17 maio 2012

Leite caramelado



Vocês também colocam apelido em algumas comidas?


Quando minha filha era bem pequena e (já) gostava (muito) de gorgonzola, ela chamava este, por ter partes esverdeadas, de "queijo com verdura". Um belo dia me perguntou qual era a verdura que tinha nele e eu respondi: "fungo"! 

Esse leite que trago hoje era feito por minha mãe preferencialmente quando estávamos doentes, tipo com gripe, resfriados. Não me perguntem por que, com certeza ele não tem nenhuma propriedade terapêutica extra a não ser o carinho de mãe, que com certeza e na dose certa já é um belo remédio em muitas circunstâncias. Bom, mas lá então nós o chamávamos de leite queimado. Até tentei "vender" esse leitinho tão gostoso e reconfortante com esse apelido para minha filha, mas não funcionou. E agora pensando bem, "queimado" realmente inibe alguma vontade de provar algo.

Aí então, em casa, passamos a chamá-lo de leite caramelado. E pronto, agora virou o nome oficial. Prove em um dia frio. De novo é aquele conceito de comidas com fundo afetivo, e essas são as melhores!




Leite caramelado
(para cada xícara de 200 ml)

Ingredientes
200ml de leite
1 colher (sopa) bem cheia de açúcar refinado
>para as colheres de canela
paus de canela (chamadas em rama)
chocolate ao leite ou meio amargo


Preparo
Leve o açúcar em uma panela de fundo grosso ao fogo médio até obter o ponto de caramelo (mexa de vez em quando para não queimar). A cor depende de quanto tempo você deixar. Coloque o leite e deixe derreter o açúcar que vai ficar endurecido no fundo (ele vai dissolver, somente endureceu pelo choque térmico). Deixe em fogo baixo para o leite não ferver e entornar. Desligue o fogo e sirva pulverizando um pouco de canela em pó, se preferir.


Para acompanhar e dar um charme, acompanhe com os pauzinhos de canela, assim: leve o chocolate em um potinho de vidro ao microondas, programando de 30 em 30 segundos até derreter. Passe a ponta dos pauzinhos de canela por ele. Deixe endurecer (pode colocar na geladeira para agilizar). Se quiser fazer o formato de colherinhas de chocolate mesmo, veja no Caldeirão essa receita  >>AQUI<<

Gostaram? Bom apetite!


9 comentários :

  1. Minha mãe também fazia para nós( mais três irmãos), este leitinho com açúcar queimado e canela, e é verdade "curava" a nossa gripe hehe.
    Qualquer dia vou contar sobre um tal de "chá de brasas" minha primeira experiência culinária.

    ResponderExcluir
  2. Sandra do céuuu!! Mas q isso!! Eu queria um desses agorinha mesmo com esse friozinho q tá agora cedinho (8:30h). Menina eu simplesmente super adorei esses pauzinhos de canela com choco!! Eu amo canela em pau, sempre uso, mas assim eu nunca tinha pensado!! Aiii parabénsss!!
    Bjooo!!

    ResponderExcluir
  3. Na minha primeira gravidez tive muita tosse, por causa da alergia, e me falavam sempre para tomar esse leite com açúcar queimado, e acredita que eu nunca testei? Mas vendo a foto me parece delicioso.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. olá, adora seu blog, parabéns. Minha mãe também fazia pra gente, eu e mais 3 irmãos. Olha a propriedade terapeutica dele com certeza é o carinho de mãe,la em casa sempre funcionava o tal leite "queimadinho". Eu adoro até hj, tenho uma filha de 4 anos, ainda nao apresentei o leite queimadinho para ela, porque ela não consegue tomar nada muito quente ainda... mas como ta frio aqui em BH acho que farei hj a noite, ele morninho também é muito bom. Vamos ver o que ela vai achar. Obrigada por trazer a minha mente lembranças doces de minha maezinha querida. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Esse leitinho esperto e aquele que vai limão caramelizado eram frequentes qdo eramos pequenos...Mas agora vc aguçou minha memória e com esse frio chegando antes da hora, irá fazer parte de minhas noites de inverno com certeza...Delícia!beijão Sandrix

    ResponderExcluir
  6. Menina, minha mãe também chammava de leite queimado e eu e minha irmã amávamos. Ontem a noite eu fiz um, tava um friozinho gostoso... Ah, minha mãe também nos dava para curar a garganta inflamada ou o resfriado!

    Bjos,
    Dani

    ResponderExcluir
  7. Sabe Sandra que minha mãe sempre fazia este leite queimado justamente quando estava resfriada... Mais pq eu não sei, mais melhorava com este leite sim... Foi muito bom ver esta receita, hoje está ótimo para uma caneca de leite queimado.
    bjuxx

    ResponderExcluir
  8. Oi, estou visitando seu blog pela primeira vez e estou gostando muito! Esse leitinho era feito por minha mae na minha infancia tb, mas o motivo eh qd nao tinha chocolate pra colocar ... Como nossa infancia foi mt simples, virava e mexia estavamos tomando o `leite caramelado`. Vc me fez voltar para a infancia, mas agora quero fazer com esse pauzinho de canela com choco, acho q vai dar um toque super especial. Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!