19 julho 2013

Blondies com morangos

Blondies com morangos


Se brownies são moreninhos, blondies são sua versão loirinha. Um é o oposto do outro na coloração, mas ambos partem de ingredientes básicos como chocolate e bastante manteiga. A consistência dos dois é a mesma, bem cremosa e com uma casquinha na superfície que fazem dos dois bolinhos irresistíveis.


Esses blondies, além disso, me chamaram a atenção porque na receita também levava morangos. Lembrava um bolo que minha mãe fazia ao vim me visitar quando havia acabado ter ter minha filha - só que nem deu para comparar com a receita dela pois ela está viajando no momento.

Enfim, é uma receita numa medida bem boa em vários aspectos. O morango complementa o doce e dá um visual mais bonito ao bolinho. Também a quantidade me agradou, pois os morangos após uns 3 dias começam a ficar feios, mesmo tendo sido assados. Mas nem se preocupe que você não correrá esse risco, pois o bolo acaba antes disso, pode acreditar.

Bem, aproveite o final de semana e mãos à obra!


Blondies com morangos

Blondies com morangos
(fôrma retangular de 16 x 26 cm ou quadrada de 20 x 20 cm ou equivalente)

receita original DAQUI

Ingredientes
130g de chocolate em barra branco grosseiramente picado
80g de manteiga sem sal
2/3 xícara (chá) de açúcar granulado
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento químico - para bolos
1 pitadinha de sal
1 xícara (chá) de morangos lavados, sem os cabos e cortados ao meio

Blondies com morangos

Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte a assadeira com um pouco de margarina e forre com papel manteiga, deixando sobra nas laterais para depois remover da fôrma (dica: uso papel "Assa + Leve", muito melhor).

Derreta o chocolate com a manteiga em banho maria (sem deixar a tigela do chocolate encostar na água) ou no microondas, programando de 30 em 30 segundos. Aguarde esfriar um poco.
Usando uma batedeira elétrica, bata os ovos com o açúcar e a baunilha até obter um creme fofo e mais claro. Continuando a bater junte o chocolate derretido com a manteiga, o sal e a farinha, pulverizando e aos poucos. Por fim coloque o fermento e pare de bater.

Despeje a massa na fôrma e vá dispondo uniformemente os morangos com a face cortada voltada para baixo. Leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolo esse saia seco. Aguarde esfriar para remover da fôrma, puxando pelas pontas do papel manteiga.
Se quiser e para dar um visual mais caprichado, pulverize a superfície com açúcar com o auxílio de uma peneira e corte em quadrados para servir.

Blondies com morangos


Gostaram? Bom apetite!

7 comentários :

  1. Deve ser uma delicia, vou levar a receita comigo! Obrigado pela partilha ;)

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu andei atrás dessa receita há uns dias atrás pq tava com morangos na geladeira à espera de um milagre, totalmente sem inspiração, daí encontrei essa daqui e fiz. Ficou uma delícia!
    Não sei se foi a mesma que vc tinha encontrado, mas é bem parecida. E deu super certo!
    Hummmmmm... Vou até providenciar outro, agora usando a sua receita. Obrigada por compartilhar essas e outras tantas delícias. Já fiz várias. Sou fã do seu Caldeirão e recebo os posts por e-mail.

    Aqui o link:
    http://www.krissys-creations.com/2013/04/white-chocolate-strawberry-blondies.html

    Um beijo e um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris!!!!!!!!! Era essa mesmo!!!
      Gente, essa blogosfera é pequena mesmo!
      Então a Donna Hay não suprimiu receita nenhuma, eu que achei que tinha salvado e não salvei. Flalha nossa...rsrs

      Muito obrigada pela ajuda!
      Beijão e bom fim de semana pra vc também!

      Excluir
  3. Haha, eu achei que você estivesse brincando quando falou que os "blondies" são o contrário dos "brownies", nunca tinha feito essa relação com as cores antes huasuhsauhasuhas. Mas eles parecem deliciosos.
    Será que no Brou'ne (http://www.locamob.com.br/broune-market-place/details) eles vendem blondies também? Fiquei interessada em experimentá-los (e como não tenho a mínima habilidade na cozinha, não quero arriscar colocar fogo na minha casa se tentar cozinhá-los xD)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, tenha medo não, habilidade na cozinha a gente ganha com o tempo. Comece logo e veja como é prazeroso por a mão na massa.

      Traga boas notícias, tá? :-)
      beijos

      Excluir
  4. oi Sandra,
    adoro suas receitas. elas sempre me parecem simples, frescas, possiveis da gente fazer, e muito soborosas, alem de leves. adoro que voce da enfase a pratos vegetarianos.
    acabei de receber a salada de broto de feijao com manga e castanha de caju no meu email, onde recebo todas as suas atualizacoes. muito legal!!!
    vou torrar castanhas amanha para fazer um prato tailandes.
    beijo e sucesso

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!