19 outubro 2012

"Banana Loaf" com pedaços de chocolate

Banana Loaf



Bolo é bolo, mas existem variedades de acordo com as proporções de seus ingredientes e esses resultam em tipos bem distintos. Têm aqueles fofíssimos, que as claras em neve acrescentadas ao final conferem leveza à massa. Temos os úmidos, nos quais o "teste do palito" para ver se está pronto não funciona; os mais densos, o pão de ló, onde não vai gordura; o que vai virar rocambole e não leva fermento. E por aí vai.

Esse que trago hoje, o loaf, é um bolo de aparência densa, porém extremamente fofo. Lembra os bolos industrializados. Super gostoso para um café da manhã, um lanche, um chá, um café. Bolo de bolo, não precisa de cobertura ou recheio. É esse seu charme, o de não precisar de mais nada para brilhar.

Foi incrível eu ter escolhido um bolo de banana. Não é uma fruta que eu gosto, aliás, desgosto totalmente. Tanto que aqui no Caldeirão têm quase 450 receitas e apenas 2 (sem contar a de hoje) com bananas.

Mas estava folheando um livro à procura de cookies e ao ver essa receita lembrei das bananas na fruteira que iam se perder em mais um dia ou dois. Viraram esse bolo, e bem honestamente, até para mim que, desculpe, odeio banana (de verdade, sem exagero), ficou divino!

Da receita original não modifiquei nada, somente acrescentei pedacinhos de chocolate, que acho que deram um toque todo especial. Se você gosta de banana, então vai fundo com esse bolo. E se não, vai também. Recomendo!




Banana Loaf



Banana Loaf com pedaços de chocolate
(fôrma retangular 13 x 25x 11cm)
receita desse livro

Ingredientes
270g de açúcar mascavo
2 ovos
4 bananas médias (usei nanicas) descascadas e amassadas
280g de farinha de trigo peneirada
2 colheres (chá) de fermento químico - para bolos
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
140g de manteiga derretida
100g de chocolate meio amargo em barra picado em pedaços pequenos


Banana Loaf


Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Derreta a manteiga em uma panela em fogo baixo, tomando o cuidado para não queimar. Reserve. Coloque todos os ingredientes secos juntos em um recipiente.

Bata o açúcar com os ovos na batedeira elétrica até ficarem cremosos. Sem parar de bater, acrescente as bananas amassadas. Continue batendo e vá aos poucos acrescentando os ingredientes secos. Por último adicione  a manteiga derretida. Bata somente até misturar bem.

Enfarinhe os pedacinhos de chocolate e os adicione à massa, mexendo à mão até se espalharem por igual. Despeje essa massa em fôrma untada e enfarinhada. Leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolo esse saia seco. Aguarde amornar para desenformar.


9 comentários :

  1. Que aspecto delicioso...
    beijinhos
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Que aspecto magnífico, está uma delícia!

    ResponderExcluir
  3. Realmente Sandrinha,
    tem vários tipos de bolos, este com esta mistura de
    ingredientes só pode ter ficado delicioso!
    Um bela receita!

    Tenha um fds repleto de bençãos junto a sua família!
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  4. Sandra gostei da receita, deve ter ficado delicioso. Adoro todos os ingredientes!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra adorei seu bolo.Mesmo sendo mais resistente, ele parece úmido.Banana com chocolate combinam super bem.Parabéns querida, você sempre da um show nas suas receitas.Também tenho problemas com bananas muito maduras, só as como meio verdes.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  6. Textura diferente, aspecto molhadinho, diferente de você, adoro banana!

    ResponderExcluir
  7. Uma delicia! Fiz agora em 2020 e foi sucesso!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!