02 julho 2012

Risoto de alcachofra e quinoa , indicação de livro e uma entrevista com a Bruxa

Risoto é aquele prato bem versátil. Pode ser o mais simplezinho possível, básico, caseiro. É uma saudável comfort food, mas pode também vestir roupa de festa, feito com ingredientes elaborados e inventivos para ser oferecido numa refeição mais formal ou recepção.

O Caldeirão tem muitas receitas de risoto. Pelo menos uma vez por semana temos esse prato como uma das nossas refeições em casa. E haja criatividade para tanta variação e para não repetir receitas.

Então, iniciando o apoio e parceria da Cooklovers/ Livraria Gourmet com o Caldeirão, eis que chega às mãos da Bruxa o livro "Risotos- 26 receitas fáceis". São receitas que contemplam todos os gostos. Algumas são mais usuais, se é que poderia falar assim, e outras bem diferentes, porém todas com um toque especial.

Ficou muito difícil a escolha da primeira receita do livro para testar e apresentar aqui para vocês. Confesso que tem uma de café e funghi que me balançou bastante também. Mas essa que acabei optando era tão a cara do Caldeirão que não poderia mesmo ter feito outra escolha. A combinação da quinoa, ingrediente que sempre uso na minha cozinha, com um leve toque de canela, que mesmo que você não seja tão fã como eu vale muito a pena utilizar, diria que leva a combinação com a alcachofra a outro patamar. É aquele toque, a poçãozinha mágica que faz toda a diferença. Palavra de Bruxa!

E se você gostou da sugestão, tem mais 25 outras que fazem do livro uma boa aquisição para os risotolovers. Esse e outros títulos bem bacanas podem ser consultados e adquiridos no banner da Livraria Gourmet, na barra lateral direita do blog.

E hoje, no "Blogs de Culinária", tem entrevista de destaque com a Bruxa, ou melhor, com a blogueira Sandra Reis, contando um pouco do que é mexer o Caldeirão. Veja >>AQUI<<
Meus agradecimentos muito mais que especiais à querida Andréa Potsch pelo carinho de ter me dado essa oportunidade.

Então agora vamos à receita!



Risoto de alcachofra e quinoa
(2 pessoas)

Ingredientes
1 tablete de caldo de legumes - usei caldo em pó, em sachê
1/2 cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de manteiga para refogar
1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo
1/4 xícara (chá) de quinoa vermelha
1/3 xícara (chá) de vinho branco seco
1 pitada de canela em pó - coloquei 1/2 colher (café)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de coração de alcachofra picado - usei em conserva
1 colher (sopa) de ciboulette picada - esqueci de comprar e usei orégano fresco
4 colheres (sopa) de manteiga - finalizei com 1 colher



Preparo
Misture o caldo de legumes com 4 xícaras (chá) de água e aqueça. Em uma panela, derreta a manteiga, refogue a cebola e o alho. Junte o arroz e a quinoa. Refogue por alguns instantes. Acrescente o vinho e a canela. Quando o vinho evaporar, acrescente o caldo de legumes, concha por concha, mexendo durante todo o tempo para o arroz desprender o amido e deixar a consistência cremosa. Corrija o sal. Quando o arroz estiver no ponto, porém ainda com líquido suficiente, acrescente a alcachofra. Deixe aquecer, apague o fogo e adicione a manteiga e o queijo parmesão. Tampe a panela e aguarde 3 minutos. Finalize com a ciboulette.

Sirva imediatamente. Bom apetite!

Fonte:
Atelier de Receitas
André Bocatto e equipe Cooklovers
Risotos- 26 receitas fáceis



7 comentários :

  1. Imaginando este arroz quentinho a minha boca encheu de água e olha que ainda é cedo e nem tomei meu café da manhã, para quem não pula nenhuma refeição mesmo se levantar tarde, isso é uma boa indicação.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha também adoro risotos. Nunca experimentei com alcachofra, mas agora com toda certeza vou experimentar.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Foi um prazer publicar sua entrevista Sandra! O risoto ficou lindo, super delicado.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sandra!
    Já recebi esse livro também, mas ainda não fiz nenhuma receita. A especialista em risotos é minha filha.
    Vou conferir sua entrevista daqui a pouco.
    Já viu o novo vídeo do meu filho? Divulguei, também, o resultado da pesquisa sobre alimentos que as pessoas não gostam ou não comeriam de jeito algum. Fiquei surpresa com alguns resultados.
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Hum que delícia de risoto! Li sua entrevista hoje no blogs de culinária. Muito legal sua história com a culinária e com o blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. San parabéns pela entrevista e pela escolha da Andréa, boas perguntas e respostas ótimas. Adorei sua entrevista, e o risoto, maavilhoso. Bjos, excelente semana amiga

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!