Não tinha ideia do que era essa farinha até ver tantas receitas nos blogs das nossas amigas d'Além Mar. Estava muito mais que apenas curiosa, sempre ficava imaginando qual gosto teria. Provei e aprovei, mas não consigo achar um sabor conhecido nosso com o qual possa fazer uma comparação, a alfarroba tem um aroma delicioso e o gosto, enfim, gosto dela mesma e até sutil se levarmos em conta sua tonalidade tão forte. E para completar é muito saudável.
A sugestão de hoje trouxe do blog da minha amiga e querida Betis, o inspiradíssimo "Atitude Zen", uma referência de como se alimentar de maneira saudável aliada ao bom paladar e caprichada apresentação dos pratos.
Tive que modificar a receita original pois ela pedia um doce de chila, uma espécie de abóbora que achei complicado preparar ou mesmo substituir pela comum (acho que é mais fácil encontar esse doce pronto em Portugal). Resolvi então utilizar coco ralado fresco e acho que o resultado ficou muito interessante e bem saboroso.
É a Tarte de Alfarroba portuguesa, mas com um tiquinho do sotaque brasileiro...
Torta de alfarroba e coco
adaptada DAQUI
Ingredientes
4 ovos
100 g de açúcar
50 g de manteiga amolecida
50 g de farinha de Alfarroba
50 g de farinha de trigo
60 g de aveia em flocos
60 g de amêndoas laminadas (usei Castanha do Pará)
100 g de coco ralado fresco (ou seco, se preferir)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (café) de canela em pó
1 limão galego (raspas da casca e suco)
1 colher (chá) de fermento químico
Preparo
Bata os ovos usando a batedeira até que fiquem claros. Junte o açúcar aos poucos e continue a bater até a mistura ficar bem fofa. Acrescente a manteiga, em seguida a alfarroba, a farinha de trigo, a canela e a essência de baunilha. Desligue a batedeira e adicione, mexendo à mão, a aveia, o coco, as raspas do limão e o seu suco. Coloque por último o fermento.
Unte e enfarinhe uma fôrma de 30 cm de diâmetro com aro removível. Leve para assar em fôrno preaquecido até, ao espetar um palito no meio da torta, este saia seco.
Espere esfriar e retire o aro. Polvilhe por cima açúcar de confeiteiro e raspas de limão.
Vivendo e aprendendo, quer dizer, passeando pelo seu blog e aprendendo... essa eu não conhecia!
ResponderExcluirQue delicia deve ter ficado!
ResponderExcluirBjs.
BOM DIA AMIGA!
ResponderExcluirFICOU UMA TORTA LINDA E SAUDÁVEL,IMAGINO O SABOR,HUMMMMMMMMM!
SIMPLESMENTE DELICIOSA COM ESTES INGREDIENTES!
TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!
BEIJOS,
ANDRÉA.......
Adorei amiga...ainda mais por estar atrás de uma receitinha com alfarroba para usar pela primeira vez o presente que me foi enviado além mar...rs!
ResponderExcluirQuando eu postar você verá!
Bjuss!!!
Oi Sandra!! Tenho muita vontade de experimentar a farinha de alfarroba, aqui no sul só encontro barrinhas, como as de chocolate. Tua torta deve ter ficado divina!!! Bjs, um ótimo final de semana.
ResponderExcluirSandra, eu tenho o que precisavas para a tua tarte amiga, doce de gila, é feito da tal abóbora cujo seu interior é branquinho e tem uns fios, fios esses que nostros hermanos Espanhois chamam-lhe cabelo de anjo:)))
ResponderExcluirImagino a tua tarte deliciosa, essa farinha misturada com a aveia, amêndoa e coco, é uma combinação vencedora.
Se tiveres curiosidade, dá uma espreitadela neste post :http://cozinhadaduxa.blogspot.com/2011/03/doce-de-abobora-gila.html.
Beijinhos amiga, bom fim de semana.
Hum,deve ser mesmo bom!
ResponderExcluirBeijinhos.
Olá, adoramos seu blog, beijos da equipe da Neka
ResponderExcluirSandra, fiquei ainda mais curiosa pela farinha. Acho que vou comprar da próxima vez. Já estava pensando em te perguntar qual era o sabor, pois pela cor sugere que tenha gosto de chocolate :S
ResponderExcluirMas adorei a combinação dos sabores na torta!
beijos, querida
Sandrinha minha amiga, essa torta deve ter ficado deliciosa, pois já tinha visto no blog da Duxita, o doce de gila, que parece ser de babar aquele doce, e a substituição que vc fez ficou perfeita, Coco! bem brasileiro... Qto a alfarroba, tenho curiosidade em experimentar, a Fabi ja tinha dito que gostou tbém. Gostei muito da sua receita. Linda torta...bjokas um ótimo final de semana
ResponderExcluirSandra que apetitoso esse bolo!!! Eu nunca provei a farinha de alfarroba, tenho uma curiosidade imensa! Todos que provam adoram, eu preciso criar vergonha na cara e comprar logo! rsrs Um lindo findi para vc! Grande Beijo! =D
ResponderExcluirSandra ficou lindo o sabor só pode ter ficado excelente vou procurar para esperimentar a farinha de alfarroba fiquei curiosa bjs querida!
ResponderExcluirAdorei! Super aprovado seu toque brasileiro :) Eu sou suspeita, pois adoro coco :)
ResponderExcluirUm beijão e bom final de semana,
Queila
Sandroca minha amiga muito querida, vc pode compartilhar tudo o que quiser nesse blog e no outro, a minha cozinha é sua, fique a vontade pra pegar o que quiser, vc pode!!! rsrsrs. Ganhar na Mega Sena???? kkkkkk Tento desde que nasci, mas desistir never!!!Mas hoje vc ta correndo muito San, já fez 2 bolos e cupcakes?? O menina esperta. Eu fiz uns biscotinhos de amendoim com cobertura de chocolate, e bolinhos de abóbora com carne seca pra estrear meu presente hehe. Amanha temos aquela parada. Certo, certo!! Que parada??? kkkkkkkkk
ResponderExcluirPor acaso vc ta falando daquela do anos 60,70??? hehe...bjokas minha flor...bom domingo
Adorei! Já tinha experimentado os bolinhos de alfarroba e coco, mas o teu bolo deixou-me com água na boca!!!
ResponderExcluirboa semana***
Ficou linda Sandra e com toda a certeza deliciosa,
ResponderExcluirbeijos e boa semana!!
Alguem tem a receita de Torta de Alfarroba humida? è muito, muito boa,mas não sei fazer...Se alguem puder ajudar, agradecia!
ResponderExcluirGosto imenso de alfarroba, a tua sugestão é maravilhosa!
ResponderExcluir