04 maio 2012

Lemon Loaf

Sabe aquela vontade de comer um bom bolo de cortar a fatia e degustar com uma xícara de chá, aqueles bem simples, o tal do "bolo bolo"?

Outro dia estava assim nessa toada e fui buscar uma receita no delicioso livro "The Hummingbird Bakery Cookbook" presente da minha querida Tati do "Comida de Quinta", que faço sempre questão de estar folheando porque me lembro da tarde agradável que passamos juntas. Bom, voltando, então encontrei esse que me chamou a atenção pela maneira do preparo, em que a manteiga entra no final da execução. O resultado é um daqueles bolinhos de textura mais densa, porém extremamente fofinho, que com a tal calda do limão o torna assim...quer saber mesmo? Recomendo que faça e descubra! 




Lemon Loaf
(fôrma retangular 27 x 11 x 7 cm)

receita adaptada DAQUI

Ingredientes
>bolo
300g de açúcar peneirado
3 ovos (de preferência orgânicos)
raspas da casca de 1 limão
350g de farinha de trigo peneirada
1 e 1/2 colher (chá) de fermento químico - para bolos
1 colher (café) rasa de sal
250ml de leite integral
1 colher (chá) de essência de baunilha
100g de manteiga sem sal derretida
>calda de limão
suco e raspas de 1 limão tahiti
60g de açúcar demerara (ou refinado)
100ml de água

Preparo
>bolo
Preaqueça o fôrno a 200 graus.
Coloque em um recipiente a farinha, o sal e o fermento e reserve. Junte a essência de baunilha ao leite e também reserve.
Na batedeira elétrica bata o açúcar com os ovos e as raspas de limão. Acrescente a mistura da farinha e do leite intervalando os dois (1/3 da farinha, 1/3 do leite) até terminar. Junte a manteiga derretida e bata somente até homogeneizar. Despeje a mistura em fôrma untada e enfarinhada e leve ao fôrno para assar até a superfície ficar dourada e ao espetar um palito no meio do bolo esse saia seco.

> calda de limão
Enquanto assa o bolo, leve os ingredientes em uma panela ao fogo alto até ferver. Diminua e deixe a calda reduzir pela metade ou até ficar com consistência mais espessa.

Despeje essa calda depois do bolo assado e enquanto ele ainda estiver quente e na fôrma. Espere esfriar para desenformar.


Gostaram? Eu adorei!





11 comentários :

  1. San que lindo esse bolo menina!!! A texura da fatia está super macia e muito fofa. Adorei essa receita e como somos grandes fãs de bolos de limão aqui em casa vou levar a receita. Ficou lindo e amei sua apresentação. O detalhe da xícara em contraste com a cor linda do bolo ficou maravilhoso. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, minha miga, vc sempre carinhosa e querida. Obrigada! Faça sim, sei que tuas formiguinhas vão gostar.
      Um beijão é um finde iluminado!

      Excluir
  2. Sensacional Sandra!

    Que mão que vc tem para a confeitaria!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marbene meu amigo, de fato tenho paixão por fazer bolos. Acho que não é a mão, é treino...rsrs
      Um beijão. Um fim de semana bem gostoso pra vc!

      Excluir
  3. Sandrinha, fiz um bolo parecido, receita da Tia Martha Stewart. Eu AMEI! A quantidade dos ingredientes é um pouco diferente, eu troquei o leite por suco de limão e, juntando a calda, vc pode imaginar o limão puro que esse bolo ficou: do jeito que eu gosto! rsrs
    O seu me chamou atenção pela fofura, dá para sentir através da foto. Deve ter ficado uma verdadeira delícia! =)
    Ótimo findi e grannnde beijO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monalisa querida, eu vi essa receita lá no teu blog. Imagino realmente a delícia que ficou. Esse aqui fiquei tentada em fazer com suco de laranja também (aí fica bom pra IL), e trocando a manteiga por azeite. Como vai derretida, acho que a consistência fica parecida. Vou tentar.
      Um beijão e bom findi (tem Virada Cultural, vc vai?)

      Excluir
  4. delicia delicia!!!! eles chamam esse bolo aqui de 'lemon drizzle cake'. tem uma receita, tambem otima, do nigel slater no site da bbc e tambem no youtube. delicia!!! voce comeu com cafe?

    ResponderExcluir
  5. ah, a do nigel slater e outras que eu vi nao leva leite, e acho que nem baunilha. essa sua variacao deve ter ficado deliciosa. me deu mais vontade ainda de fazer. ja faz dias que penso em fazer esse bolo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Kalina, obrigada pela ótima dica. Vou pesquisar. Aliás, se vc tiver fácil essa receita e puder me enviar te agradeço muito.
    Essa eu tirei do livro da Doceria The Hummingbird Bakery. Já é a 3a. receita que eu reproduzo desse livro e todas saíram ótimas.
    Um beijão e obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  7. SADRINHA MINHA QUERIDA,
    QUE BOLO MARAVILHOSO! ESSA FATIA ESTÁ UMA TENTAÇÃO, TEXTURA
    PERFEITA, FICOU LINDO!
    AMO RECEITAS COM SABOR DE LIMÃO, AI QUE DELÍCIA!

    TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandra, bolo de limão sempre me chama atenção. adoro!!!
    e também vi muitas receitas deliciosas.
    As fotos são lindas... parabéns pelo belo trabalho.

    Neide Medeiros

    www.kalanguinho-rosa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!