14 junho 2013

Torta mousse de chocolate

Torta mousse de chocolate

O dia do aniversário da minha filha começou com esse cookie gigante

Esse ano perguntei-lhe que bolo queria, e ela não soube responder. Como não íamos receber seus amigos, achei que podia fazer uma torta que ela gostasse no lugar do bolo para cantar os parabéns e tradicionalmente apagar as velinhas.

Tinha uma ideia de fazer uma torta mousse de chocolate com algo mais, sem receita específica. Comprei ingredientes básicos para o que achava dar certo e inventei na hora. Parecia até aqueles programas "master chef" da vida. 

O resultado surpreendeu positivamente, ficou uma delícia de torta, modéstia à parte. Acabei deixando de lado um ingrediente que não soube como incluí-lo - não dessa vez - o doce de leite, um dos meus favoritos, uma pena. Não tem problema, em breve farei outra tentativa.

Gostaria de fazer uma consideração especial à mousse. Ficou com uma textura e sabor deliciosos. Se não quiser fazer a receita dessa torta completa, faça pelo menos a mousse. Mas o conjunto inteiro realmente ficou ótimo!


Torta mousse de chocolate


Torta mousse de chocolate
Torta mousse de chocolate
(fôrma de aro removível de 25 cm de diâmetro)

Ingredientes
>massa
200 g de bolacha tipo maisena (digestiva)
100 g de manteiga sem sal amolecida (temperatura ambiente)
2 colheres (sopa) de chocolate em pó - usei Callebault
1 colher (chá) de canela em pó
>mousse de chocolate
400 g de chocolate meio amargo
200 g de creme de leite - usei fresco
1 colher (chá) de gelatina incolor sem sabor
1 colher (sopa) de água morna (confortável ao toque)
5 ovos - claras e gemas separadas
1 pitada de sal
>ganache de chocolate branco
170 g de chocolate branco em barra picado
100 g de creme de leite


Torta mousse de chocolate

Preparo
>massa
Triture as bolachas no liquidificador ou processador. Despeje essa farinha em um recipiente, junte os outros ingredientes e trabalhe com as mãos até combinar tudo. Forre o fundo e laterais da fôrma, até uns 3 cm de altura. Leve à geladeira por no mínimo 1/2 hora.

>mousse de chocolate
Bata as claras com a pitada de sal até o ponto de neve (picos firmes). Reserve. Coloque as gemas em um recipiente à parte.

Derreta o chocolate em banho-maria ou microondas. Adicione o creme de leite e a gelatina previamente diluída na água morna. Mexa bem. Caso o chocolate fique um pouco endurecido pelo choque térmico, volte o recipiente ao banho maria. Aguarde esfriar um pouco.

Pegue 3 colheradas desse chocolate e junte com as gemas, misturando bem. Quando essa mistura estiver bem homogênea, despeje na tigela do chocolate, mexendo até combinar. Fazendo a mistura dessa maneira, em etapas, evita que as gemas cozinhem com o calor do chocolate.

Retire 1/3 das claras em neve e misture bem ao chocolate. Isso fará com que ele fique mais maleável. Agora, adicione as claras restantes, mas faça movimentos muito delicados para incorporá-las à mistura. Quanto mais cuidado e delicadeza, mais a mousse ficará macia e aerada.

Despeje essa mistura sobre a massa da torta. Retorne à geladeira até que fique firme.

>ganache de chocolate branco
Derreta o chocolate branco em banho maria ou microondas. Misture o creme de leite. Aguarde esfriar e só então despeje uniformemente sobre a mousse quando essa estiver firme. Volte a colocar a torta na geladeira.

Espero que tenham gostado!


8 comentários :

  1. Sandra sua torta ficou linda e parece deliciosa! Parabéns a sua filha!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Hummmm Sandra, acho que substituiu muito bem um bolo.Ficou divina.Me deixou com água na boca.Arrasou.Beijos e um excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Sou Louca por chocolate e esta Torta... Huuuuuuuuuummmmmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Está tão linda, que maravilha!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns á sua filhota ,desejo-lhe muitas felicidades.
    Adorei a torta ficou linda e deve ser um pecado...
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Sandra querida que torta linda, o mousse ficou com uma textura espetacular, como tudo o que vc prepara em seu cantinho, desejo à sua filha muita saúde e que todos os sonhos dela se realizem, bjs e um mega fds p/ vcs, Ana ;).

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha de aspecto!
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  8. Adoro! Quase que lhe consigo adivinhar o sabor.
    Bj gd!
    Ana
    http://receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!