhas. Os hábitos da alimentação evoluíram a tal ponto que muitos de nós seguimos uma dieta virtualmente isenta de carne - independente de qualquer filosofia, razões de saúde ou econômicas - sem por isso nos considerarmos estritamente vegetarianos. O Atual interesse pela alimentação e culinária, a descoberta de uma infinidade de pratos sem carne provenientes de outros países e o crescimento aparentemente diário da variedade de legumes, cereais, frutas secas e sementes contribuem para que a cozinha vegetariana seja mais atrativa e inovadora, aumentando assim o prazer de comer bem".


Dentro desse conceito e até de uma mudança de paradigma, que tal trocar o carboidrato que normalmente consumimos proveniente do arroz, macarrão, batata ou outros tubérculos e complementar uma refeição com um delicioso, super fácil e prático pãozinho de minuto?

No meu jantar ele acompanhou uma bela salada, mas com uma sopa também cai muito bem. Veja a receita.


Pãezinhos de minuto de cebola e queijo

Pãezinhos de minuto de cebola e queijo
(rendeu 15 unidades)

Ingredientes
1 cebola pequena bem picadinha
30 g de manteiga
250 g de farinha de trigo peneirada
50 g de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de fermento químico - para bolos
1 pitada de sal
125 ml de leite 
50 ml de água (aproximadamente)
páprica doce para polvilhar - opcional

Pãezinhos de minuto de cebola e queijo

Preparo
Preaqueça o forno a 220 graus.

Coloque a cebola e a manteiga em uma panela e leve ao fogo por uns 2 minutos até a cebola murchar um pouco. Apague e reserve.

Em uma tigela, coloque a farinha, o queijo ralado, o sal e o fermento. Abra uma cavidade no meio e junte a cebola e o leite. Misture com uma colher e se necessário vá acrescentando a água. A consistência é de uma massa um tanto firme porém ainda pegajosa. Não misture muito para não endurecer demais.

Coloque pequenas porções da massa em assadeira levemente untada com manteiga ou óleo, deixando um bom espaço entre os pãezinhos para que esses cresçam sem grudarem um no outro. Polvilhe a superfície com a páprica doce e leve para assar até adquirirem uma cor dourada e uma crosta crocante.

Sirva a seguir. Dá para esquentar no forno no dia seguinte que ainda ficarão gostosos.




5 comentários :

  1. Sandrinha,
    bela estreia, seus pãezinhos ficaram perfeitos,
    receita nota 10, levo comigo, adorei!

    Bjs, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, ficaram lindos e devem ser bem saborosos.Não sou vegetariana mas gosto muito.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  3. Sandra, ouço há muito falar do seu blog e já vi várias receitas daqui reproduzidas em outras cozinhas, então outro dia vim, vi e gostei muito!Seu caldeirão tem receitas deliciosas, me identifiquei com várias e olha que não sou vegetariana!Passei a segui-lo para estar sempre atualizada e claro vim dar uma olhada nesse pãozinho de minuto, simples, rápido e certamente saboroso, do jeito que gosto!Até o final de semana estarei postando um bolo lindo, receita levada daqui e ainda tem uma sobremesa que preparei baseada em uma sugestão salgada que sua!
    Um abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Sandra, descobri seu blog neste fim de semana que se passou e preciso dizer a você que gostei muito do que encontrei. Estarei por aqui sempre. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. gente que delicia, a receita adorei vou fazer com certeza, quero compartilhar com vcs que compro meus oléos de côco, em seti baratinhohttps://www.nutritivasaude.com.br/oleo-de-coco-200-ml recomendo

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!