03 abril 2012

Crème Fraîche ~ o primeiro capítulo da "Novela da Sobremesa"

Ficaria um título muito extenso na postagem, mas o nome da novela poderia ser "Como uma sobremesa de menos de 30 minutos foi executada em três dias".

Vamos ao início. Estávamos, minha filha e eu assistindo na TV ao programa do Jamie Oliver de refeições rápidas feitas em 30 minutos, onde ele apresentou essa sobremesa. Era tão fácil e tão apetitosa que ela logo me perguntou quando eu iria fazê-la. Poderia ter respondido "amanhã mesmo", porém, os componentes que na tal receita foram comprados industrializados na Inglaterra não têm pra vender no Brasil (ou pelo menos que eu saiba). Jamie Oliver ganhou pontos na rapidez da sua execução apenas por esse, diria, "pequeno" detalhe. Mas nem assim a receita parecia complicada, era contudo mais demorada.

Então, a partir de hoje e até quinta-feira, serão apresentadas as receitas independentes que compõem a tal sobremesa, com a montagem final na sexta. Não estou fazendo esse suspense para torturar nem prender o espectador, digo, leitor, mas é que cada uma das receitas podem ser utilizadas independentemente umas das outras. E além disso ficaria muito chata e extensa essa postagem.

Começo hoje pela mais simples de todas, que não demora mais do que 5 minutos para ser feita. Mas foi justamente esse crème fraîche que rendeu todo esse tempo de execução, pois necessita no mínimo de 36 horas de espera para poder ser utilizado.

Vamos lá?

Crème Fraîche
(rendimento 2 xícaras de chá)

receita DAQUI

Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco - 35% de gordura
1/2 xícara (chá) de iogurte natural
suco de 1/2 limão galego coado

Preparo
Misture bem todos os ingredientes. Coloque em um recipiente com tampa e deixe descansar por 1 noite FORA da geladeira (temperatura ambiente). Pela manhã coloque dentro da geladeira e espere por no mínimo 24 horas para utilizá-lo.

A textura desse creme fica firme e aveludada e com um sabor neutro, levemente azedinho. Pode ser utilizado em outras receitas, inclusive salgadas. Se temperar com hortelã ou salsinha picadinhas, sal e azeite compõe um ótimo molho para salada.

Viu? É fácil!! Agora não perca amanhã mais um componente da sobremesa.


9 comentários :

  1. SAndra Aí nao tem creme fraiche??? (bem tem coisas que vcs tem aí e nos em portugal nao temos) e agora tou-me lembrando que eu la no meu blog ja postei uma receita que levava esse creme e as seguidoras brasileiras perguntaram o que era, depois eu fiz um post so com ele...Aqui em Portugal tem... eu nao uso muito, gosto mais de substituir pelo iorgurte grego natural!!!! vou ficar aguardando o desfecho da sobremesa!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida
      Realmente aqui não temos esse creme. Tanto que quando eu lia sobremesas com ele me desanimava, achava que era complicado, mas não é. Vou passar a usá-lo mais vezes, pois fica muito suave.
      Um beijo pra vc!

      Excluir
  2. Que bom, sempre que vejo alguma receita com esse creme, logo desisto dela, pois sei bem que por aqui, isso não existe.
    Aí vem você e me diz...SEUS PROBREMAS SE ACABARAM-SE!
    Agora sim...rsrsrs, vou esperar pelas outras etapas!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Optima dica querida Sandra. Obrigada por partilhar pois sempre é algo que podemos fazer nós em casa em vez de comprar

    beijos!!

    ResponderExcluir
  4. SANDRINHA QUERIDA,
    SEMPRE TIVE VONTADE DE APRENDER A FAZER ESTE CREME,
    A RECEITA É SIMPLES PORÉM DEMORADA PARA UTILIZÁ-LA, MAS
    COM CERTEZA VALE A PENA.
    VOU FICAR ANSIOSA PARA VER O RESULTADO DA SUA RECEITA, O
    QUE SERÁ QUE VEM POR AÍ? RSRS.

    BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  5. San querida, sempre ouvi falar nesse creme mas sempre achei muito elaborado. e agora vc vem com essa novidade passo a passo que virá por aí, eba eba, vou ficar no aguardo. Adorei. Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra!

    Adorei essa ideia de passar as receitas individualmente, pois assim podemos usá-las em outras receitas. E o mito desse creme, para mim, "caiu por terra". Simples, não?
    Amei! Não vou perder o próximo capítulo!

    Beijos e um ótimo dia pra vc!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!