Já havia ficado muito satisfeita com todas as dicas e truques que aprendi na aula de Éclairs. Mas para minha surpresa, ganhamos informações extras de como essa receita permite variações. Seja na massa, formato, recheio ou cobertura, há uma gama de opções para poder personalizar e fazer dessa aquela receita que se pode criar sempre.
Variações para a massa Pâte à Choux
veja AQUI a receita
Com a mesma massa é possível fazer formatos diferenciados. Desenhando um círculo com a ajuda de um bowl ou tigela em um pedaço de papel manteiga e usando um saco de confeitar, forme uma espécie de guirlanda de carolinas (profiteroles).
Depois de assar, corte ao meio e recheie com creme chantilly (ou outro de sua escolha) e despeje a cobertura em fio, formando desenhos (essa da foto é de caramelo).
Usando o mesmo formato de Éclair é só cortar ao meio, rechear generosamente com creme chantilly uma das metades e usar a outra invertida (com a parte do meio para cima) e cobrir novamente com chantilly e decorando com framboesas, ou cerejas, morangos, etc.
Outra aplicação da massa, segundo o chef Rodney, é fazer bolinhas de tamanho médio e fritá-las em óleo quente para obter Sonhos. Ainda na versão frita, a massa é a mesma dos Churros, basta usar um bico de confeitar estrelado ou aquele utensílio próprio para dar o formato.
Variações para o recheio Crème Pâtissière
veja AQUI a receita
A partir do modo de execução básico pode-se mudar ou aromatizar o creme de confeiteiro.
A aromatização é muito fácil. Após o creme pronto, acrescente essência de baunilha, ou licores, ou rum, misturando bem e sempre após o cozimento para não perder o aroma e sabor.
Se quiser fazer com sabor de café, acrescente 2 colheres de chá na tigela dos ingredientes mexidos à frio (veja a receita). O mesmo aplica-se para o chocolate, mas no caso coloque a medida de 2 colheres de sopa.
Outro modo de fazer o creme de chocolate é, depois que finalizar o creme de confeiteiro básico e enquanto esse ainda estiver quente, acrescente 100 g de chocolate em barra picado e mexa até dissolver. Nesse caso o tipo de chocolate pode ser ao leite ou com a porcentagem de cacau de sua escolha.
Outros recheios: creme chantilly ou doce de leite.
Variações para Coberturas
Veja AQUI as de chocolate
Além das três variações de coberturas de chocolate, uma outra que fica deliciosa é a de caramelo. Acompanhe:
Caramelo para cobertura
Ingredientes
300 g de açúcar refinado
3/4 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de suco de limão
1 colher (chá) de óleo
Preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso misturando bem até dissolver o açúcar. Leve ao fogo médio SEM mexer até adquirir uma tonalidade dourada.
Nota: o ácido do limão retarda o efeito da cristalização do açúcar, deixando o caramelo mais maleável para banhar os éclairs.
Espero que tenham gostado das dicas!
Sandra do céu, esse post é um verdadeiro pecado da gula.
ResponderExcluirTive até dó de excluir o email da sua atualização...rs!
Gostei muito de todas as formas apresentadas e fiquei muito curiosa quanto ao frito tipo churros, deve ficar ótimo pois a massa é bem sequinha, né?
Vou me desafiar e tentar por em prática alguma das sugestões!
Parabéns, foi uma aula muito proveitosa aquela... pena que perdi!
Bjuss!!!
Amei o post e as dicas que partilhas Sandra. Tão bom aprender mas melhor que isso é depois partilhar e fazer alguém feliz com isso por tudo isso....
ResponderExcluirobrigado amiga, beijos e bom fim de semana!
Oi Sandra, ficou lindo e deve ser uma verdadeira delicia.Beijos e bom final de semana.
ResponderExcluirQuase morri qdo vi no face, amei de paixão.. deve ter ficado divino.
ResponderExcluirbjos
Sandrinha parabéns minha menina de sorriso lindo, Quanta generosidade sua, Fez um curso sensacional e vem aqui com tamanho prazer partilhar conosco, Tim-Tim por Tim-tim!
ResponderExcluirAmo tudo que leva Profiteroles e Éclairs!
E você com sua perfeição os fez divinamente bem.
Bjkinhas. RE
Ótimas!! Éclair eu gosto até de fecho!! rsrs Mas vim mesmo atrás da cobertura de caramelo e adorei a história do limão!
ResponderExcluirBeijos a granel
Minha querida! Veja meu insta. Especial pra nossa bruxa amada. Hoje tenho um jantar na casa de uma amiga e fiz a salada de repolho roxo pra levar. Aproveitei pra ser também nosso almoço. Só acrescentei maçã ralada e semente de girassol. Temperei com limão e azeite. Foi a primeira salada do ju, e ele adorou. Achou estranho o gosto azedinho do limão, a princípio. Depois, devorou. Obrigada pela super receita.
ResponderExcluirOntem fiz de novo a sopa da vó Eliza. Mas agora o carboidrato foi mandioca do quintal. Também achei no blog a receita da sopa de mandioquinha com gengibre. Vai ser a próxima.
Bjs e muito obrigada por tanta inspiração. Vc reparou que é meu caderno de receitas on line, né! Continuei o comment aqui pq tem hora que trava. Mais fácil publicar o que deu e continuar depois! Bom finde!!!
ResponderExcluirMenina do ceu não é que tu aprendeu mesmo.Babei!
ResponderExcluir