Essa semana postarei as receitas de três sobremesas que fiz no final de semana, todas tiradas do livro "Cozinha de Estar" que ganhei no concurso #receitacomchocolate do site Panelinha. Antes que achem que foi o afã da estreia do presente, quero dizer que a opção em fazer as três simultaneamente foi em função de aproveitar alguns ingredientes, pois o que sobrava em uma receita era exatamente o que a outra precisava.
Então hoje começo com o pudim de claras, uma sobremesa bem levinha, com gostinho de doce de vovó.
Minha única observação é que este é um doce bem doce. Vou sugerir o complemento que a Rita Lobo, autora do livro recomendou: esse pudim você pode servir acompanhado de um coulis de manga, que você faz batendo a fruta sem a casca e o caroço no liquidificador. Da minha parte até colocaria umas gotinhas de limão, para perfumar e dar um toque mais azedinho.
Vamos lá?
Pudim de Claras
(fôrma de furo central com 24 cm de diâmetro)
Ingredientes
>pudim
10 claras de ovos (em temperatura ambiente)
1 pitadinha de sal
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão
raspas da casca de 1 limão
>calda
3/4 xícara (chá) de açúcar
Preparo
>calda
Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo até ficar com uma coloração dourado claro e engrosse um pouco. Despeje na fôrma de buraco, deixando escorrer pelas laterais.
Dica: esse método deixa a calda não muito dourada. Se gostar e quiser dar uma tonalidade mais forte, sugiro colocar o açúcar numa panela de fundo grosso, levar ao fogo baixo, mexendo eventualmente para não queimar e só quando começar a caramelizar juntar a água. Deixe cozinhando até dissolver por completo e a calda ficar mais espessa.
>pudim
Usando uma batedeira elétrica e em velocidade alta, bata as claras com a pitada de sal até o ponto de neve (aproximadamente 20 minutos). Acrescente o açúcar aos poucos, pulverizando a cada adição. Por último junte o suco de limão e as raspas. Desligue e coloque na fôrma previamente caramelizada com a calda, dando umas batidinhas para as claras preencherem os espaços vazios.
Leve para assar em banho maria (*) em forno preaquecido a 150 graus (a temperatura mínima do meu é 180 graus e deu certo) por 1 hora.
Aguarde esfriar, passe uma faquinha para descolar as bordas, sacuda delicadamente para se certificar que o pudim descolou, coloque um prato com bordas altas sobre a fôrma e vire de uma vez para desenformar.
Leve à geladeira até a hora de servir ou por no mínimo 1 hora. Se gostar, decore com laranja cristalizada picada.
(*) banho maria: coloque a fôrma do pudim sobre uma assadeira maior, preencha com água fervente antes e leve ao forno.
Nota: além do coulis de manga, você também servir com coulis de maracujá ou goiaba.
Bom apetite!
Que fácil e que linda!
ResponderExcluirAdorei a dica!
Beijooos
Oi Sandra, fiz apenas uma vez pudim de claras para aproveitar as que tinham sobrado de uma receita de papos de anjo, é sempre assim criamos nova receita para não haver desperdício.Seu pudim me deixou com vontade de fazer novamente.
ResponderExcluirParece delicioso e ficou lindo.Beijos querida e parabéns mais uma vez.
Adoro esse pudim mas nunca me atrevi a fazer!
ResponderExcluiro teu ficou tão lindo!! meu deus!!
gostinho de infância!!
beijos
*quem sabe depois da tua receita eu me encorajo e faço!!