Pois foi assim que a nossa amiga, quituteiríssima e também blogueira Renata Prazeres surpreendeu a todos no Encontro Gourmet no workshop do Rap 10. Ela fez um mil folhas com esse pão e alguns duvidaram mesmo se ela não estava usando massa folhada. Um truque e tanto, uma ideia genial e extremamente fácil. No dia ela recheou com creme chantilly e frutas silvestres em calda (divina combinação!).
Minha sugestão é um pouco mais tradicional, recheei com creme de confeiteiro. O interessante também dessa receita é que é possível fazer um pré preparo das partes e montar instantes antes de servir. Os "folhados" podem ser assados e guardados em um pote com tampa e o creme na geladeira.
Uma receita que nada mais é que uma sugestão, mas veja só que resultado.
Mil folhas de Rap 10 com creme de confeiteiro
Ingredientes
>folhados
1 pacote de Rap10 (melhor o tradicional, dá o efeito mais folhado que os outros)
manteiga sem sal em temperatura ambiente - o quanto necessário
>creme
1 lata de leite condensado
2 latas de leite comum
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 gema de ovo (passada na peneira)
>para polvilhar
açúcar de confeiteiro e canela em pó
Preparo
>creme
Dissolva as duas colheres do amido em meia lata do leite comum até não sobrarem mais pelotas. Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo, mexendo até dar o ponto de mingau. Desligue e coloque essa panela em uma outra maior com água fria e mexa para não formar uma película na superfície. Quando esfriar por completo guarde esse creme na geladeira em pote tampado.
>folhados
Siga o passo a passo das fotos:
1) corte as pontas do pão, formando um quadrado central e divida-o em 2 retângulos
2) pincele levemente os dois lados com a manteiga
Leve para assar em forno pré aquecido a 200 graus até ficarem durinhos. Retire do forno e deixe esfriar totalmente. Guarde em pote com tampa.
Para a montagem: Passe em cada folha uma generosa porção do creme, montando umas 3 camadas uma sobre a outra. Pulverize o açúcar e a canela sobre a última camada com o auxílio de uma peneira.
O recheio pode ser esse, ou chantilly com frutas, ou doce de leite, ou creme com Nutella. Crie a sua variação e bom apetite!
Nota: Aproveite as sobras do corte dos retângulos para fazer o seguinte petisco: coloque-as em uma assadeira, regue com azeite e salpique sal e orégano seco. Leve para assar até ficarem crocantes.
Muito legal esta ideia! Realmente, fica muito parecido com massa folhada!!
ResponderExcluirAbraços, Fabiana.
Oi Sandra!
ResponderExcluirEu amei esta receita da Renata. Achei incrível a semelhança do rap10 com a massa folhada!
O seu ficou lindo =)
Bjos
Tania Minatel
to doida pra testar essa dica tbm! achei maravilhosa, e quando provei quase duvidei que era rap10! hehehe
ResponderExcluirbjosss
www.brisandonacozinha.com
Eu duvidava que do Rap 10 pudesse sair sobremesa fina e clássica.
ResponderExcluirAdorei essa sugestão e como consumidora habitual do produto, vou fazer, claro.
Beijinhos
Que maravilha de aspecto, adorei!
ResponderExcluirOi Sandra venho te convidar a receber um presente em meu blog.Você foi escolhida com muito amor.:)Beijos querida
ResponderExcluirLéia comeresocomecar.blogspot.com.br
Adorei a sugestão, Sandra! Além de linda e deliciosa, bem mais leve!
ResponderExcluirBjsss
Pq o meu rap 10 ficou duro?Qto tempo deixo no forno?
ResponderExcluirMarco, você passou manteiga nos Rap 10? Talvez tenha besuntado pouco. O tempo de forno varia muito, por isso não passo essa informação nas receitas, pois corre-se o risco da pessoa seguir e ou encruar ou assar demais.
ExcluirPelo meu palpite, acho que foi o tempo de forno que passou mesmo e acho que faltou vc passar mais manteiga, que ajuda dar o aspecto "folhado" (porém, não é uma massa folhada convencional, combinado?
Obrigada pelo seu comentário