14 dezembro 2012

Panetone de festa recheado ~ Evento Catupiry

Panetone recheado de goiabada e Catupiry

Nessa semana fui convidada juntamente com um grupo de blogueiros para uma aula que a Empresa Catupiry promoveu para inaugurar seu espaço de workshops e cursos na sua loja em Moema, São Paulo e ensinar receitas que também são ótimas sugestões para as festas de fim de ano.

Bom, com toda a honestidade, o produto, para quem o conhece dispensa apresentações. É um queijo cremoso que casa bem em vários pratos. Sua textura e sabor não deixam dúvidas quando é o verdadeiro e o "falso".


Foi uma manhã muito agradável. A simpática culinarista Marisa Ribeiro preparou quatro receitas: Coquetel de camarão, Lasanha de salmão, alho poró e Catupiry, Filé mignon rechado de gorgonzola e Catupiry com peras carameladas e finalizando esse Panetone recheado de goiabada e Catupiry, receita que me surpreendeu muito.

Uma alternativa para dar um up naquele velho e bom panetone e agradar seus convidados. Vai por mim, vale a pena mesmo!


Panetone recheado de goiabada e Catupiry

Panetone recheado de goiabada e Catupiry

Ingredientes
>panetone
1 panetone (750 g) de frutas cristalizadas ou gotas de chocolate
300 g de goiabada (cremosa) amassada com o garfo
4 colheres (sopa) de leite
1 sachê (250 g) de requeijão Catupiry
>cobertura
100 g de chocolate meio amargo em barra picado (ou chocolate branco)
1/2 xícara (chá) de creme de leite - fresco ou de caixinha

Preparo
>panetone
Corte a tampa do panetone. Reserve. Corte e remova o miolo do panetone, deixando o fundo e borda com uma espessura de 2 cm. Esfarele esse miolo. Reserve.
Em uma panela de fundo grosso leve a goiabada com o leite para derreter, mexendo sempre até adquirir uma consistência cremosa. Desligue o fogo, espere amornar e junte o miolo esfarelado, mexendo até ficar uma mistura homogênea.
Coloque metade dessa mistura dentro do panetone cortado, espalhando para nivelar. Faça outra camada com o Catupiry e outra com o restante da mistura da goiabada. Cubra com a tampa que foi reservada e leve à geladeira por no mínimo 4 horas até o recheio firmar.

>cobertura
Coloque o chocolate e o creme de leite em uma tigela e leve ao banho maria, lembrando que o fundo dessa não deve encostar na água e não devem entrar respingos no chocolate. Mexa eventualmente até derreter. Despeje sobre a superfície do panetone, deixando escorrer pelas laterais. Leve novamente à geladeira até endurecer. Decore com laranja cristalizada ou frutas secas.

Nota: para substituir o Catupiry pode ser usado o cream cheese. Caso não encontre goiabada pode fazer com o doce em pasta que encontrar, por exemplo marmelada. São opções para quem não tem a facilidade de encontrar esses produtos bem difundidos aqui no Brasil.

Bom apetite!


4 comentários :

  1. desde que vi as fotos no Face já fiquei imaginando o sabor! Fiquei curiosa... não fica enjoativo? adoro goiabada!
    Bjaooo :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlinha, não fica não, a goiabada é azedinha e o Catupiry quebra o doce, mas sutilmente. Pergunta prazamigas que também provaram :-)

    Beijocas flor!

    ResponderExcluir
  3. Sandra, só quero dizer que morri quando vi esse panetone. Uma pena que o pessoal lá de casa é chato, enjoado, bobo e feio e não gosta muito da combinação "romeu e julieta" - eu amo -, senão estaria na nossa mesa de Natal com certeza. Quem sabe faço a receita com um minipanetone? Beijo!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!