16 julho 2012

O Caldeirão, a Bruxa, os 2 anos desse casamento e Bolo Brigadeiro

"Parece que foi ontem".

Mais difícil que criar um blog, mantê-lo, conseguir audiência, encarar todos os percalços dessa aventura de trilhar pelos meandros da blogosfera foi achar uma frase não clichê para ilustrar os 2 anos do blog.

2 anos! E parece mesmo que foi ontem!

Pisquei o olho e passou todo esse tempo. Mais de 400 postagens, das quais 90% de receitas, um número de visitas diárias que jamais imaginei alcançar quando, naquele 16 de julho de 2010 nomeei o meu caderno de receitas virtual com o mesmo nome de um caderno de receitas artesanal, carinhosamente oferecido a mim por uma amiga querida como presente de aniversário chamado "Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar", ignorando todas as regras do bom senso e da facilidade para o leitor levar esse nome à sério, lembrar e procurá-lo nos mecanismos de pesquisa.

Houve de fato uma bruxaria, ou sabe-se lá o que, mas hoje, nas estatísticas que direcionam ao blog, aparecem com uma porcentagem grande as palavras chave "caldeirão da bruxa solar". Significa que as pessoas acreditaram no nome e na proposta do blog e estão indicando aos amigos, aos familiares, fazendo uma divulgação boca a boca, reconhecendo carinhosamente o esforço dessa bruxa que despretenciosamente decidiu abrir as portas da sua cozinha caseira e compartilhar, no dia a dia, um pouco da magia que motiva o prazer de estar aqui, oferecendo o seu melhor.

São muitos agradecimentos: aos leitores, aos amigos, aos colegas e à Bruxa Solar, esse meu alter ego, essa dupla personalidade que tanto tem me trazido alegria e satisfação. Muito obrigada a todos! 

E vamos comemorar a data com um bolo que sempre agrada e é muito fácil, o Bolo Brigadeiro.



Bolo Brigadeiro
(fôrma redonda de 33 cm de diâmetro)

Ingredientes
>bolo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó - usei 1/2 de cacau em pó
1 colher (sobremesa) de fermento químico - para bolos
3/4 xícara (chá) de óleo
3 ovos inteiros
1 colher (sobremesa) rasa de canela em pó 

1 xícara (chá) de água fervida
>cobertura brigadeiro
1 lata de leite condensado 
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de chocolate em pó - não use achocolatado
granulado de chocolate para enfeitar

Preparo
>bolo
Preaqueça o forno a 180 graus.
Misture à mão todos os ingredientes (com exceção da água) até virar uma massa homogênea. Acrescente aos poucos a água fervida para dissolver bem. Despeje em fôrma untada e enfarinhada e leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolo o mesmo saia seco. Aguarde esfriar para desenformar.

>cobertura brigadeiro
Leve ao fogo o leite condensado, a manteiga e o chocolate, mexendo sempre até a consistência ficar espessa, porém antes do ponto de enrolar. Aguarde amornar 5 minutos antes de despejar sobre o bolo. Pulverize chocolate granulado para dar o ar de brigadeiro.

Rá Tim Bum!

25 comentários :

  1. Muitos parabéns por estes dois anos de blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra, fico muito feliz pelo segundo aniversário do seu blog. Lendo o seu relado percebo a semelhança que há entre os nossos começos, pois eu também comecei assim despretenciosamente e com o passar do tempo as coisas foram tomando corpo. Antes o que deveria ser um espaço para meus filhos buscarem receitas que sempre aprenderam a comer, para o compartilhamento com os amigos que fui ganhando neste tempo todo.

    Parabéns querida, muito sucesso para você! Vida longa ao seu blog e que ele te proporcione muitas alegrias.

    E para dizer que não falei das flores... o bolo está digno de festa de aniversário.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sandrinha,
    dois anos de delícias, capricho e carinho, seu blog é
    maravilhoso, aprendo muito com vc.
    No começo a gente chega tímida e depois vem as amizades ao
    qual fazem parte do nosso dia a dia, e vc é uma delas, estou
    sempre aqui este cantinho que gosto muito!

    Parabéns e felicidades para este cantinho especial, que através
    dele conheci uma pessoa linda e iluminada como vc!
    O bolo está lindo e tentador!

    Beijinhos, fica com as bençãos de Deus!

    ResponderExcluir
  4. Então... Parabéns à dona Bruxa e a seu Caldeirão que está sempre em ebulição preparando delícias, como esse bolo delicioso que eu adooooro!Beijão e sucesso sempre Sandrix

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! E que você continue por muitos anos nos trazendo essas receitas deliciosas.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Sandra, parabéns pela data! Já mergulhei nessa caldeirão de delícias várias vezes e os números só estão aí pra comprovar todo carinho e dedicação que vc dedica ao blog! bjss e muito sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  7. Sandra, parabéns pelos 2 anos de blog, seu caldeirão é recheado de coisas boas, continue sempre assim, muito, mas muito mais sucesso!!
    Beijos, uma semana iluminada!!
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandra parabéns pelos dois anos de blog e que dure por muito mais tempo.
    Que essa união traga frutos bons na sua vida e que você não desanime, pois ficaremos felizes em vê-la aqui conosco.Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Sandra, não é ao acaso que este cantinho tem o sucesso que tem. Se tudo é feito com muito amor, não teria como desandar! Que este seu projeto cresça muito, prospere sempre e te traga muitas alegrias... e para nós, receitinhas sempre maravilhosas.
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Sandra, q seu blog cresça cada dia mais e continue fazendo sucesso
    E o bolo manda pra mim tá rs
    Bjs e uma ótima semana
    Vivi
    Blog da Vivi de tudo um pouco
    www.viviass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sandra parabéns! Seu blog é lindo, uma delícia, se no começo o nome é difícil depois torna-se inesquecível!
    Sucesso sempre para você, a bruxinha mais querida do blogosfera!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Sandra, e muito sucesso pra você!!
    Vim aqui comer "algumas" fatias do seu bolo que é um dos meus preferidos e deve estar uma delícia.
    bjoss

    ResponderExcluir
  13. Faz mais ou menos 1 aninho que você chegou lá em meu cantinho para me oferecer uma fatia daquela torta maravilhosa de 1 ano de Caldeirão. Me lembro como se fosse hoje :)
    Fiquei tão alegre em ter recebido aquele convite e quando cheguei aqui tive a certeza de que era para fincriar. Fincar uma bela amizade e criar adimiração, pelo blog e pela sua doce bruxinha.
    Meus parabéns a vocÊs, que com certeza estão com tudo :)
    Um forte abraço querida amiga =)
    Beijoooosssss, Queila!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns minha querida! Você merece todo sucesso que alcançou nesses 2 anos!! E tenho certeza que vem muito mais por aí, porque desse Caldeirão só sai coisa boa!!! :)
    Bjos
    Tania Minatel

    ResponderExcluir
  15. Oi Sandroca, minha amiga querida!!!

    Quando se inicia um blog, não temos nem ideia do que nos espera... No início parece que estamos postando num vazio, mas aos poucos vamos nos surpreendendo com a interação e laços vão se criando. E quanto afeto está por trás da tela, não?
    Acredito que o seu sucesso é fruto de tudo aquilo que vc veio plantando ao longo desses 2 anos! Muita dedicação, talento e capricho! E eu, só posso lhe desejar muitas outras colheitas pela frente!!!
    Sou feliz de ter conhecido o seu caldeirão, que é repleto de delícias, mas sobretudo de ter lhe conhecido e descoberto a grande pessoa que você é!!!

    Parabéns e um forte abraço com muito carinho!!!

    PS: Vou levar a receita, pois esse é o meu bolo favorito!!! Nhammm...nhammmm....

    ResponderExcluir
  16. Amiga querida, vim participar do Parabéns trazendo meu abraço mais forte e os gritos de ram tim bum repetidos com muito amor.
    Ao longo desses 2 anos tive a sorte de conhecê-la e além do virtual tê-la como amiga. Acompanho o caldeirão desde seu início e tenho certeza que ele só cresceu como cresceu por ter uma pessoa como você no comando!
    Parabéns querida, que a chama que aquece o caldeirão esteja sempre forte emanando energias solares à toda blogosfera.
    Um grande e forte abraço!!!♥

    ResponderExcluir
  17. Sandrinha, ou melhor Bruxinha, parabéns pelos dois anos do blog, ao contrário do que vc poderia ter imaginado com este nome ele já nasceu fadado ao sucesso.
    bjo.
    Ah queria contar um segredinho sabia que o primeiro blog de culinária que visitei e que me deu vontade de ter um também foi o caldeirão? Um dia estava fazendo um pesquisa na net e justamente o nome do blog me chamou a atenção.
    bjo

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelos dois anos de blogue e receitas deliciosas! Beijinhos*

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Sandra, não é só mais um blog de culinária e afins que borbulha, isso é esforço, gentileza, conteúdo amiga, que venha mais anos para comemorar. Parabéns! agora conversa de pé do ouvido, sobrou um pedacinho desse bolo?

    ResponderExcluir
  20. Sandra, desejo que vc continue nos presenteando com seus posts lindos, simpáticos e cheios de idéias deliciosas. O sucesso não é por acaso. Super merecido e tenho certeza que só tem a crescer nos próximos anos. Vida longa a vc e ao seu blog lindo. Parabéns!
    bjssss

    ResponderExcluir
  21. SANDRA PARABÉNS PELOS 2 ANOS DO CALDEIRÃO SEMPRE CHEIO DE COISAS BOAS.
    É SEMPRE UM PRAZER PASSAR POR AQUI.
    ADOREI O BOLO É PERFEITO PARA O DIA.
    BOA SEMANA
    BJ

    ResponderExcluir
  22. Sandra, parabén pelo aniversário e sucesso do blog! Esses dois anos passaram voando, mesmo - olha aqui mais um clichê.
    De coração, ainda mais importante que conhecer seu blog foi poder te conhecer pessoalmente e ver a pessoa linda e generosa que você é, tenho certeza que o crescimento do blog é somente conseqüência disso.
    beijão

    ResponderExcluir
  23. Sandrinha querida e eu perdi essa festa ontem, poxa fiquei triste, por não estar aqui ontem comemorando com vc, procuro vir sempre e justo no aniversário não estive presente. Que pena miga! Mas enfim, desejo do fundo do meu coração que o Caldeirão faça muitos e muitos anos, se chegou onde chegou foi por dedicação, receitas maravilhosas, fotos lindas, e muito, muito carinho. Parabéns amiga, esteja certa que vc é a bruxinha mais querida da blogsfera, e certeza maior que vc é uma daquelas amigas que temos que guardar para sempre.Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Eeeee parabéns! (atrasado..)
    Eu adoro o blog, o que não é novidade! E, sinceramente, acho o nome um charme :)

    ResponderExcluir
  25. Cheguei um pouco atrasada mas quero te felicitar pelo niver do blog...parabéns!!!
    Que venham mais muitos anos pela frente!!!
    Beijo,
    Marcela.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!