08 dezembro 2012

Chutney rápido de manga


Chutney rápido de manga
Chutney é um acompanhamento bem versátil. Gosto de combinar com um refogado vegetariano ao curry e arroz branco (ou cozido com leite de coco), mas vai também bem com curry de frango, camarão ou carnes assadas e grelhadas.


É um pouco complicado dar a proporção exata da quantidade de especiarias em uma receita como essa, visto que cada um tem um paladar e predileção diferente. Foi assim que me baseei em uma receita do livro que já virou minha fonte de referência ever, o "Cozinhando para amigos" da Heloisa Bacellar. Só que gosto do chutney de manga um pouco mais apimentado, não que eu goste de pimentas em geral, mas nesse caso específico prefiro o sabor picante mais pronunciado. Aí fui alterando as proporções para o meu paladar.

Recomendo que ao fazer essa receita inicie com 1/2 colher de cada especiaria, conforme a receita original e depois vá acrescentando um pouco mais de cada até achar que está saboroso.

Ele pode ser servido quente ou frio. Se for guardar em potes de vidro, não esqueça de esterilizar, fervendo por alguns minutos. Coloque o chutney ainda quente e leve à geladeira destampado até esfriar. Quando isso acontecer, tampe e mantenha refrigerado.


Chutney rápido de manga

Chutney rápido de manga
(aproximadamente 700 g pronto)

Ingredientes
3 xícaras (chá) de mangas maduras cortadas em cubinhos - usei Haden
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) rasa de pimenta vermelha moída - usei calabresa desidratada
1/2 colher (chá) de noz moscada - de preferência ralada na hora
1 pitada de cravo em pó
1/2 colher chá de curry em pó
suco de 1 e 1/2 limão - usei galego
1 colher (chá) de sal - ou a gosto
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/4 xícara (chá) de água - se necessário
1 punhado de pimenta rosa para decorar - opcional

Preparo
Aqueça as especiarias em uma panela de fundo grosso. Quando começar a perfumar, acrescente a manga, o sal, o açúcar e o suco de limão. Se necessário acrescente a água. Mexa e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Acrescente a pimenta rosa se quiser dar um viasual mais bonito. Apague o fogo.

Pode ser servido morno ou frio.

Nota: lembre-se que a proporção das especiarias varia de paladar para paladar.

2 comentários :

  1. Falar de chutney de manga com certeza é fazer me lembrar da minha mãe! Ela adora! Eu nunca havia nem ouvido falar "nisso", até ela fazer em casa... Que delícia!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida!
    Belo acompanhamento, o aspecto ficou delicioso!

    Tenha uma semana repleta de bençãos junto a sua família!
    bjs

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!