17 dezembro 2012

Biscoitos natalinos glaceados

Biscoitos natalinos glaceados


Todo fim de ano costumo fazer meus biscoitinhos já tradicionais, esses que já postei >aqui<. Para não falhar esse ano já fiz uma leva deles para mandar para a minha amiga secreta dos Foodbloggers, a minha querida Juliana do "Ju sem Pressa"

Só que fiquei curiosa com uma receita parecida e achei ideal para estrear os meus novos cortadores de biscoitos, presente que ganhei também nessa brincadeira de amigo secreto da minha outra amiga querida Cintya Maria, do "Cozinhar é Preciso"

A receita da qual falo veio do blog Tecnicolor Kitchen e me chamou a tenção pois levava um glacê que era fácil de manusear e confesso ter sido minha primeira vez nessa empreitada de decorar biscoitos. Fiz uma adaptação nas quantidades pois trabalhei a massa manualmente e ajustei alguns ingredientes para chegar a consistência necessária. 

A partir de agora farei novas tentativas na arte da decoração de biscoitos. Esses são fáceis, não requerem muita habilidade e podem ser também mais uma opção para fazer com as crianças nas festas de fim de ano ou para presentear.


Biscoitos natalinos glaceados




Biscoitos natalinos glaceados
(renderam 18 unidades de tamanhos e formas variadas)
receita original DAQUI

Ingredientes
>biscoitos
200 g de farinha de trigo 
50 g de açúcar cristalizado (usei orgânico)
raspas da casca de 1 limão galego
120 g de manteiga sem sal gelada e picada 
1 gema
1 colher (café) de essência de baunilha
>cobertura
1 clara
110 g de açúcar de confeiteiro peneirado
2 colheres (chá) de suco de limão
1 colher (chá) de essência de baunilha
corantes comestíveis coloridos (de preferência em gel) - opcional


Biscoitos natalinos glaceados

Preparo
>biscoitos
Coloque a farinha, o açúcar, as raspas de limão e a manteiga em um recipiente. Trabalhe com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione  a gema e a baunilha. Mexa até incorporar os ingredientes e formar uma massa uniforme. Faça uma bola, achate até formar um disco de 3 cm espessura, envolva em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 1 hora.
Enquanto isso prepare o glacê.

>cobertura
Usando uma batedeira elétrica bata a clara até obter o ponto de neve (picos firmes). Sem parar de bater vá adicionando o açúcar aos poucos. Acrescente e suco de limão e a baunilha. Bata até a mistura ficar maleável e brilhante. Se quiser fazer mais cores, separe porções desse glacê e em cada uma coloque o corante aos poucos, mexendo para uniformizar e até obter o tom desejado.

Pré aqueça o forno a 180 graus. Forre assadeiras com papel manteiga (passe um pouco de manteiga na base para o papel aderir e não ficar levantando). Veja agora o processo no passo a passo das fotos.


Biscoitos natalinos glaceados

1) abra a massa em uma bancada usando um rolo próprio até a espessura de 0,5 cm aproximadamente. Corte os biscoitos com os moldes.
2) transfira cuidadosamente para a fôrma forrada
3) leve para assar até ficarem levemente dourados. Espere esfriar para colocar a cobertura
4) usando uma espátula ou faquinha espalhe o glacê na superfície de cada biscoito
5) disponha-os novamente na assadeira e leve ao forno por aproximadamente 5 minutos, o suficiente para secar o glacê
6) retire-os do forno, espere amornar para removê-los da assadeira de deixe-os esfriar totalmente antes de guardá-los em pote fechado para mantê-los crocantes.


3 comentários :

  1. São tão coloridos estes biscoitos, adoro.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Mas que biscoitos tão lindos e apropriados a esta época natalícia!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Mas que lindos biscoitos, ficaram girissimos e são bem natalicios

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!