24 outubro 2011

Banoffee Pie e...o que fizeram as minhas "ajudantes"?

Ganhei uma filha extra nesse sábado. Passamos o dia entre "meninas". Almoço gostoso e caprichado e a programação de fazermos a sobremesa juntas. Para isso escolhi essa receita super fácil, de Banoffe Pie, uma torta de origem inglesa cujo nome é a junção dos seus ingredientes básicos: banana + toffee (ou milk caramel, o nosso doce de leite).

Combinamos de dar um "tempinho" após o almoço e então, todas à diversão na cozinha! Combinados feitos, passado o tempo fui consultar as meninas. Bom, hoje em dia os adolescentes vem com um "plug no chip" (de fábrica!) e evidentemente o site Pottermore.com estava mais atraente que minha ideia da culinária em grupo.

Lembrei da fábula que minha mãe contava quando eu era criança ao acontecerem situações desse tipo. Era aquela da galinha que achou um grão de trigo e pediu ajuda aos seus companheiros para plantar, cuidar, colher, fazer a farinha e assar os pães. Os seus companheiros preguiçosos não quiseram fazer nada em todo o processo do trabalho e no final só apareceram para comer o pão recém saído do fôrno, e a galinha deu a lição de moral dizendo que se eles não cooperaram em nada, então ela também não precisava de ajuda para comer.

Assim como na estória as minhas ajudantes apareceram bem no finalzinho, um pouquinho antes da torta ir à geladeira. Mas foi só essa minha punição, fazê-las esperarem por um tempinho para saborear a sobremesa ainda mais gostosa. Afinal, se o intuito era diversão, cada uma de nós fez isso à sua maneira.


Banoffee Pie
(fôrma 23 cm de diâmetro)
receita adaptada DAQUI


Ingredientes
>massa
180g de bolacha maisena (digestiva)
80g de manteiga sem sal amolecida
1 colher (café) rasa de canela em pó
>recheio
400g de doce de leite
2 bananas maduras
suco de 1/2 limão
>cobertura chantilly
250ml de creme de leite fresco (35% de gordura)
1 colher (sopa) bem cheia de açúcar de confeiteiro
canela em pó para polvilhar

Preparo
Preaqueça o fôrno a 250 graus. Triture as bolachas no liquidificador ou processador até virarem farinha. Despeje em um recipiente, adicione a canela e a manteiga, incorporando até ficar uma massa homogênea.

(1) Forre com essa massa uma fôrma de aro removível (fundo e laterais) e leve ao fôrno por aproximadamente 20 minutos. Retire a aguarde esfriar.

(2) Espalhe uniformemente o doce de leite sobre essa massa.

(3) Descasque e corte as bananas em rodelas e regue-as com o suco de limão para não escurecerem. Em seguida, disponha-as sobre o doce de leite.

(4) Usando a batedeira, bata o creme de leite até o ponto de picos firmes. Adicione o açúcar e bata mais um pouco, até virar creme chantilly. Espalhe agora sobre as bananas.

Leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Antes de servir, pulverize canela em pó sobre o creme.

Nota: Se quiser, pode utilizar o creme chantilly comprado pronto em spray. No caso minha opção foi fazer uma proporção com menos açúcar para contrabalancear o doce de leite.



21 comentários :

  1. Que bom aspecto Sandra.
    Ficou muito apetitoso.
    Nunca provei mas gostava. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Fotos belíssimas! Engordativas só de olhar!
    Parabéns! Ficou demais essa torta!
    Hummm...

    Bjs,
    Cintya Maria

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra
    Que delícia, então os scones deram certo. Ontem quase fiz, mas preferi fazer o bolinho de banana para o maridão.
    Vamos combinar que esta sua torta ficou mil vezes mais bonita que a do Jamie! Fiquei contente de saber deste site dele. As comidas são lindas, mas as vezes a gente tem certas dificuldades de achá-las no site oficial, bom saber.
    Estou é morrendo de curiosidade de ver os seus scones. O bolo de banana é gostoso, diferente. Acho que você vai gostar.
    Beijjão
    Fabiola

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! Casa florida e um "castigo" desses!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Ai Sandra,

    Mas que tentação, viu? Eu já fiz essa torta, mas a minha não ficou lindona assim não...ficou mais para monstrenga do que tudo. Mas o sabor foi bom!

    Agora como você, não troco uma ida para cozinha por muita coisa não...essa também é minha diversão!

    Beijos e uma linda semana para você!

    ResponderExcluir
  6. Como você é compreensiva :) As meninas de hoje em dia são assim mesmo do jeitinho que você descreveu! Em minha época, se alguém me chamasse para ajudar na cozinha, eu esquecia tudo e ia :)
    Essa sua Banoffe Pie ficou um arraso amiga... tá de avançar na tela!
    Apesar de ter passado um final de semana inteiro na cozinha, cozinhando comida saudável para revigorar meu corpo depois do resfriado, fiquei com a maior vontade de fazer essa Pie ;), que acho bem saudável para a minha alma de formiguinha hehe
    DELÍCIA, DELÍCIA ;)
    Um abraço,
    Queila

    ResponderExcluir
  7. OLÁ MINHA QUERIDA!
    AS FOTOS ESTÃO TENTADORAS A RECEITA MARAVILHOSA, ESTA EU TENHO QUE FAZER TAMBÉM, AS MINHAS LOMBRIGAS SÓ NÃO ESTÃO ME DEIXANDO DOIDAS NO MOMENTO PORQUE ESTOU COMENDO BRIGADEIRO, RSRS.
    VOCÊ ARRASA, SUAS RECEITAS SÃO DE TIRAR O CHAPÉU!

    BEIJÃO E TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir
  8. Sandrinha adoro torta de banana e a sua ficou, UFA! De tirar o folêgo.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Que receita deliciosa Sandra, só de olhar as fotos dá logo vontade de comer, é que está uma banoffee bem tentadora, adorei

    beijos e tenha uma boa semana!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Sandra, essa receita está na minha lista para fazer faz tempo. Acho a combinação maravilhosa....doce de leite e banana. A sua está caprichadíssima.
    Beijos, Ci.

    ResponderExcluir
  11. A tarte ficou mesmo fantástico, impossível de resistir!

    ResponderExcluir
  12. San minha linda, como vc é boazinha, fez a torta sozinha e as meninas só ficaram na degustação né? rsrsrs. No meu tempo, se minha mãe chamava pra ajudar na cozinha ai de mim se não fosse, ia debaixo de chinelada kkkk. Adorei, amei essa receita, com certeza as gatinhas fizeram a festa... Linda amiga, capricho e carinho é o que nunca te falta...bjokas

    ResponderExcluir
  13. Oi Sandra,
    a aparência está ótima! Deve ter ficado uma delícia!!!!
    Bjs
    http://www.batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ola minha querida que tarte tao deliciosa e tentadora..ja vi em muitos blogs mas confesso que nunca fiz...ao ver a sua vou ter que fazer pois me abre o apetite!!! Uma maravilha!!! parabens e um bjjinho mtmt grande

    ResponderExcluir
  15. A punição é para nós que estamos vendo esta gostosura e não podendo comer uuuuuiiii!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Sandrinha, haja força de vontade para ver seu blog e continuar a comer saudável na segunda-feira, né? Ainda mais depois de uma rápida olhada na cozinha seguida de uma constatação: tenho todos os ingredientes para fazer a Pie! aiaiai...
    Ahh estou ansiosa para finalmente te conhecer na quinta-feira, hein??? Uma noite de blogueiras vai ser tudo de bom!
    beijos

    ResponderExcluir
  17. MAIS UMA DELICIA , ESSA TARTE FICOU BEM TENTADORA,ADOREI...ADOREI...
    BJS

    ResponderExcluir
  18. Oh meu Deus! Até me deu um a coisinha! Que pecado de tarte! Linda linda!
    bj*

    ResponderExcluir
  19. Linda demais!!! parabens. qto ao doce de leite, para ficar menos doce,eu usaria metade da quantidade e misturar a uma lata de creme de leite(pode engrossar mais no forno ou colocar meio envelope de gelatina em po p endurecer, se quiser)! Ja q vcachou q ficou doce. Eu sou formigona, capaz de eu nem misturar,rs. Vou tentar fazer.Depois conto!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Minha bela e doce amiga, vc é genial como sempre. Até para narrar uma Fábula, adorei!!!
    Mas fica mais genial ainda nos preparos dessas delicias,rs
    Vc tem toda razão a receita é ótima. Dá licença, mas vou levando comigo!
    Super bju. Re

    ResponderExcluir
  21. Ficou simplesmente impossível não fazer a receita. Sou fã de banana e de tortas. Fiz e levei de sobremesa para o almoço de um amigo. Imagina que ele tinha ganho um licor de banana. Completamente inusitado e delicioso. A torta rendeu assunto... Obrigada pela receita. bjks

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!