26 setembro 2012

Brigadeiro de Caipirinha

Só para introduzir o que significa para pessoas de outros países (e que aindam não conhecem), Caipirinha é um famoso drink brasileiro feito à base de limões cortados em pedaços, colocados no fundo de um copo com açúcar por cima e depois macerados com um pilão de madeira póprio para soltar o suco. À isso acrescenta-se cachaça ou pinga (aguardente de cana de açúcar) e muito gelo. Mistura-se com um palitinho e está pronta uma das bebidas mais deliciosas do mundo! Pergunte a algum turista estrangeiro que tenha provado. É paixão na certa!

Mas o assunto dessa postagem é outro. Com o meu maior envolvimento com o Caldeirão, muitos amigos, mesmo os de muito tempo atrás, bem antigos e muito queridos, têm me enviado receitas compartilhando as que acham interessantes. Foi o caso dessa, que a Deborah, uma antiga amiga desde a faculdade postou na minha página do Facebook. Adorei a possibilidade de fazer um brigadeiro digamos assim, mais "adulto".

Mas a foto com a receita e a utilização da cachaça nos fez lembrar de um outro docinho, uma espécide de gelatina vermelhinha cortada em quadradinhos e passadas no açúcar cristal que era um hit das festinhas infantis nos anos 60/70, época da nossa infância. Chama-se pinguinha para ela e nós lá de Santos conhecíamos como cachacinha. Era uma época que não usávamos cinto de segurança nos carros, andávamos de bicicleta sem capacete, mas será que nossos pais eram tão sem noção que não se preocupavam em colocar bebida alcóolica nos docinhos da criançada? Claro que não! O álcool evapora com o calor do cozimento, mas deixa o perfume e o seu gostinho característico.

Enfim, esse não é um brigadeiro somente para adultos pela questão do álccol, mas o seu sabor lembrou muito a caipirinha, fato que pode ter um gosto que as crianças não aprovem ainda. Mas os adultos gostarão, com certeza!


brigadeiro de caipirinha


brigadeiro de caipirinha



Brigadeiro de caipirinha
(aproximadamente 40 docinhos enrolados)

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 a 2 colheres (sopa) de Cachaça - ou a gosto
3 colheres (sopa) de suco de limão
raspas da casca de um limão

brigadeiro de caipirinha

Preparo
Leve ao fogo médio e em uma panela de fundo grosso todos os ingredientes acima, com exceção das raspas do limão. Mexa com uma colher de pau e até conseguir ver o fundo da panela ao raspar a colher. Acrescente as raspas de limão e mexa bem. Coloque em um prato untado com margarina e quando esfriar leve à geladeira por no mínimo 2 horas até ficar uma massa firme.

Faça bolinhas usando uma colher de chá como medida para essas saírem do mesmo tamanho e passe-as no açúcar cristal. Coloque em forminhas próprias.

Caso queira pode colocar a massa ainda quente em copinhos individuais. Nesse caso tire do fogo um pouquinho antes do ponto de enrolar para ficar mais maleável para comer de colher. Decore com raspinhas de limão.


28 comentários :

  1. Imagino o cheirinho, adoro o cheiro da cachaça.
    Já aprovei!

    ResponderExcluir
  2. Oba!!!
    Eu quero
    rsrsrsrs
    Adorei querida
    :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de caipirinha! E essa sua sugestão parece-me muito boa!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra, que maravilha menina.Da vontade de se embriagar nessa delcicia, rsrs.Beijos querida e um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  5. Que óptima sugestão, devem ser deliciosos!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá Sandrinha,
    as fotos ficaram maravilhosas, e a receita é simplesmente
    irresistível!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  7. Ai que isto deve ser tão bom! Sugestão mesmo irresistível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Sandra esse brigadeiro deve ser tudo!! amei... Beijos...

    ResponderExcluir
  9. GOSTO DE CAIPIRINHA E ESSE BRIGADEIRO ESTA LINDO DEMAIS.
    TENHO A CERTEZA QUE IA GOSTAR.
    BJS

    ResponderExcluir
  10. Olá Sandra, corri nesta direcção para ver de perto esta
    "innovatio" :))
    Adoro caipirinha, esta receita não me escapa minha amiga, obrigada pela partilha, beijinhos com saudades:)

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de caipirinha e adorei esta sugestão!!

    ResponderExcluir
  12. Que delícia Sandra! Um dia desses fiz um cupcake de caipirinha que ficou mega bom!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Deve se booommm demais!!bjs

    ResponderExcluir
  14. Fantástico Sandra! Ficou mesmo lindo.

    ResponderExcluir
  15. Oi Sandra!

    Deve ficar uma delícia! Tenho dificuldade de dar o ponto em brigadeiros, tu nunca pensou em postar uma receita de brigadeiro com fotos para ensinar aquelas que como eu tem esta dificuldade? Eu adoraria! beijo

    Nara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nara, tudo bem?

      Sim, claro, farei um dia desses e quem sabe até um vídeo para mostrar bem. Não tem segredo, só para adiantar te digo que esse truque de raspar a colher e ver o fundo funciona. Mas se você ficar insegura, nesse ponto abaixe o fogo e continue mexendo até sentir mesmo uma massa mais densa. Com o fogo baixinho não tem perigo de queimar.
      Espero ter te ajudado. Obrigada pelo seu comentário
      Beijos

      Excluir
  16. San que delicia deve ser essa caipirinha menina do céu!!!Além de linda. Levo a receita e levo tbém a receita do post anterior, vc arrasou com a torta, lindissima e com tudo que gosto. Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Sandra q prazer conhecer seu blog! Estou encantada com suas receitas, agora vou te acompanhar! Adorei a receita desse brigadeiro, vou fazer!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  18. Sandra,morri de rir dessa época que contou... me lembro que quando era criança não tinha prazo de validade, o que não estava mofado ou visivelmente estragado era comido, havia charutinhos de chocolate para criançada e ninguém se importava com o "politicamente correto"....rsrsrs fiz outro dia um brigadeiro de caipirinha, mas acredita que comemos todos antes de postar no blog...rsrsrs fica bom demais... preciso fazer de novo...bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  19. Amei demais essa receita, Sandra! Vai pra minha lista, claro! Vou fazer assim que chegar no Brasil, com nosso maravilhoso limãozinho e a brasileirissima cachaça!! Uiii!

    ResponderExcluir
  20. Sandra estou conhecendo seu blog e suas receitas são tão "fazíveis" e deliciosas que resolvi te seguir. Obrigada por partilhar tanta gostosura.
    Bjão da Lú Melo (sua mais nova segidora)

    ResponderExcluir
  21. Bem diferente, fiquei curiosa! Vc sempre capricha nas apresentações, parabéns/1

    ResponderExcluir
  22. Sandra, adorei a ideia, minha filha, fã de brigadeiro e de caipirinha, vai alucinar, hehehe. Por favor, vc tem a receita daquele docinho que vc citou, a cachacinha?? Eu era louca por aquele doce mas nunca soube como se faz, gostaria de tentar fazer agora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia, a receita da minha mãe "sumiu", ela não lembra mais. Porém achei em um livro uma receita similar. Imagino que o resultado seja parecido. Você "guenta" eu fazer e postar ou gostaria que eu te enviasse por email. Digo isso porque não testei, só iria repassar.
      Beijos

      Excluir
  23. Olá
    A cachaça indo no fogo ela não perde o álcool?

    ResponderExcluir
  24. Olá
    A cachaça indo no fogo ela não perde o álcool?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, tudo bem?

      Perde sim, mas o aroma e o gosto ficam. A ideia é que perca um pouco do álcool e fique só a essência. Caso vc queira manter um pouco do álcool, adicione a metade no início do processo e a outra nos momentos finais.

      Abraços

      Excluir
  25. Eu amei a receita. Ficou uma delícia. Obrigada por compartilhar.🙏❤

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!