17 janeiro 2013

Geleia de pêssegos ~ (nova) receita da colaboradora Claudinha

Geleia de pêssegos


Conheci a Claudia Fontenelle, autora do blog Brasilicus através de uma amiga em comum. A estória de como aconteceu está > nessa postagem < com a receita deliciosa. De lá pra cá nos reconhecemos em muitas coisas, muitos gostos - até brincamos o quão "chato" está ficando essa identificação - e temos trocado algumas coisas e tocado nossa amizade real pelo mundo virtual, esperando que alguns ares soprem e façam acontecer nosso encontro de verdade.

Bom, não quero me estender muito pois hoje a Claudinha está volta, novamente "dando uma mão no Caldeirão" com sua Geleia de Pêssegos. O texto abaixo e as fotos também são dela. E detalhe: a geleia acompanhou o pão Brioche, receita que ela fez daqui.

"Quando mudei para esta casa já sabia que havia um enorme pé de pêssego que nunca disse ao que veio. Nunca ninguém viu nada de bom saindo dalí. Mas este ano ele não só disse como gritou ao que veio. MUITOS pêssegos (todos bicados e bichados, óbvio) caindo todos os dias no jardim. Quando varro fico com dó dos mais bonitinhos e limpo as partes boas para fazer suco. No primeiro dia descobri que o pêssego fica marrom quando batido no liquidificador (igual maçã). No segundo dia já aprendi a pingar limão para evitar isso.

Hoje meu marido enjoou de suco e pediu... geleia!! 
"Nunca na vida comi geléia de pêssego e nem sabia como fazer. Pesquisei no Google como primeira referência. Entendi a lógica mas fiz do meu jeito".


Atualizando a postagem: recebi um potinho dessa geleia deliciosa via Correio, presente super carinhoso da Claudinha. Embalagem tão caprichada que a produção das fotos foi com o papel e o lacinho do embrulho. E a geleia?? Bem, maravilhosa!! A cor brilhante e laranja vivo já faz a gente comer com os olhos. O sabor é a fruta bem marcante e não super adocicada das geleias industrializadas.

Super obrigada Claudinha!


Geleia de pêssegos





Geleia de pêssegos


Geleia de pêssegos 
(aproximadamente 1,5 kg de geleia)

Ingredientes
1,2 kg de pêssegos sem o caroço mas com casca
500 g de açúcar
suco de 1 limão


Geleia de pêssegos

Preparo
Coloque a fruta com o açúcar e o suco de limão em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo brando até levantar fervura. Quando estiver amolecido (tipo pêssego em calda) despeje em um processador ou liquidificador e bata para virar uma pasta.
Passe essa mistura por uma peneira grossa e de plástico (a de metal oxida a fruta, deixando-a escura). Amasse bem para escorrer todo o líquido, deixando sobrar apenas as cascas e o bagaço da fruta.

Volte para a panela e leve novamente ao fogo brando, mexendo eventualmente até dar o ponto, que é quando começam a formar bolhas (cuidado pois elas explodem e podem queimar o braço). Não deixe cozinhar demais até ver o fundo da panela ou ao esfriar vai endurecer e perder a consistência de geleia.

Despeje ainda quente em potes de vidro bem limpos e esterilizados.

Dica: caso não tenha pêssegos em casa, como a Claudinha, compre aqueles que são baratos e que não estão saborosos para o consumo in natura, mas que vão bem para fazer o doce.

Super obrigada Claudinha! Volte sempre :-)

4 comentários :

  1. Muito boa a receita!!!!
    Só que fiz com os pêssegos inteiros e mesmo assim a geleia ficou muito boa....


    ResponderExcluir
  2. Muito boa a receita!!!!
    Só que fiz com os pêssegos inteiros e mesmo assim a geleia ficou muito boa....


    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!