Enfim chegamos ao começo, ou ao final que remete ao início da estória ou algo do tipo.
Então vamos à ordem cronológica dos fatos que prometi contar quando no início da semana falei que fiz três sobremesas diferentes mas que de uma maneira se interligavam.
Foi essa gelatina a primeira receita que me interessou no livro "Cozinha de Estar", da Rita Lobo (cuja estória toda está AQUI). Aí, como parte - importantíssima, na minha avaliação - do acompanhamento era sugerido esse Creme Inglês. Como sobraram 6 claras dessa receita (e haviam mais 4 na minha geladeira), resolvi investir também no delicioso Pudim de Claras, que acabou sendo a sobremesa que levei para um almoço familiar.
Agora que tudo faz sentido, vamos às considerações dessa receita principal. Essa é uma gelatina gostosa, porém com sabor sutil para alguns paladares. Se for fazer, recomendo mesmo acompanhar com o creme inglês. Fica uma combinação perfeita!
Vamos lá?
Gelatina de vinho e especiarias
(fôrma de furo central com 20 cm de diâmetro)
Ingredientes
2 xícaras (chá) de vinho branco
2 xícaras (chá) de chá de erva doce bem forte (*)
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 pacotes (12 g cada) de gelatina em pó incolor e sem sabor
3 paus de canela (aqueles tipo em rama, que parecem rolinhos)
5 cravos-da-índia
3 anises-estrelados
(*) chá de erva doce forte: são 5 saquinhos para as 2 xícaras (chá) de água fervente. Deixe em infusão por mais ou menos 5 minutos antes de utilizar.
Preparo
Um uma panela, leve ao fogo o vinho com o açúcar dissolvido e as especiarias. Quando ferver, tampe e conte 2 minutos antes de desligar o fogo. Adicione o chá de erva doce.
Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem. Junte o preparado do vinho e erva doce aos poucos, mexendo bem para ir dissolvendo por completo.
Molhe o interior de uma fôrma de furo central com água gelada (ou use aquelas que tem uma tampa removível que facilita desenformar). Despeje o líquido e leve à geladeira até endurecer.
Para desenformar mergulhe a fôrma em água morna por alguns instantes. Coloque um prato sobre a fôrma e dê umas sacudidas para soltar. Retorne à geladeira até a hora de servir.
Sirva com o creme inglês à parte. Bom apetite!
Hmmm, aí o creme inglês apareceu! HAhaha Muito boa receita, o creme inglês deu o toque final. :D
ResponderExcluirOi Sandra!
ResponderExcluirMas que coisa mais chique e deliciosa! Super diferente... estou aqui te aplaudondo de pé rsrs
bjssss