21 junho 2013

O bolo "Souza Leão" na versão século 21

Bolo "Souza Leão"


A cultura de um povo é como uma colcha de retalhos, constituída de muitas particularidades. Só para citar algumas, localização geográfica, atividades econômicas, costumes que vieram também de outros povos, guerras, conflitos e tantas outras que ficaria aqui só me atendo a elas.

O reflexo dessa cultura aparece então no comportamento e predileções de um povo, manifestando-se na arte, arquitetura, música, vestimentas e no assunto o qual é o motivo desse blog, a culinária.

Há muito tempo atrás, na época das grandes navegações, o açúcar era uma especiaria. Bastava um pouco do seu consumo para dar uma sensação de euforia nas pessoas da época. Bem, o Brasil, teve em um dos seus ciclos econômicos o Ciclo da Cana de Açúcar. Passamos a produzir e a exportar açúcar para o mundo.

É de se esperar então que o brasileiro tenha essa cultura do doce bem arraigada. Nossos doces - os tradicionais - ao contrário de outras culturas, são bem doces, levam muito açúcar. E também foi o doce que ajudou a mudar um costume que no tempo do Brasil colônia não havia. As cozinhas eram separadas do corpo da casa principal, pois ali, quem cozinhava a comida de sal, eram os escravos que trabalhavam para os senhores de Engenho. A parte delicada, os doces, eram preparados dentro de casa, era a área da "Sinhá", a dona da casa.

Doce passou a ser uma manifestação do agrado, do bem receber, do presentear, do mimo. Os doces brasileiros sofreram uma grande influência de Portugal, país do qual éramos Colônia. Dos ingredientes básicos - ovos, açúcar, leite e frutas para as compotas - saíram uma gama bem diversificada de doces. 

Hoje, o bolo que compartilho, era um desses de família, o "Souza Leão", receita que era guardada como uma preciosidade. Por esse motivo são encontradas hoje muitas variações, imagino que por conta de cada um que tentou reproduzi-lo para aproximar-se da receita original.

Nunca havia imaginado me aventurar a fazê-lo, pois leva uma tal massa de mandioca fermentada, a puba, e por comodismo assumido, mesmo morando numa cidade em que se encontra de tudo, ainda o fato de comprar um ingrediente em um local mais distante que me tomaria horas por conta do trânsito já me desestimulava. A megalópolis a qual se transformou a antiga Vila do Colégio de Jesuítas, a São Paulo de Piratininga, parece que manteve algumas dificuldades de deslocamento, ainda que diferentes das da época.

Bem, aqui está o "Souza leão", que me permiti chamá-lo versão século 21, pois vocês verão a facilidade que os tempos modernos nos propiciaram em alguns aspectos.

Em tempo: esse NÃO é um post patrocinado.


Bolo "Souza Leão"

Bolo "Souza Leão"
(fôrma de furo central com 22 cm de diâmetro)

Ingredientes
2 vidros de leite de coco (400 ml)
1 embalagem de preparo para Quindim (Fleischmann)
1 embalagem de mistura para bolo de Aipim (Fleischmann)
200 g de manteiga derretida
1 pitada de sal

Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus.

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em fôrma untada com manteiga e pulverizada com açúcar. Cubra com papel alumínio (a parte brilhante voltada para a face do bolo), coloque a fôrma em uma assadeira e despeje água fervendo e leve ao forno para assar em banho maria.

Após 50 minutos, retire o papel alumínio e a fôrma do banho maria. Retorne ao forno por mais 10 minutos.

Aguarde esfriar. Passe uma espátula pelas bordas da fôrma para descolar e desenforme sobre o prato de servir.

IMAGENS CEDIDAS POR CECÍLIA PADILHA, BLOG "YES, WE COOK"

8 comentários :

  1. Nossa Sandra, sempre tive vontade de fazer esse bolo e também não fiz pela dificuldade dos ingredientes.Adorei a novidade.Preciso experimentar.Arrasou nos trazendo esta receita.Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a aula de história!! E o doce também! Realmente a versão século XXI combina muito mais com dia-a-dia da nossa querida (e insana!!) Sampa.
    Parabéns pelo blog e pela forma com que você escreve... Leitura suave e sempre muito interessante!
    Beijo grande! Carol

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber, se antes de por no liquidificador as misturas, tanto para quindim, como de aipim, se seguimos o que manda na embalagem, juntar 2 ovos, leite etc.. ou não.
    obrigada.
    vivara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivara, tudo bem?
      Havia te respondido por e-mail, mas como outras pessoas podem ter a mesma dúvida, respondo de novo.
      A receita é exatamente como postei, colocar todo o conteúdo das embalagens dos produtos da caixinha no liquidificador com os outros ingredientes. Nesse caso eles são a base para o preparo de outra receita e NÃO devem ser preparados previamente como está no verso da receita base.
      Só colocar tudo e bater no liquidificador.
      Abraço

      Excluir
  4. Sandra, que facilidade esse Souza Leão modernizado! Também sou apaixonada pela culinária tradicional do nosso país (principalmente a doçaria!) e fico só na vontade por causa dos ingredientes, do preparo etc. Nunca comi bolo Souza Leão, olha aí minha chance! Levo a receita e adorei as informações. Agora, faço um apelo desesperado: tô vendo ali no fundinho da foto meu amado bolo pé-de-moleque. Já morei no Nordeste quando criança (minha família é nordestina) e cai uma lágrima de lembrar esse bolo, tão comum por lá nas festas juninas. Se essa receita também tiver truque, por caridade me informar :) Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esse bolo de certeza que é mágico, mal pousou na mesa desapareceu!Pelo aspecto se tivesse ao pe de mim desaparecia rápido :)
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Me apaixonei por esse bolo San, que delicia. Amanhã mesmo vou fazer. Obrigada viu? Bjocas

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!