11 dezembro 2012

Bolo de festa, simples e gostoso!


Bolo de festa coberto de merengue italiano

Pois então hoje vou passar a receita do pão de ló, recheio e cobertura do bolo decorado com motivo da personagem Hello Kitty.

Bolo de festa na minha opinião tem que ser simples, leve e agradar à todos. Nem adianta ser muito diferente disso, já que em geral ele compete com outras gostosuras.

Esse pão de ló já havia testado, aprovado e idolatrado nessa postagem >aqui<. Desde que o fiz pela primeira vez passou a ser minha receita oficial de pão de ló. Ele fica fofíssimo, leve, aerado e ao mesmo tempo bem estruturado, servindo bem a esse tipo de propósito, o de confeitar.

O recheio foi o coringa doce de leite feito a partir do cozimento da lata de leite condensado. Para mim é imbatível.

A cobertura tinha que atender a esse calor absurdo que estamos passando. Não quis usar nenhuma que levasse gordura para não correr o risco de escorrer. E além disso, essa feita de merengue italiano era a que considerei a mais leve possível.

Então vamos lá.



Bolo de festa coberto de merengue italiano 
(fôrma e 35 cm de diâmetro)

Ingredientes bolo (para cada receita)
170 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho 
2 1/2 colheres (chá) de de fermento químico - para bolos
4 ovos em temperatura ambiente
200 g de açúcar peneirado
2 colheres (sopa) de manteiga
80 ml de água fervendo

Preparo bolo 
Pré aqueça o forno a 230 graus.
Peneire a farinha e o amido de milho por 3 vezes. Reserve.
Dissolva a manteiga na água fervente e reserve.
Bata os ovos utilizando a batedeira elétrica por mais ou menos 2 minutos. Acrescente o açúcar aos poucos e deixe bater até a mistura ficar amarelo clara e fofa (aproximadamente 8 minutos). 
Desligue a batedeira e vá adicionando a mistura da farinha com o amido aos poucos, intervalando com a água com manteiga derretida (um pouco de um, um pouco do outro até finalizar). Adicione o fermento. Mexa cuidadosamente, fazendo movimentos de baixo para cima.
Leve para assar em assadeira untada e enfarinhada até ao espetar um palito no meio do bolo, o mesmo saia seco. Espere esfriar para desenformar.

Repita o processo para fazer o outro bolo.

Ingredientes cobertura
3 claras de ovo
3 vezes a quantidade (volume) das claras de açúcar peneirado

Preparo cobertura
Coloque as claras e o açúcar em uma panela de fundo grosso, mexa bem e leve ao fogo somente para amornar (temperatura confortável ao toque). Coloque na batedeira e bata em velocidade alta até ficar com a consistência de picos firmes e visual brilhante. 

Ingrediente recheio
1 lata de leite condensado cozido

Preparo recheio
Coloque a lata em pé dentro da panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo. Quando a panela apitar contar 25 minutos. Retirar a pressão e deixar a lata esfriar complemente antes de abrir. Para utilizar, remova o conteúdo da lata para um recipiente tipo bowl e mexa comum fouet (batedor de arames) ou gargo somente para facilitar espalhar no bolo.

Montagem
Coloque um dos bolos no centro do prato para bolos ou bandeja. Espalhe o recheio. Coloque a outra metade. Espalhe a cobertura de merengue, fazendo motivos nas laterais para dar um efeito ondulado. 

Dica: trabalhe rapidamente com esse merengue se a temperatura estiver alta e o tempo seco, pois esse tem a tendência de secar.

Veja >aqui< como fazer o desenho do personagem.



4 comentários :

  1. Ficou lindo minha sobrinha ia adorar um bolo assim podia adora a kitty.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Voce é prendada demais,sorte da sobrinha...
    ficou lindo, não sei se me arrisco a fazer não, minha paciência sumiu. rsrs

    ResponderExcluir
  3. Uau, pensa na pessoa talentosa! Adorei a decoração do bolo, a Hello Kitty ficou super! Além do que o bolo deve ter ficado uma delícia!

    Beijoca!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!