08 março 2013

Tortinhas de caramelo e chocolate



Tortinhas de caramelo e chocolate

Do capítulo sentimentos inexplicáveis.

Vergonha. Quer sentimento mais sem nada a ver? Claro, não me refiro à vergonha de atos espúrios ou desvios de conduta, mas àquela "vergonhinha" de bobagens. 

Vergonha de usar aquele sapato que para você tem "tudo a ver", mas que nunca ninguém fez sequer um comentário (bom ou ruim), de falar para mais de duas pessoas (sua família não vale), de expor seus sentimentos (claro que nada a ver com o "Pedrooo, cadê meu chipeee??"), enfim vergonha de provar alguma coisa que parecia ser gostosa e você recusou.

Desse tipo é que vou contar um caso. Quando era pré adolescente costumávamos - naquela época e na minha cidade não haviam os perigos que temos hoje - passar na casa das amigas para ficar sem fazer nada, só conversando na porta. Um dia daqueles, uma das minhas amigas veio me atender com um pedaço de torta da mão. Era uma torta de leite condensado. Obviamente ela me ofereceu e insistiu, mas eu, boba, recusei. Recusei e me arrependi depois, claro. Essa estória deve ter quase 40 anos e eu nunca esqueci!

Pior de tudo é que eu podia ter explicado a tal torta para a minha mãe fazer, ou mesmo eu tê-la feito já quando aprendi a cozinhar, mas como esse relato é sobre os sentimentos inexplicáveis, então não tem explicação. Paciência.

Então, finalmente, outro dia deu uma vontade de comer "alguma coisa doce" e eu realmente não sabia o quê. Fiquei um tempo pensando e tentando adivinhar. E não é que a tal torta "apareceu'?!?!

Fui com tanto empenho para a cozinha, afinal, era um resgate de um sentimento antigo e fiz a tal torta. Aliás, fiz ainda com uma cobertura de chocolate que não tinha na da minha amiga, afinal, anos e anos de espera mereciam um gran finale.

Valeu a pena esperar. Degustei com muito gosto, de fato a combinação é deliciosa. Recomendo fazer em forminhas menores para comer com as mãos, como se fossem bombons, mas se quiser fazer em fôrma maior não tem problema.

E assim, mais um capítulo da estória da vida da Bruxa se encerra. Com final feliz!




Tortinhas de caramelo e chocolate



Tortinhas de caramelo e chocolate
(renderam 12 unidades em forminhas de 6 cm de diâmetro e fundo removível)

Ingredientes
>massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 gemas
2 colheres (sopa) de leite
2 colheres (café) de fermento químico - para bolos
>recheio
1 lata de leite condensado cozido em ponto de corte (ou 400g de doce de leite de consistência bem firme)
>cobertura
200 g de chocolate em barra (meio amargo ou ao leite) picado
200 g de creme de leite (pode ser o de caixinha)



Tortinhas de caramelo e chocolate

Preparo
>recheio
Coloque a lata de leite condensado em pé (retire o rótulo e a cola, se tiver) em uma panela de pressão, cubra com água até três dedos a mais que sua altura). Leve ao fogo e ao sinalizar que pegou pressão, conte 30 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo e deixe a lata ainda dentro da panela até a pressão sair toda naturalmente. Só então abra a tampa, retire a lata e deixe esfriar completamente antes de abrir para evitar acidentes. Coloque na geladeira para ficar ainda mais firme.

Nota: Você pode fazer esse preparo prévio e até estocar a lata de leite condensado já cozida. Serve como um doce de leite super gostoso.

>massa
Preaqueça o forno a 220 graus.
Misture todos os ingredientes em uma tigela grande e trabalhe com as mãos até formar uma massa. Forre o fundo e as laterais das forminhas ou da fôrma grande. Faça furos com o auxílio de um garfo na base e nas laterais para a massa não estufar.

Dica: faça isso sempre nas massas de torta que levam fermento.

Leve para assar até as bordas começarem a dourar. Retire e aguarde esfriar um pouco.

>cobertura
Leve ao banho maria o chocolate e o creme de leite para derreter mexendo com uma espátula até formar um creme liso e brilhante. Retire do fogo e deixe esfriar para ficar mais consistente e não escorrer tanto.

Obs.: o fundo da tigela que estiver derretendo o chocolate NUNCA deve tocar a água do banho maria. Quem faz derreter é o vapor. Também nunca deixe cair respingos de água no chocolate.

Montagem
Coloque o conteúdo da lata de leite condensado cozida em uma tigela e mexa com um fouet ou garfo apenas para ficar maleável. Retire a massa das forminhas. Recheie as tortinhas já assadas e cubra com a ganache. Leve à geladeira para firmar o recheio e cobertura.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!



11 comentários :

  1. Mas que maravilha!
    O interior está fantástico :)

    ResponderExcluir
  2. Ai Sandra! Me identifiquei tanto com esse post! Eu ainda sou assim... cheia de vergonhas e quando o assunto é comida "alheia que não conheço" o negócio complica. O medo (nem é vergonha, viu? caso patológico, só pode...rs) de experimentar e não gostar, e depois ter que fazer a cara de que gostou é tamanho que muitas vezes eu digo "I'll pass" e depois o marido diz, "hummm... tava bom, vc perdeu! Por que sou assim??? (momento terapia virtual... hahaha)

    Mas, depois de ler esse post seu, fiquei inspirada! Também, com esse gran finale tão saboroso, e de resultado magnífico talvez eu tenha encontrado a solução para esses arrependimentos. (ótima desculpa para correr pra cozinha, não?)
    Espetacular essa versão mini das tortinhas! Um charme só!

    Parabéns pela apresentação e também pelo nosso 08/03, pois somos mulheres maravilhosas! (e modestas! hahaha)

    Bjo grande!

    PS: to levando a receita comigo! Tks ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida.
      Sabe que u tenho o "entrave" de não comer carne e muitas vezes tenho que pedir para alguém provar antes para saber se leva carne (esses bolinhos de festa, por exemplo).
      Vergonha a gente sempre passa e micos também. Sei que uma pessoa ´foi visitar uma amiga e que essa "adoçou" sem querer o café com sal. A visita ficou com vergonha de dizer e tomou mesmo assim. Aí é dureza, né?rsrs
      Enfim, são essas estórias que ficam.
      Beijo enorme minha flor!

      Excluir
  3. Que delícia!

    Ficaram muito bonitinhas assim, no tamanho de um bombom!

    ResponderExcluir
  4. Uma palavra: MORRI!
    Feliz nosso dia, Sandroca!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida!

    Vim parabenizar você pelo dia da mulher e desejar que tenha um excelente final de semana!

    "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. "
    Provérbios 31:10

    Vanessa

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra! Que tortinhas mais lindas, adorei! Sou fãzoca de doce de leite, principalmente desse que fazemos com a lata do leite condensado na panela de pressão. Uma delícia! Tenho que me conter para não comer sem parar!

    Estou com vontade de fazer essa receita no final de semana para o pessoal lá de casa, depois te conto!

    Ah, e feliz dia das mulheres! Beijos, Vivian

    ResponderExcluir
  7. Que lindas tortinhas San, deliciosamente caprichadinhas e delicadas. Feliz dia das mulheres pra vc e a todas as mulheres da sua familia. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que DELICIA!!!
    Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sandra querida, que maravilhosa e tentadora visão.Que maldade esta foto com a tortinha cortada ao meio.Babei de vontade.Arrasou com esta receita.Parabéns pelo premio do concurso, adorei sua foto com a Rita, também sou fã dela.Beijos.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!