06 março 2013

Vinagrete de berinjela

Vinagrete de berinjela


Certo que temos que aceitar o que está já não está mais em discussão: " a pressa é inimiga da perfeição". Vamos só complementar com "porém ela é irmã gêmea da criatividade".

No susto, ou na pressa, ou no improviso, como queiram, essa Bruxa que vos escreve e que coabita o mesmo ser que a arquiteta Sandra, alternando ao longo da vida o tanto de uma ou da outra que é solicitada e se sobressai, têm fases que não dá para ser diferente, quem fala mais alto é quem mais tem que prestar contas com as demandas do cotidiano, e então não sobra tempo, nem tanto para cozinhar, mas até para providenciar o que cozinhar.

Essa receita que hoje gloriosamente vos trago veio assim. Abri a geladeira, praticamente vazia e peguei o que tinha e voilá, não é que saiu uma berinjela surpreendente?

Juro que eu não dava nada pelo resultado. Pode confiar e na próxima vez que fizer um vinagrete e quiser variar, sugiro essa maneira. Se quiser colocar o tomate tradicional tudo bem (não coloquei porque não tinha em casa) ou até para os vegetarianos que queiram fazer um recheio para uma receita que leve carne, essa pode ser uma preparação da berinjela bem saborosa, só não finalize como o vinagrete.

Comemos no almoço e a sobra rendeu um complemento para incrementar um sanduíche de queijo quente do jantar. Show de bola!



Vinagrete de berinjela

Vinagrete de berinjela

Ingredientes
1 berinjela média cortada em cubos bem pequenos
1 cebola roxa (ou branca) cortada em pedaços bem miúdos
1 pimentão verde pequeno cortado em cubinhos
1 pimentão vermelho cortado em cubinhos
1 dente de alho bem batidinho - se quiser pode omitir, mas recomendo
1 punhado de salsinha bem batidinha
suco de 1/2 limão - ou vinagre branco
azeite extra- virgem
sal

Preparo
Aqueça uma frigideira ou panela anti aderente e coloque a berinjela para fritar SEM NENHUMA GORDURA. Mexa para que ela amoleça por igual e não grude no fundo. Apague o fogo, coloque em um recipiente e aguarde esfriar. Adicione a cebola, pimentões, salsinha, alho (dá um toque especial) e tempere com sal, limão e azeite generosamente (ou ao seu gosto). Leve à geladeira por no mínimo 1 hora.

Quando for servir regue com mais um fiozinho de azeite.

Esse vinagrete pode ser uma entrada, acompanhamento ou até para fazer sanduíches.

Gostaram? Bom apetite!



6 comentários :

  1. Tem um aspecto tão bom que apetece mesmo comer.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sandra, olha aí o acompanhamento do meu jantar de hoje! Vivo atrás de coisas para fazer com beringela, pois ela faz sucesso aqui em casa. Adorei essa receita, vou experimentar! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei esta receita Sandrinha e com toda certeza vou fazer.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Sandra, vou fazer logo essa receita, tenho uns pedaços de berinjela, outros pedaços de pimentão, tudo rolando na geladeira (com bastante espaço pra rolar na geladeira vazia)!
    Saudade de você, sempre penso no nosso café que ainda não saiu. Agora estou mais disposta para sair, apesar do barrigón (é menina!).
    beijão!

    ResponderExcluir
  5. Receita testada e aprovada! Simples e muito boa! Usei o que tinha e voltando aqui vi que me esqueci do alho...enfim, ficou bem gostoso, no dia seguinte melhor ainda. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Receita aprovadissima! Todos gostaram! Parabéns.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!