22 março 2013

Pão rústico integral sem sova

Pão rústico integral sem sova

Desde minha adolescência faço pães. Não sei se devido a isso, a minha primeira incursão satisfatória na cozinha ou ao fato que fazer pão é uma terapia - um mecanismo de escape no nosso dia a dia tão atribulado - que sempre que posso coloco literalmente a mão na massa.


Só não os faço com mais frequência por um simples e importante detalhe: como são irresistíveis ao sair do forno, quentinhos e cheirosos, não me contenho e os como além da conta. Uma pena!

Bem, mas vamos para mais uma receita de pão, uma que já havia feito com farinha de aveia e que resolvi agora testar com farinha integral. Um pão bem fácil e macio apesar de não ser sovado. Recomendo!


Pão rústico integral sem sova

Pão rústico integral sem sova
(fôrma tipo para bolo inglês)


Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo branca
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 pacote (10 g) de fermento biológico seco - para pães
1 colher (chá) de sal
1 e 1/2 xícara (chá) de água morna (confortável ao toque do dedo)


Pão rústico integral sem sova


Preparo
Coloque todos os ingredientes secos em um tigela grande. Adicione a água. Use as mãos para misturar e faça movimentos como se estivesse cavando essa massa. Tampe com um pano seco e limpo e mantenha em lugar quente e sem ventilação.

Após 10 minutos, faça novamente esse movimento de cavar por 1 minuto para soltar o glúten. Torne a cobrir. Repita esse processo por mais 1 ou 2 vezes. No final desse processo, cubra e deixe descansar por 45 minutos ainda em lugar quente e sem vento.

Unte e enfarinhe uma fôrma, despeje a massa, volte a cobri-la e deixe descansar por mais 45 minutos, nas mesmas condições.

Preaqueça o forno a 200 graus. Cuidadosamente leve o pão para assar por aproximadamente 45 minutos. Retire do forno, aguarde uns 5 minutos e desenforme.

Pronto, agora é só se deliciar. Bom apetite!

6 comentários :

  1. Ficou um pão tão lindo e sendo integral agrada-me.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Vim desejar um Bom Fim de Semana e me deparo com esta Delicia ‘8)
    E não precisa sovar... Adoooooooro.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que apetitoso está esse teu pão, fantástico!

    ResponderExcluir
  4. Hummmm...muito bom,Sandra!O pior não é só devorar esses delicioso pães, o que vai por cima deles é que me mata rsrsrs beijkas

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra,

    também sou apaixonada pela mágica dos pães (aliás, isso chegou a influenciar o nome de um dos meus blogs); pena que esta magia não faça a gente emagrecer ao invés de engordar!
    Certamente vou testar esta receita...
    O pão está lindo!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Ficou bem apetitoso esse pãozinho.
    Kiss

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!