06 outubro 2011

Salada nutritiva com quinoa ~ e começa o "Projeto Verão"

Claro que todo mundo quer estar em forma quando as temperaturas sobem. As roupas ficam mais leves, mostram mais o corpo... 

Mas fazer dieta sem critério, sem saciar a fome do corpo de boa alimentação e tudo o que é necessário para mantermos nossa saúde não dá.

Sou adepta de comer de maneira saudável sempre, mas os abusos com doces me levam a ficar mais atenta e contida quando quero, digamos assim, realinhar a silhueta.

Já falei aqui que monto meu prato incluindo um grão, uma raiz, uma flor ou fruto e uma folha. Essa salada de hoje serve como uma refeição completa, pois tem todos esses elementos. Ficou nutritiva, saciou a fome mais "densa", a do estômago e a fome sutil, a que faz bem ao corpo e a alma. Quer ver?

Para saber dos benefícios da quinoa, clique AQUI.

Salada nutritiva com quinoa
(4 pessoas)

Ingredientes
1 xícara (chá) de quinoa branca
2 xícaras (chá) de água
4 rabanetes cortados em cubinhos
1 pimentão amarelo cortado em cubos pequenos
1 punhado de nozes picadinhas
1 punhado de uvas passas pretas sem caroço
1/2 maço de alface americana cortada em tirinhas
sal
vinagre de maçã
azeite extra virgem
1 carambola cortada em fatias para decorar

Preparo
Ferva e salgue (bem pouco) a água. Junte a quinoa e cozinhe até secar (mesmo processo de cozimento do arroz). Quando esfriar, junte o rabanete, o pimentão, as nozes e as passas. Tempere ao seu gosto com sal, azeite e vinagre. Tempere também à parte as tirinhas de alface.

Disponha a quinoa em recipientes individuais, coloque a alface por cima e finalize com uma estrela da carambola.

Sirva como entrada ou, se quiser "secar" mesmo o corpo, como prato único. Bom apetite!

16 comentários :

  1. Ficaram lindos e imagino que muito saborosos!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, deliciosas opções as suas, Sandra.
    Bj e uma ótima quinta,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Perfeita! Vai ser o almoço de hoje! Gracias, amiga! Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei vou reproduzir no final de semana.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra!

    Que linda a carambola!!! Não é à toa que em inglês ela é a "Star Fruit". É amiga... o projeto verão também me preocupa. Pedi ao meu marido uma ajuda (já que ele é prof de Educação Física) e ganhei uma corda...rs. Já usei pela 1a. vez nesta semana. Preciso ser mais disciplinada, mas confesso que prefiro o exercício de bater um bolo, por exemplo...rs.
    Adorei a salada de hoje, bem crocante e nutritiva! Obrigada pela dica!

    Beijocas,
    Cintya Maria

    ResponderExcluir
  6. Saladinhas encorpadas assim são ótimas no verão mesmo. Ficar no fogão preparando coisas e mais coisas neste calor ninguém merece. A quinoa cozinha rapidinho, o restante é só lavar e cortar e está pronto! Prático, rápido e gostoso! :D Bela sugestão! Bjosss

    ResponderExcluir
  7. OLÁ QUERIDA SANDRINHA!
    SE TEM UMA COISA QUE EU ME PREOCUPO É COM MEU CORPO, NÃO DEIXO DE FAZER MINHA CAMINHADA DIÁRIA E OUTROS EXERCÍCIOS, SAÚDE E CORPINHO TEM QUE FICAR EM FORMA, RSRS. AMEI A SUA SUGESTÃO DA SALADA, SIMPLESMENTE PERFEITA, ALÉM DE LINDA É CLARO.
    AMIGUINHA, HOJE EU VI EM UM BLOG,NA POSTAGEM DIZENDO QUE A DO BLOG PESSOA NÃO CONSEGUE ENTRAR NO MEU BLOG E EM OUTROS, ACHEI UMA FALTA DE ÉTICA POIS NINGUÉM PODE FAZER ISSO COLOCAR O NOME DAS PESSOAS ASSIM POIS CORRE COM AS OUTRAS PESSOAS DO BLOG DA GENTE NÃO É? AÍ FIZ UM DIAGNÓSTICO GERAL NO MEU BLOG E NO PC, NÃO TEM NADA DETECTADO ESTÁ TUDO LIMPO, DEVE SER ERRO DO BLOG E A PESSOA FAZ ISSO.QUANDO EU QUERO AVISAR EU VOU NO E-MAIL DA PESSOA, OU ENTÃO MANDO UMA AMIGA DÁ O RECADO, ISSO TÁ FICANDO CHATO DEMAIS. DESCULPA-ME O MEU DESABAFO POIS CONFIO E GOSTO DE VC.
    BEIJOS......

    ResponderExcluir
  8. Olha, essa saladinha deve ter ficado de alimentar até meu juízo, pois ultimamente ando pensando demais em doces hihi
    Adorei! Leve e saudável. Só de pensar que tem quinoa dentro, já fiquei mais consolada :) Não gosto de saladas só com vento hehehe
    Um beijo flor

    ResponderExcluir
  9. Em dias mais quentes, não consigo comer comida quente, simplesmente não desce.
    Adoro suas opções de saladas! Fico meio sem criatividade na hora de montar o prato, agora venho dar uma espiada aqui.
    E ainda vou experimentar a bendita quinoa!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Hummmm... essa saladinha parece deliciosa e leve!
    Ai amiga, como to sofrendo com esse negocio de dieta...affeee ninguém merece...rs
    Bjim

    ResponderExcluir
  11. Ola minha querida como vai??? Fico feliz de a ver pelo meu blog uma vez que aquele problema de nao conseguir postar ficou resolvido...venho ao seu cantinho e sempre me delicio com coisas tao boas e neste caso tao saudaveis...quinoa nunca provei mas pelo que voce nos mostra alem de fazer bem ao corpo e alma tambem tem um aspecto de fazer crescer agua na boca. tenho que seguir o seu conselho e experimentar esta saladinha maravilhosa...votos de um dia feliz e um bjinho enorme

    ResponderExcluir
  12. San querida amiga, hoje quem está atrasada sou eu, a essa hora, agora que vou fazer as visitas nas cozinhas amigas, desculpe viu? Essa sua saladinha está linda de viver amiga, só a beleza da apresentação, já alimenta a alma, amei ficou linda e deliciosa, com todos esses ingredintes. Gostei demais. Parabéns, ficou super caprichada...bjocas

    ResponderExcluir
  13. ADORO SALADAS FAZEM PARTE DO MEU ALMOÇO SEJA VERÃO OU INVERNO . E TODA AS MANHAS FAÇO 20 MINUTOS DE EXERCICIO. E SINTO-ME SUPER BEM, TORNOU UMA HÁBITO E JÁ NÃO ME DOU SEM FAZER.
    NUNCA COMI QUINOA MAS CONFESSO QUE TENHO BASTANTE CURIOSIDADE.
    ADOREI ESSA SALADA , FICOU LINDA.
    BJS

    ResponderExcluir
  14. Linda e deliciosa. Só de ver dá agua na boca. Sou fã de saladas e está muito bonita a apresentção - parabéns!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá, Sandra!A quinoa está na minha lista para experimentar. Gosto muito deste tipo de saladas e esta, além de saudável está linda com o toque da carambola!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Olá Sandra. Conto contigo para o passatempo. És perita em receitas deliciosas e bem apresentadas. E como és vegetariana sei que podes fazer algo brutal. bjs e boa semana

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!