05 março 2012

Tortinhas de creme e caramelo de laranja

Quinta-feira é meu "dia da TV", ou melhor, é o dia em que a programação noturna tem tudo o que eu gosto: humor, arquitetura-design e culinária.

Começo assistindo ao seriado "The Middle", um dos meus favoritos. Depois tenho um tempinho para o jantar e aí mudo de canal para o excelente programa "Casa Brasileira" (imperdível!!). Continuo com o programa do Jamie Oliver de refeições de 30 minutos (de onde peguei a receita de hoje) e depois vejo o "Que Marravilha", do Claude Toisgrois e o "Diário do Olivier", do Olivier Anquier. Finalizo com o "Decora" e pronto, hora de dormir.

Pois bem, nesse programa do Jamie Oliver, como já comentei acima, busquei a maneira de fazer essas tortinhas. Confesso que as quantidades e algumas adaptações dos ingredientes foi por minha conta, não anotei na hora e nem consultei o site do programa. Não tem mistério, são fáceis e deliciosas. O charme vem da maneira como ele sugeriu para dar um up na massa folhada.


Tortinhas de creme e caramelo de laranja
(12 unidades)

Ingredientes
>massa
1 pacote de massa folhada pronta
canela em pó para polvilhar
>recheio
1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite - usei o fresco
2 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
>cobertura
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de suco de laranja

Preparo
>massa
Abra a embalagem da massa com o filme plástico voltado para a parte de baixo. Pulverize a canela. Espalhe com as mãos. Enrole como se fosse fazer um rocambole. Corte em 12 partes iguais. Achate cada uma dessas partes e forre uma forminha metálica ou de silicone. Leve ao forno preaquecido a 220 graus por uns 15 minutos. Retire e coloque o recheio de creme em cada uma. Veja as fotos abaixo:


>creme
Bata ligeiramente os ovos, adicione o creme de leite, o açúcar e a essência de baunilha. Coloque sobre a massa folhada das forminhas que já foram parcialmente assadas e leve novamente para assar. Aumente a temperatura do forno para 240 graus e deixe até o creme ficar firme.

>cobertura
Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio para caramelizar. Não mexa para não perder a transparência e o brilho. Se começar a ficar escuro nas bordas, abaixe o fogo e segure no cabo e faça movimentos circulares com a panela para tentar não mexer com a colher. Quando virar caramelo, coloque o suco de laranja. Aguarde dissolver e encorpar a calda (se necessário, coloque um pouquinho mais de água).

Despeje essa calda quente sobre cada uma das tortas.

E estão prontas para servir!

20 comentários :

  1. Oi Sandra,

    Bom dia amiga!

    As tortinhas super deliciosas, e diferentes usando a massa folhada dessa forma, bem bacana!
    Quanto ao seu pedido de desculpas, por favor, eu mais que ninguém sei que a vida da gente é assim mesmo, uma correria sem fim...nem me fale...
    Por favor, receba um abraço e meus sinceros sentimentos para com suas perdas...uma pena, mas a vida continua, e acho que essa história de blog ajuda a gente a superar muita coisa, não é?

    Fique à vontade, e apareça sempre que puder,
    um abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Querida Sandra
    Comprei o livro 30 minutos do Jamie e gostei muito.
    Pena que por aqui não tenho todos esses programas de tv:(
    Amei o modo de fazer dessa massa - excelente receita.
    Obrigada pelo carinho! Hoje estou chorando fácil, fácil, pois viver longe da família e dos amigos não é nada fácil! Agradeço a Deus pelas amizades que fiz nesse mundo virtual, pois sempre recebo o carinho que preciso para prosseguir!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, espero que a alegria volte ao seu coração tão cheio de esperanças e boas energias. O tempo, concordo, faz o serviço com maestria.
    Adorei as tortinhas, e a dica da massa folhada, super 10! Foi a primeira vez que vi massa folhada assada em banho maria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re querida, a massa folhada é assada antes para adquirir a crocância, depois é que ela volta ao forno para o banho-maria para assar o creme do recheio, que tem consistência mais líquida, mesmo tendo usado creme de leite 35% gordura. Ao assar a massa fica folhada e o creme como um pudinzinho. O caramelo na hora que é colocado endurece e fica puxa-puxa, mas logo depois ele fica como uma calda de sorvete.
      Um beijão!

      Excluir
  4. BOM DIA MINHA QUERIDA!
    VOCÊ JÁ COMEÇA A SEMANA MUITO BEM COM ESTAS TORTINHAS LINDAS E SABOROSAS, GOSTEI MUITO DA DICA, SEMPRE COMPRO MASSA FOLHADA E VOU FAZER ASSIM.
    E COMO ESTÁ O SEU CUNHADO? SEMPRE LEMBRO DE VC E DA SUA FAMÍLIA EM MINHAS ORAÇÕES.

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    BJS...♥

    ResponderExcluir
  5. Parecem deliciosas.
    Gostei da sugestão.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai meu pai, vivo cometendo oi pecado da gula, mas vc é culpada por isso Sandrinha,que manda super bem no quesito CULINÁRIA!!!!!rsrsrs
    Gostei demais dessa torta. Bjinhos . Re

    ResponderExcluir
  7. Sandra, que delicia de tortinhas, amei de paixao!!!
    vou levar uma para meu lanche ta???

    Beijocas e boa semana

    ResponderExcluir
  8. Huuummmm! Que vontade de comer umzinho desses agora :o
    Ficaram com uma carinha ótima essas tortinhas :)
    Adorei sua programação das quintas :)
    Um abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  9. MINHA AMIGA,
    MEUS SINCEROS SENTIMENTOS PARA VC E TODA SUA FAMÍLIA, SEI QUE NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL PARA VCS, MAS COM A GRAÇA DE DEUS VCS VÃO SUPERAR TODA DOR.
    UM GRANDE BEIJO,
    ANDRÉA

    ResponderExcluir
  10. Delicia de tortinhas e ficaram muito lindas amiga!
    Uma semana abençoada pra você junto da sua familia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. San querida primeiramente me desculpe se ainda não lhe cumprimentei,meu sinceros sentimentos pela perda do seu cunhado, espero que voces e a familia encontrem forças pra superar essa dor.
    Quanto as tortinhas, achei-as lindas amiga, e muito bacana o modo de fazer, não conhecia. Devem ter ficado simplesmente deliciosas e delicadas. Adorei
    Ah! Obrigada pela resposta a minha pergunta sobre o shoio, mas vou procurar antes no mercado. Bjos querida. ótima semana

    ResponderExcluir
  12. Sandra meus sentimentos querida!
    Espero que Deus de conforto a você e a sua familia, para superar esse momento tão dificl!
    Fica tranquila amiga para recuperar as forças!
    Um grande beijo querida, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Sandra:)
    Imagino as tortinhas deliciosas, gostei do modo como se prepara a massa, e lhes damos a forma, muito original, esse caramelo de laranja está tão guloso...hummmmm.
    Enviei-te email.
    Um grande beijinho.
    Duxa.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Sandra não sei como fiz, mas tinha deixado não 1, mas 4 comentários iguais, ceús como fiz aquilo? Olha querida, já tratei de excluir os outros 3:)
    Mil beijocas.

    ResponderExcluir
  18. Oi Sandra querida, eu vi este programa do Oliver e fiquei doida por estas tortinhas! Manda umas para cá?!!!!
    Bjos
    Tania Minatel

    (Lendo os comentários acima fiquei sabendo do seu cunhado. Meu sentimentos! Força para todos da sua família!)

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!