05 setembro 2011

Blogagem Coletiva: Plágio Não!

autor da imagem Túlio Souza

Caro leitor, hoje o Caldeirão vai dar uma receita diferente, de como acontece e é criada uma postagem em um blog de culinária. Siga abaixo o passo a passo:

1) Primeiro selecionamos uma receita, e essa escolha segue alguns parâmetros: podem ser de família, amigos, preferências, referências, memória afetiva, achados em várias mídias (internet, livros, programas de TV, etc, etc). Em geral ela tem algo a ver com o autor do blog, o critério de escolha é muito pessoal. Isso posto, passamos à seguinte etapa.

2) Providenciamos os ingredientes para a execução. Isso inclui o deslocamento ao mercado, quitanda e afins para a compra do que será utilizado, bem como o pagamento do mesmo com nossos próprios recursos (dinheiro), afinal, não temos patrocinadores para isso.

3) Após essas formalidades iniciais, vamos ao preparo dessa receita. Veja, fazemos, em geral, isso como hobby. Temos que achar um espaço/ tempo para essa etapa dentro dos nossos afazeres cotidianos, pois temos vida pessoal, profissional, compromissos, e por aí vai. Somos apenas seres humanos, não máquinas infalíveis.

4) Considerando que tudo correu bem e a contento na etapa 3 (claro, nem sempre o que nos propomos a fazer dá certo), passamos para a produção das fotos. Viramos nessa hora food stylists, montamos cenários, escolhemos a melhor luz, complementos, objetos e tudo que possa nos ajudar a passar a ideia do sabor, aroma, textura do prato. Temos que fazer a vez de fotógrafos também. Em média, para mostrar aquele prosaico macarrãozinho tiramos umas 50 fotos do mesmo!

5) Agora vem a etapa edição e escolha das fotos, além de incluirmos uma marca d'água na mesma para identificar a autoria dela. Essa etapa é muito importante, você verá na sequência.

6) Ufa, até que enfim chegou a hora da postagem propriamente dita. Criamos um texto de introdução para dar um charme e interesse à nossa sugestão. Adicionamos informações, ou da história do prato, ou nutricional, ou curiosidades, ou nossas considerações na hora do preparo. Aí, nessa hora, fica registrado o estilo pessoal do blogueiro, e é fácil identificar cada um dos nossos colegas como o tipo de texto que ele produz. Digitamos a receita, considerando que essa vai ser lida por pessoas experientes e também por quem está arriscando seus primeiros passos na cozinha. Temos que revisar muitas vezes para não errarmos nas quantidades, checar tudo para minimizar as dúvidas que poderiam surgir. Ao postarmos algo, assumimos um compromisso com nossos leitores.

Seja um blog popular, com mais seguidores, seja o mais acessado, o mais novo, que está iniciando, o de algum chef, ou mesmo da pessoa que cozinha informalmente, seja o mais bonito, o mais criativo, não importa, TODOS os blogs seguem essa mesma dinâmica.

Oops, eu disse TODOS?? Desculpem-me, já vou corrigir. Existe uma categoria de "blogueiro" que "resume" essas etapas acima em apenas duas: "COPIAR/COLAR" das postagens dos blogueiros HONESTOS, gastando aproximadamente 2 minutos nessa operação. Veja como eles são mais espertos que nós!! Veja quando tempo eles economizam em todo o processo! Que "burrice" a nossa em não fazer o mesmo, não acham?

NÃO, não é burrice ou perda de tempo. Esqueci também de falar, e esse recado é mais para o "BLOGUEIRO COPY/PASTE", que o melhor da festa ele está perdendo. Ele não sabe o que é encontrar com pessoas que contam como estão curtindo seu blog, que este tem ajudado a montar seu cardápio diário. Ele perde inclusive a oportunidade de compartilhar e conhecer pessoas maravilhosas e generosas que também "perdem" seu tempo com as etapas acima para atualizar seus respectivos blogs.

Então, caro amigo que se apropria da produção alheia como se fosse sua, mude de lado...VOCÊ VAI VER COMO É BOM ESTAR EM PAZ COM SUA CONSCIÊNCIA.

Desculpem-me os leitores amigos desse blog, mas infelizmente o assunto é indigesto. Outros blogueiros estão também protestando nessa blogagem coletiva numa tentativa de moralizar e proteger a autoria dos Blogs.

ESSE PROTESTO REFERE-SE AO USO INDEVIDO DE IMAGENS E TEXTO POR BLOGS, SITES, PROPAGANDAS SEM O CONHECIMENTO, CONSENTIMENTO DO AUTOR E CRÉDITOS DA AUTORIA. Claro que quando somos citados e linkados reconhecemos e agradecemos a divulgação dos nossos Blogs. 

Amanhã a rotina volta. Beijos a todos!

36 comentários :

  1. É Sandra, infelizmente é assim! Muita gente me diz: "Poruqe você não usa fotos da internet?" e eu respondo: "Porque o blog é meu e eu testo todas as receitas que nelas estão, e eu não fiz curso de fotografia ou gastronomia, é só um blog, na qual eu dedido parte da minha vida pelo simples prazer que isso me proporciona!", talvez eu nunca tenho dito isso, mas eu adoro o seu blog e a personalização única dele, e assim como o seu, também me dedico muito ao meu. Não tenho tanto tempo nem conhecimento para aprimora-lo, mas gosto dele do jeitinho que está. E se vejo alguma receita dos amigos blogueiros eu linko eles sim!!!! A receita não é de minha autoria, não é mesmo?

    Fique com Deus! Beijos e ótima semana!

    Alessandra Macedo

    http://cozinhadaleca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Leca minha querida, aqui não está em discussão profissionalismo ou resultado final do produto do blog, mas sim a AUTORIA! Não importa, se foi vc que fez, merece o devido crédito, e não a utilização indevida da imagem/ texto sem o nosso consentimento.
    Um beijo e obrigada pelo seu comentário

    ResponderExcluir
  3. Sandra, tem mesmo que protestar! Imagino o trabalho para uma postagem honesta! Maior que uma produção de Scrap, sem dúvidas! Espero que as pessoas se conscientizem. Beijo grande e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. OLÁ MINHA QUERIDA, BOM DIA!
    ESTE MOVIMENTO É MUITO IMPORTANTE, EU MESMA JÁ FUI VÍTIMA, ANTES EU NÃO ASSINAVA AS MINHAS POSTAGENS NÃO TINHA MALÍCIA , ATÉ QUE UMA AMIGA ME DEU UM TOQUE, PORQUE A CADA DIA EU APRENDO UM POUCO NESTE MUNDO DOS BLOGS.ENTÃO QUANDO VI AS MINHAS FOTOS E RECEITA EM OUTRO BLOG FIQUEI DE BOCA ABERTA,PELA FALTA DE RESPEITO DA PESSOA , AÍ COMECEI A ASSINAR NAS MINHAS POSTAGENS. CLARO QUE PEGAR RECEITA DE AMIGAS É MUITO BOM, EU MESMA SEMPRE QUE VEJO UMA RECEITA LOGO FAÇO E FALO DE ONDE VEIO, O CERTO É ISSO.VOU COLOCAR O SELO NO MEU BLOG, POIS NÃO SABIA COMO IA FUNCIONAR, PARABÉNS À TODAS BLOGUEIRAS QUE ADERIRAM A ESTE MOVIMENTO CRIANDO ESTE SELO.

    BEIJOS E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir
  5. é.... o que me deixa mais espantada é que a maioria dos blogs não cobra nada para autorizar alguém a usar alguma imagem ou conteúdo, desde que os créditos sejam devidamente dados ao verdadeiro autor e mesmo assim é um total desrespeito... infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sandrinha...estou lendo vários textos do nosso movimento, e ficaram muito bons...bem claros sem serem chatos! O teu está bem "tri". Parabéns, querida! Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra, o movimento ficou muito bom, vários blogs com o texto, fiquei feliz.
    Adorei o seu texto, o meu ficou tão técnico, que depois que li o seu ate me arrependi rsss, deveria ter escrito algo mais ligth.
    Bjo
    Fê Dayrell

    ResponderExcluir
  8. San, é porisso que falo e repito, tem ENE motivos para vir aqui te visitar todos os dias, pelas suas receitas, pelo seus textos, pela qualidade do seu blog, pela amizade e respeito que tenho por vc. O tema abordado, e descrito por vc, está excelente. E tudo isso que vc disse é a realidade, é o que muitos de nós passamos no dia a dia,e infelizmente o plágio faz parte dessa realidade. Espero que com esse seu depoimento e de muitos que estão pipocando por aí, no dia de hoje sirva de lição a muitos plagiadores que existe pela blogsfera, e alerte a muitas pessoas que estão começando. Adorei sua postagem. Meus parabéns miguxa.... Bjocas

    ResponderExcluir
  9. Sandra, adorei sua "receita" para criar uma postagem. Teu texto está muito criativo e claro :-)

    ResponderExcluir
  10. Oi Sandrinha!! Seu texto está super bem escrito, passa o recado de forma clara e criativo! Espero que muitos blogs ainda possam aderir a causa que é mais do que nobre , assim que sabe um dia possamos ser respeitados pelo nosso trabalho!  Beijos! Tereza

    ResponderExcluir
  11. Amei teu post Sandrinha, posso plagiá-lo? É que tem tudo o que eu queria dizer...(estou brincando, não leves a mal).
    Eu já fui plagiada com a maior cara de pau, nem estava a acreditar no que via, enfim já passou.
    Um grande beijinho.

    Podes ver aqui se desejares:

    http://cozinhadaduxa.blogspot.com/search/label/Tesourinho%20Deprimente

    ResponderExcluir
  12. Oi Amiga,
    Adorei a receitinha de hj do caldeirão!
    Infelizmente tem gente que não tem caráter e copia mesmo, não dá credito pro dono e não ta nem ai pro trem...
    Vc já foi vitima de plagio?
    Boa semana pra vc.
    Bjim

    ResponderExcluir
  13. Queridas ainda dá tempo para fazer essa postagem coletida.

    DUXA minha querida, se quiser pode sim. Não sei se vc está brincando ou não, mas amiga, sinta-se à vontade se quiser.

    RENATA,concordo com vc e no caso, conheço pessoas que tiveram suas fotos inseridas em sites, na maior cara de pau e sem dar créditos. E no blog dessa nossa amiga, a Monalisa, "O Diário de receitas sem Lactose" tem um texto bem claro sobre não utilizar imagens e texto sem permissão.

    Dri, que eu saiba, não, ainda não fui vítima de plágio, mas conheço pessoas que sim, e o que eu puder fazer para impedir isso, vou fazer sempre.

    Meninas, estou tão feliz com a divulgação desse movimento. Beijos a todas!

    ResponderExcluir
  14. Sandra querida, o seu post ficou extremamente lindo e maravilhoso, amei de paixão! Você realmente conseguiu transmitir exatamente a nossa realidade. E vc ainda vem dizer que não é boa com texto hein??? rsrsrs Parabéns! Aplaudo e assino embaixo com todo o meu coração! Grande Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Hehehehe, adorei a forma como abordou o assunto, é isso mesmo, simples assim!
    Além do que como venho falando, respeito é bom e a gente gosta, né não?!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  16. Isso aí Rachelzinha, RESPEITO. Palavrinha simples e difícil de entender, infelizmente...

    Monalisa, não sou boa de texto,sou boa de papo...rsrs, verdade!

    queridas, obrigada pelos comentários, mais beijos!

    ResponderExcluir
  17. minha linda,espetácular!
    Como a gente se identifica com o seu texto?
    Tinha que ser seu, leve e suave!!!
    bjkinhas

    ResponderExcluir
  18. JÁ ESTOU NESTA AMIGA, COMO DIZ VC AINDA DA TEMPO!

    BEIJOS......

    ResponderExcluir
  19. Oi querida adorei o bom humor muito bem escrito ótima semana bjs

    ResponderExcluir
  20. Sandra que post super importante amiga! Adorei! Quero participar também... vou copiar o boton daqui, pois não consegui baixa-lo do blog do Túlio, o Macho Gourmet. Pode ser? Claro que se você não permitir, eu retiro tá!
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Oi Sandra! Obrigada por ter retornado tão rápido. Meu marido me deu uma ajudinha e agora consegui baixar a imagem!
    Mesmo assim vou dá uma passada lá no face tá!
    Muito obrigada e uma beijão,
    Queila

    p.s.: O cadastro lá naquele site é grátis!

    ResponderExcluir
  23. Sandra mais que perfeito o post! AMEI!!
    Beijos enormes!

    ResponderExcluir
  24. Oi Sandra, será que eu poderia divulgar essa campanha em um grupo do FB? se vc quiser me convide para esse grupo que vc participa, me ache no FB tricia paiva máximo

    obrigada

    bjssss!

    ResponderExcluir
  25. Sandra, adorei teu texto! Parece que você me descreveu em cada passo. Vou entrar nessa com vcs, afinal nada mais justo que dar autoria a quem tem direito. No meu blog uso poucas imagens da internet, imagens de receitas são sempre minhas, não gosto de publicar aquilo que não é meu. Já sofri plágio na faculdade com meu trabalho e é realmente desagradável. bjs

    ResponderExcluir
  26. Olá passei pelo seu blog, gostei e este post chamou-me a atenção, as pessoas não sabem o amor e o tempo que levamos a criar um post, não custa nada pedir e meter uma referência ao blog criador.
    No ano passado tive um pequeno problema com uma blogueira, na minha opinião não foi nada de mais mas a senhora ficou muito chateada e eu compreendi e retirei a imagem, isto pq ia fazer uma marmelada mas ainda não tinha os marmelos, então fui ao google buscar uma foto só de marmelos e já viu no que deu, nunca mais o fiz.
    Pouco tempo depois vejo uma foto de uma receita minha, com ingredientes que não tinham nada haver com a receita e reclamei, ao fim de uma semana lá meteram uma referencia ao meu blog no fundo da receita, não gostei muito mas lá me contentei e essa dita receita rola na net até hoje.
    Achei muita piada a forma brincalhona como chamou a atenção e por isso queria perguntar se posso publicar no meu blog, se poder dar a resposta no meu blog agradecia.
    Obrigado e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Selminho
      Agradeço seu comentário.
      Na realidade NÃO dou a permissão para usar o texto. O Google puni conteúdos duplicados.
      Como sugestão, já que estamos falando em autoria, por que você mesmo não faz um texto seu? Blog é uma experiência pessoal, seus leitores ficariam muito mais satisfeitos e confiantes em ouvir suas próprias ideias à respeito.
      Abraço
      Sandra

      Excluir
  27. A algus anos me. interessei muito pelo estudo do leite desde o materno ao atual acondicionado nas caixinhas da tetrapak .Quando as pessoas estao realmente interessadas em divulgar seus conhecimentos para uma coletividade visando o real aproveitamento de todos se realiza muito profissionalmente. O problema do plagio existe nao se pode negar e combate-lo tambem e necessario.

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de recomendar o blog da tetrapak

    ResponderExcluir
  29. Adorei a relacao de temperos e sentimentos

    ResponderExcluir
  30. Cada vez mais me encanto com o blog

    ResponderExcluir
  31. com este friozinho vamos testar as receitas do Caldeirao

    ResponderExcluir
  32. com este friozinho vamos testar as receitas do Caldeirao

    ResponderExcluir
  33. Boa noite aqui no meu País está a começar o inicio do Outono,gosto de fazer compotas geleias tudo o que possa fazer para o Inverno,espero que me ajude com uma boa receita de geleia ou compota de uva preta Obrigado.

    ResponderExcluir
  34. Uauuu!!!
    Amei seu post!!! Também faço campanha contra plágio!
    Assuntinho ácido, mas necessário.
    Adoro seu blog e já te sigo pelas redes.
    Seu blog está em minha lista de recomendados. Muito bom! Parabéns!
    Venha conhecer meu blog de cara nova.
    Bjs e obrigada

    https://cozinhapazeamor.blogspot.com.br/
    https://www.instagram.com/cozinhapazeamor/
    https://www.facebook.com/cozinhapazeamor/
    https://twitter.com/CozinhaPazAmor

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!