13 março 2013

Pão de café (semi integral)


Pão de café (semi integral)

Lembra quando falei nessa postagem que no livro "O chef sem mistérios", o nosso conhecido Jamie Oliver partia de uma receita básica de pães, dividindo-a em algumas etapas e para cada tipo de pão ele orientava algo como "na etapa 6 acrescente tal coisa" e assim mudava o resultado?

Fiquei inspirada na tal receita base e resolvi colocar "minhas manguinhas de fora". Afinal, cozinha é um grande e perfumado laboratório de experiências e, ao contrário dos outros -os dos cientistas malucos dos desenhos animados - não há perigo de explodir nada não. Bom, não vamos ter como certa essa afirmação.

Voltando ao assunto, juro para vocês que ia fazer o pão receita básica. Juro de pé junto, como dizemos aqui. Mas aí olhei para a garrafa térmica de café e brinquei com as mãos do destino. Coisa minha, pensei: se tiver 300 ml de café, sem sobrar ou faltar, então é para eu colocar na receita.

Adivinha??? Juro para vocês que tinha a conta certa, nem 1 ml a mais ou a menos. Mas aí sempre bate aquele medinho, tipo, será que vou estragar tudo? 

Bem, era ponto de honra pra mim, afinal, eu mesma na minha maluquice cabeça não tinha compactuado com o destino? 

Fui lá,  acrescentei o café e olha, mudou o aroma do pão a ser assado e o sabor, bem, para quem não souber que leva café ou não for um coffee geek nem vai adivinhar. Fica assim um "retrogosto" de café, como gosta de brincar com essa palavra meu amigo Wlad do blog "Cinebistrot".

Agora... a cor!!! Ficou bem bonita, né? 


Pão de café (semi integral)


Pão de café (semi integral)
(rendeu 1 pão redondo de mais ou menos 22 cm de diâmetro)

Ingredientes
10 g de fermento biológico seco (ou 15 g do fresco)
1 colher (sopa) de açúcar ou mel
300 ml de café preparado não muito forte (*)
150 g de farinha de trigo integral
100 g de farinha de trigo branca
250 g de semolina
2 colheres (chá) de sal

(*) para o pão básico substitua por 300 ml de água morna


Pão de café (semi integral)

Preparo
Dissolva o fermento com o açúcar em metade do café morno (150 ml). Aguarde 5 minutos antes de utilizar.

Em uma tigela grande ou sobre a superfície de uma bancada bem limpa, coloque as farinhas com o sal. Faça uma pequena cavidade no  meio, como se fosse um vulcão e despeje a mistura do fermento. Use as mãos para dar a liga. Agora vá acrescentando aos poucos o restante do café (assim você não corre o risco de deixar líquido demais e ter que  acrescentar mais farinha.

Quando a massa estiver formada e não grudando mais nas mãos, enfarinhe a bancada (se estiver usando a tigela), despeje a massa e sove-a por uns 20 minutos. Depois desse trabalho, forme uma bola com a massa, coloque-a em uma tigela levemente untada com azeite ou óleo, cubra com filme plástico ou um pano limpo e deixe crescer em lugar quente e sem vento até dobrar de volume.

Torne a despejar na bancada e amasse para tirar as bolhas de ar. Faça o formato do pão que desejar. No caso fiz um formato redondo com dois cortes na superfície em formato de cruz e polvilhei com farinha de trigo integral (para dar um aspecto bem rústico mesmo). Coloque o pão em uma assadeira untada e enfarinhada. Deixe mais uma vez crescer em lugar quente e sem vento.

Preaqueça o forno a 230 graus.

Leve o pão para assar até ficar firme e com a casca crocante (mais ou menos 35 minutos). Para se certificar se está pronto, vire o pão e dê batidinhas na base dele. Se fizer um som oco, então ele está assado.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!

3 comentários :

  1. Bolo bem diferente, gostei da cor, fiquei aqui imaginando o sabor.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante esta receita nunca comi pão de café, fiquei curiosa!!
    A julgar pelo aspeto maravilhoso parece ter ficado muito bom!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. hmmm, que boa ideia! E ficou bem bonito!
    Numa próxima vez vou tentar...

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!