19 março 2013

Sopa para a chegada do Outono

Sopa de vegetais e massa

Ainda faltam alguns dias para a entrada oficial do outono, mas aqui no Brasil, onde não temos as 4 estações do ano tão definidas, o frio e as chuvas fazem jus aos versos do nosso ilustre Tom Jobim "...são as águas de março fechando o verão"

Mais um ciclo, mais uma mudança nas vestimentas, nos hábitos e na alimentação. Para quem quer estar em equilíbrio constante e manter a mesma variedade de nutrientes das saladas e dos vegetais frescos não precisa abrir mão dos nossos amigos coloridos do Reino Vegetal não, apenas mudar um pouco a forma de prepará-los e consumi-los.


Tínhamos as saladas, agora temos as sopas, uma das melhores interpretações de comfort food na minha opinião. Sopa acalenta a alma e sacia o corpo com tudo o que de melhor você pode cozinhar. Sim, sopa é mais um coringa na nossa alimentação.

Ontem fiz para o jantar essa sopa, escolhendo os vegetais pela cor e textura e saiu essa sopinha tão alegrinha e colorida. 

Boas vindas ao Outono!

Sopa de vegetais e massa
Sopa de vegetais e massa
(4 pessoas)

Ingredientes
1 cebola pequena cortada em cubinhos
1 xícara (chá) de pequenos buquês de couve flor
1 xícara (chá) de repolho roxo fatiado
1 xícara (chá) de cenoura em cubos pequenos
1 xícara (chá) de mandioquinha cortada em cubinhos
1 xícara (chá) de batata em cubinhos
1 xícara (chá) de abobrinha italiana cortada em cubos pequenos
1/2 xícara (chá) de macarrão tipo argolinha (ou outro próprio para sopa)
1 pedaço de 5 cm do talo de alho poró fatiado
1 punhado de salsinha e cebolinha picadas
sal
azeite extra virgem


Sopa de vegetais e massa


Preparo
Em uma panela grande doure a cebola em um pouco de azeite. Adicione a couve flor,o repolho, a cenoura e a mandioquinha. Salgue e cubra com água. Tampe a panela e quando estiver um pouco menos duro, acrescente a batata e o macarrão (se necessário acrescente mais água). Quando esses também estiverem quase cozidos, junte a abobrinha.

Deixe cozinhar até quase tudo estiver macio, porém sem desmanchar. Adicione o alho poró e após uns 3 minutos, corrija o sal, se necessário, apague o fogo e junte a salsinha e cebolinha para finalizar.

Sirva quente e se gostar, regue com um fiozinho de azeite no prato.

Bom apetite!

5 comentários :

  1. Delícia!!! Amo sopas! E a sua combinação ficou ótima! Vou anotar!
    Ontem também saiu uma sopinha aqui...

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro sopas. Esta está mesmo um espectáculo. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ficou com uma cara de confortável mesmo!! Vou fazer (sem a massa) e depois te conto... bjs

    ResponderExcluir
  4. Adoro sopinhas assim San, com a chegada do tempinho nublado e friozinho, uma sopinha dessa é bem reconfortante. Ficou linda, colorida e sendo de legumes, adoro. Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Muito bonito o título de seu blog hoje - Sopa para a chegada do outono. Muito delicado. Gostei tanto do título quanto da sopa. Parabéns pela arte poética e a culinária. Beth

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!